O governo da China informou que irá adotar uma nova técnica para identificar pessoas com a covid-19. Na cidade de Pequim, o diagnóstico da doença começou a ser feito através de teste anal, um novo tipo de exame que permite a detecção do vírus de forma mais precisa. Um cotonete é inserido entre dois e três centímetros no ânus pra detectar a presença do vírus. As informações são da Forbes.
De acordo com os especialistas de saúde do país, a nova técnica foi baseada em pesquisas feitas pelos próprios chineses que mostraram que o vírus encontrado na região anal permanece mais tempo vivo que nas vias aéreas respiratórias. Depois que um caso assintomático foi descoberto em um das escolas da cidade de Pequim, mais de mil alunos e professores foram submetidos a nova técnica.
Li Tongzeng, vice-diretora do departamento de doenças respiratórias do Hospital You An, disse que os exames anal são mais precisos. “Usar swabs anais aumenta a chance de detectar a infecção”, disse em entrevista à CCTV.
A nova forma de diagnóstico da COVID-19 surge junto a outras medidas de prevenção da doença no país, que vem presenciando surtos em diferentes localidades. A China vem ainda fazendo lockdown em determinadas cidades e províncias, e colocando pessoas que estão desembarcando em aeroportos em períodos de quarentena.