Publicidade

Cena de autoritarismo: Vereador am3aça algemar e expulsa jornalista de plenário em Itacoatiara; veja

Facebook
Twitter
WhatsApp

Um ato de claro desrespeito à imprensa marcou a sessão do plenário da Câmara Municipal de Itacoatiara na noite desta terça-feira (14). O vereador Igor Magalhães protagonizou um episódio de tensão ao ordenar a retirada do jornalista Melk Santos, do Portal Online Multimídia, sob a ameaça explícita de ser algemado caso desobedecesse.

ADVERTISEMENT

O conflito eclodiu durante a sessão que votava pela manutenção do mandato do vereador Jucinei Freire da Silva, o Ney Nobre (MDB), condenado pela Justiça Federal do Amazonas a mais de dez anos de prisão por fraudes em financiamentos rurais do BASA, via Pronaf. O parlamentar, no entanto, permanecerá em liberdade para recorrer da decisão e houve questionamentos e críticas.

No calor da discussão, Igor Magalhães dirigiu críticas aos veículos de comunicação, generalizando, e declarando: “Eu peço para as pessoas que estão assistindo que não acreditem em tudo que se passa em portais, live. Quer saber como anda o procedimento? Que venha a esta Casa, que assista. Hoje qualquer um abre um portal e dá como verdade”.

A fala provocou uma reação imediata do repórter Melk Santos, que tentou se manifestar. O jornalista foi imediatamente interrompido e advertido a se retirar. Foi quando o parlamentar elevou o tom e proferiu a ameaça: “Eu peço que você se retire, senão será algemado”. Constrangido, o profissional deixou o local.

Melk Santos explicou que sua reação se deveu ao ataque do vereador contra a imprensa. “Quando ele citou portais eu me levantei e pedi a palavra. Foi quando presidente disse ou você fica calado ou sai da Câmara. Foi quando o Iguinho falou que quem manda na Câmara são os vereadores e eu disse que quem manda é o povo. Se vocês como parlamentares não sabem ser cobrados peçam para sair”, declarou o repórter revoltado.

O profissional também expressou seu sentimento de humilhação com o tratamento recebido. “Quer dizer que a gente só serve em época de eleição, quando eles precisam da imprensa para divulgar o trabalho deles? Quando é para cobrar transparência, somos atacados?”, desabafou.

O caso foi recebido com indignação por comunicadores locais, que enxergam na atitude do vereador uma tentativa de censura. Na noite desta terça-feira, vários representantes de sites de Itacoatiara se reuniram e repudiaram o ocorrido.

Leia Também

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights