Um homem identificado como João Paulo morreu durante uma ação da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) na noite desta terça-feira (28), no bairro Vila da Prata, zona oeste de Manaus.
De acordo com o capitão Wilkens Diego, a equipe recebeu uma denúncia anônima sobre traficantes armados que estariam atuando em uma boca de fumo na área. Durante a incursão policial, o suspeito teria atirado contra os militares, que reagiram. João Paulo foi baleado, socorrido e encaminhado ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias, mas não resistiu aos ferimentos.
Ainda conforme a polícia, no local foram apreendidos uma arma de fogo, entorpecentes, balanças de precisão e dinheiro em espécie. Após o confronto, a ROCAM informou que houve uma tentativa de mobilização de moradores por integrantes de facção criminosa, mas a situação foi controlada. A corporação reforçou que as denúncias anônimas enviadas pelo WhatsApp (92) 9280-7574 são fundamentais para combater o tráfico e outras ações criminosas na capital.
Por outro lado, um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem que seria, supostamente, João Paulo, rendido e desarmado, sendo conduzido por policiais momentos antes de ser morto. Nas imagens, testemunhas alegam que ele não teria reagido à abordagem e que os disparos ocorreram dentro de uma residência.
O caso deve ser investigado para apurar as circunstâncias da morte e verificar se houve confronto legítimo ou possível execução durante a operação.


