Publicidade

\n
\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n
\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n
\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n
\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n
\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n
\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n
\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013<\/strong> Na quarta-feira (20), o Amazonas recebeu cinco usinas independentes para a produ\u00e7\u00e3o de oxig\u00eanio l\u00edquido, doadas pelo Hospital S\u00edrio-Liban\u00eas, de S\u00e3o Paulo. Elas ser\u00e3o encaminhadas para os munic\u00edpios de Tef\u00e9, Eirunep\u00e9, L\u00e1brea, Tabatinga e Carauari. Al\u00e9m de uma requisi\u00e7\u00e3o do MS que ser\u00e1 encaminhada para Manacapuru.<\/p>\n\n\n\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n
\"\"
Foto: Arthur Castro<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013<\/strong> Na quarta-feira (20), o Amazonas recebeu cinco usinas independentes para a produ\u00e7\u00e3o de oxig\u00eanio l\u00edquido, doadas pelo Hospital S\u00edrio-Liban\u00eas, de S\u00e3o Paulo. Elas ser\u00e3o encaminhadas para os munic\u00edpios de Tef\u00e9, Eirunep\u00e9, L\u00e1brea, Tabatinga e Carauari. Al\u00e9m de uma requisi\u00e7\u00e3o do MS que ser\u00e1 encaminhada para Manacapuru.<\/p>\n\n\n\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

No HUFM, a usina que ser\u00e1 instalada ter\u00e1 capacidade de produ\u00e7\u00e3o de 17 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora e ser\u00e1 capaz de atender 35 leitos cl\u00ednicos, ou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A usina do HPS Jo\u00e3o L\u00facio vai atender cerca de 45 leitos cl\u00ednicos. Quando todas as sete usinas estiverem instaladas, cerca de 200 leitos cl\u00ednicos ser\u00e3o atendidos, ou 120 UTIs.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castro<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013<\/strong> Na quarta-feira (20), o Amazonas recebeu cinco usinas independentes para a produ\u00e7\u00e3o de oxig\u00eanio l\u00edquido, doadas pelo Hospital S\u00edrio-Liban\u00eas, de S\u00e3o Paulo. Elas ser\u00e3o encaminhadas para os munic\u00edpios de Tef\u00e9, Eirunep\u00e9, L\u00e1brea, Tabatinga e Carauari. Al\u00e9m de uma requisi\u00e7\u00e3o do MS que ser\u00e1 encaminhada para Manacapuru.<\/p>\n\n\n\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

As duas usinas instaladas no Delphina Aziz v\u00e3o atender a enfermaria de campanha montada pelo Ex\u00e9rcito na \u00e1rea externa da unidade. Juntas, as usinas t\u00eam capacidade de produzir 26 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora.<\/p>\n\n\n\n

No HUFM, a usina que ser\u00e1 instalada ter\u00e1 capacidade de produ\u00e7\u00e3o de 17 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora e ser\u00e1 capaz de atender 35 leitos cl\u00ednicos, ou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A usina do HPS Jo\u00e3o L\u00facio vai atender cerca de 45 leitos cl\u00ednicos. Quando todas as sete usinas estiverem instaladas, cerca de 200 leitos cl\u00ednicos ser\u00e3o atendidos, ou 120 UTIs.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castro<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013<\/strong> Na quarta-feira (20), o Amazonas recebeu cinco usinas independentes para a produ\u00e7\u00e3o de oxig\u00eanio l\u00edquido, doadas pelo Hospital S\u00edrio-Liban\u00eas, de S\u00e3o Paulo. Elas ser\u00e3o encaminhadas para os munic\u00edpios de Tef\u00e9, Eirunep\u00e9, L\u00e1brea, Tabatinga e Carauari. Al\u00e9m de uma requisi\u00e7\u00e3o do MS que ser\u00e1 encaminhada para Manacapuru.<\/p>\n\n\n\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Usinas de oxig\u00eanio \u2013<\/strong> O Hospital Delphina Aziz recebeu nesta quinta-feira (21\/01) a instala\u00e7\u00e3o de duas usinas independentes, das sete que foram doadas pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. Ser\u00e1 instalada tamb\u00e9m uma usina no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Jo\u00e3o L\u00facio e uma no Hospital Universit\u00e1rio Francisca Mendes (HUFM). A estimativa \u00e9 de que na pr\u00f3xima semana todas estejam em funcionamento.<\/p>\n\n\n\n

As duas usinas instaladas no Delphina Aziz v\u00e3o atender a enfermaria de campanha montada pelo Ex\u00e9rcito na \u00e1rea externa da unidade. Juntas, as usinas t\u00eam capacidade de produzir 26 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora.<\/p>\n\n\n\n

