O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou a transferência de 13 líderes de facções criminosas do Amazonas para presídios federais nesta segunda-feira (24). Entre eles, está Lucirle Silva da Conceição, conhecido como “Urso Branco”, apontado como líder do Primeiro Comando da Capital (PCC) no Amazonas e responsável pelo massacre em unidade prisional de Manaus.
Além dele, o traficante Erik Leal Simões, conhecido como “CD”, um dos chefes do tráfico de drogas no bairro Coroado, Zona Leste da capital amazonense, também será transferido. CD cresceu após a prisão de José Roberto Fernandes, o “Zé Roberto da Compensa” e João Pinto Carioca, o “João Branco”.
Adriano de Souza, o “Thor”, comandava o tráfico no bairro Dom Pedro e Alvorada, Zona Centro-Oeste, e em 2018 confessou ter matado um agente de socialização.
Francinaldo dos Santos Silva, o “Cinta Larga”, agia em parceria com o também presidiário Allan César Castimário, conhecido como “Nanico”, que também cumpre pena em um presídio federal. Além dos citados, também seguem para outro estado José Eduardo de Abreu, o Deluk; e Alexandre Alves da Silva, o “Cagão”.