Mais de 1,5 tonelada de carne vencida é apreendida em supermercado da zona Centro-Sul

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp
Os fiscais foram até o supermercado após receberem denúncias de um cliente que teria comprado carne com mau odor no estabelecimento.

A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) apreendeu, na tarde desta quarta-feira (10), mais de uma tonelada e meia de carne, em peças de quarto de boi, com a validade vencida, em um supermercado na zona Centro-Sul de Manaus. O estabelecimento foi autuado e irá responder a Processo Administrativo Sanitário pela infração.

A inspeção nos pontos de venda de carne e o frigorífico do estabelecimento foi provocada por denúncia feita à Ouvidoria do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O denunciante informou sobre a compra de uma peça desse tipo de carne, com mau odor, no supermercado. Em razão disso, os fiscais da Gerência de Vigilância de Produtos (GVPRO) foram ao local para averiguar.

Fiscalização

Na ação, os fiscais constataram que todas as peças de quarto de boi, tanto as colocadas à venda quanto as acondicionadas no frigorífico, estavam com a validade vencida, totalizando 1,6 tonelada do produto. Por essa ocorrência, foi lavrado um Auto de Infração e um Auto de Apreensão e Inutilização da carne, que foi doada para o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), por estar apta ao consumo dos animais no zoológico do local.

“Embora o alimento encontrado não apresentasse características evidentes de estar estragado, por já estar com a validade expirada nós fizemos a apreensão e o recolhimento das peças, para prevenir possíveis riscos à saúde dos consumidores”, explicou o fiscal de saúde Carlos Viana.

Agora o estabelecimento deverá apresentar defesa para explicar a oferta de carne vencida à população, e dependendo do resultado do processo administrativo, terá de pagar uma multa entre 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário atual é de R$ 114,61.

A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

Leia Também