No HUFM, a usina que ser\u00e1 instalada ter\u00e1 capacidade de produ\u00e7\u00e3o de 17 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora e ser\u00e1 capaz de atender 35 leitos cl\u00ednicos, ou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A usina do HPS Jo\u00e3o L\u00facio vai atender cerca de 45 leitos cl\u00ednicos. Quando todas as sete usinas estiverem instaladas, cerca de 200 leitos cl\u00ednicos ser\u00e3o atendidos, ou 120 UTIs.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castro<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013<\/strong> Na quarta-feira (20), o Amazonas recebeu cinco usinas independentes para a produ\u00e7\u00e3o de oxig\u00eanio l\u00edquido, doadas pelo Hospital S\u00edrio-Liban\u00eas, de S\u00e3o Paulo. Elas ser\u00e3o encaminhadas para os munic\u00edpios de Tef\u00e9, Eirunep\u00e9, L\u00e1brea, Tabatinga e Carauari. Al\u00e9m de uma requisi\u00e7\u00e3o do MS que ser\u00e1 encaminhada para Manacapuru.<\/p>\n\n\n\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

A usina entrou em produ\u00e7\u00e3o ao final da tarde do mesmo dia, quando os t\u00e9cnicos da White Martins e a equipe de infraestrutura do HUGV finalizaram o per\u00edodo de instala\u00e7\u00e3o e teste do equipamento.<\/p>\n\n\n\n

Usinas de oxig\u00eanio \u2013<\/strong> O Hospital Delphina Aziz recebeu nesta quinta-feira (21\/01) a instala\u00e7\u00e3o de duas usinas independentes, das sete que foram doadas pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. Ser\u00e1 instalada tamb\u00e9m uma usina no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Jo\u00e3o L\u00facio e uma no Hospital Universit\u00e1rio Francisca Mendes (HUFM). A estimativa \u00e9 de que na pr\u00f3xima semana todas estejam em funcionamento.<\/p>\n\n\n\n

As duas usinas instaladas no Delphina Aziz v\u00e3o atender a enfermaria de campanha montada pelo Ex\u00e9rcito na \u00e1rea externa da unidade. Juntas, as usinas t\u00eam capacidade de produzir 26 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora.<\/p>\n\n\n\n

No HUFM, a usina que ser\u00e1 instalada ter\u00e1 capacidade de produ\u00e7\u00e3o de 17 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora e ser\u00e1 capaz de atender 35 leitos cl\u00ednicos, ou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A usina do HPS Jo\u00e3o L\u00facio vai atender cerca de 45 leitos cl\u00ednicos. Quando todas as sete usinas estiverem instaladas, cerca de 200 leitos cl\u00ednicos ser\u00e3o atendidos, ou 120 UTIs.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castro<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013<\/strong> Na quarta-feira (20), o Amazonas recebeu cinco usinas independentes para a produ\u00e7\u00e3o de oxig\u00eanio l\u00edquido, doadas pelo Hospital S\u00edrio-Liban\u00eas, de S\u00e3o Paulo. Elas ser\u00e3o encaminhadas para os munic\u00edpios de Tef\u00e9, Eirunep\u00e9, L\u00e1brea, Tabatinga e Carauari. Al\u00e9m de uma requisi\u00e7\u00e3o do MS que ser\u00e1 encaminhada para Manacapuru.<\/p>\n\n\n\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n
\"\"
Foto: Arthur Castr<\/em>o<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A usina entrou em produ\u00e7\u00e3o ao final da tarde do mesmo dia, quando os t\u00e9cnicos da White Martins e a equipe de infraestrutura do HUGV finalizaram o per\u00edodo de instala\u00e7\u00e3o e teste do equipamento.<\/p>\n\n\n\n

Usinas de oxig\u00eanio \u2013<\/strong> O Hospital Delphina Aziz recebeu nesta quinta-feira (21\/01) a instala\u00e7\u00e3o de duas usinas independentes, das sete que foram doadas pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. Ser\u00e1 instalada tamb\u00e9m uma usina no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Jo\u00e3o L\u00facio e uma no Hospital Universit\u00e1rio Francisca Mendes (HUFM). A estimativa \u00e9 de que na pr\u00f3xima semana todas estejam em funcionamento.<\/p>\n\n\n\n

As duas usinas instaladas no Delphina Aziz v\u00e3o atender a enfermaria de campanha montada pelo Ex\u00e9rcito na \u00e1rea externa da unidade. Juntas, as usinas t\u00eam capacidade de produzir 26 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora.<\/p>\n\n\n\n

No HUFM, a usina que ser\u00e1 instalada ter\u00e1 capacidade de produ\u00e7\u00e3o de 17 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora e ser\u00e1 capaz de atender 35 leitos cl\u00ednicos, ou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A usina do HPS Jo\u00e3o L\u00facio vai atender cerca de 45 leitos cl\u00ednicos. Quando todas as sete usinas estiverem instaladas, cerca de 200 leitos cl\u00ednicos ser\u00e3o atendidos, ou 120 UTIs.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castro<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013<\/strong> Na quarta-feira (20), o Amazonas recebeu cinco usinas independentes para a produ\u00e7\u00e3o de oxig\u00eanio l\u00edquido, doadas pelo Hospital S\u00edrio-Liban\u00eas, de S\u00e3o Paulo. Elas ser\u00e3o encaminhadas para os munic\u00edpios de Tef\u00e9, Eirunep\u00e9, L\u00e1brea, Tabatinga e Carauari. Al\u00e9m de uma requisi\u00e7\u00e3o do MS que ser\u00e1 encaminhada para Manacapuru.<\/p>\n\n\n\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

A usina produz at\u00e9 30m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora. A instala\u00e7\u00e3o da estrutura ocorreu ap\u00f3s negocia\u00e7\u00f5es entre a gest\u00e3o do hospital, a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh) e a White Martins. Segundo a Ebserh, o insumo deve atender a demanda atual do HUGV no atendimento aos pacientes com Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castr<\/em>o<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A usina entrou em produ\u00e7\u00e3o ao final da tarde do mesmo dia, quando os t\u00e9cnicos da White Martins e a equipe de infraestrutura do HUGV finalizaram o per\u00edodo de instala\u00e7\u00e3o e teste do equipamento.<\/p>\n\n\n\n

Usinas de oxig\u00eanio \u2013<\/strong> O Hospital Delphina Aziz recebeu nesta quinta-feira (21\/01) a instala\u00e7\u00e3o de duas usinas independentes, das sete que foram doadas pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. Ser\u00e1 instalada tamb\u00e9m uma usina no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Jo\u00e3o L\u00facio e uma no Hospital Universit\u00e1rio Francisca Mendes (HUFM). A estimativa \u00e9 de que na pr\u00f3xima semana todas estejam em funcionamento.<\/p>\n\n\n\n

As duas usinas instaladas no Delphina Aziz v\u00e3o atender a enfermaria de campanha montada pelo Ex\u00e9rcito na \u00e1rea externa da unidade. Juntas, as usinas t\u00eam capacidade de produzir 26 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora.<\/p>\n\n\n\n

No HUFM, a usina que ser\u00e1 instalada ter\u00e1 capacidade de produ\u00e7\u00e3o de 17 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora e ser\u00e1 capaz de atender 35 leitos cl\u00ednicos, ou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A usina do HPS Jo\u00e3o L\u00facio vai atender cerca de 45 leitos cl\u00ednicos. Quando todas as sete usinas estiverem instaladas, cerca de 200 leitos cl\u00ednicos ser\u00e3o atendidos, ou 120 UTIs.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castro<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013<\/strong> Na quarta-feira (20), o Amazonas recebeu cinco usinas independentes para a produ\u00e7\u00e3o de oxig\u00eanio l\u00edquido, doadas pelo Hospital S\u00edrio-Liban\u00eas, de S\u00e3o Paulo. Elas ser\u00e3o encaminhadas para os munic\u00edpios de Tef\u00e9, Eirunep\u00e9, L\u00e1brea, Tabatinga e Carauari. Al\u00e9m de uma requisi\u00e7\u00e3o do MS que ser\u00e1 encaminhada para Manacapuru.<\/p>\n\n\n\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Manaus - AM|<\/strong> Uma usina geradora de oxig\u00eanio foi instalada no Hospital Universit\u00e1rio Get\u00falio Vargas (HUGV), na \u00faltima quarta-feira (20). Atualmente, a unidade hospitalar conta com 60 leitos cl\u00ednicos espec\u00edficos para pacientes com Covid-19, a\u00e7\u00e3o articulada pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade e Governo do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

A usina produz at\u00e9 30m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora. A instala\u00e7\u00e3o da estrutura ocorreu ap\u00f3s negocia\u00e7\u00f5es entre a gest\u00e3o do hospital, a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh) e a White Martins. Segundo a Ebserh, o insumo deve atender a demanda atual do HUGV no atendimento aos pacientes com Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castr<\/em>o<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A usina entrou em produ\u00e7\u00e3o ao final da tarde do mesmo dia, quando os t\u00e9cnicos da White Martins e a equipe de infraestrutura do HUGV finalizaram o per\u00edodo de instala\u00e7\u00e3o e teste do equipamento.<\/p>\n\n\n\n

Usinas de oxig\u00eanio \u2013<\/strong> O Hospital Delphina Aziz recebeu nesta quinta-feira (21\/01) a instala\u00e7\u00e3o de duas usinas independentes, das sete que foram doadas pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. Ser\u00e1 instalada tamb\u00e9m uma usina no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Jo\u00e3o L\u00facio e uma no Hospital Universit\u00e1rio Francisca Mendes (HUFM). A estimativa \u00e9 de que na pr\u00f3xima semana todas estejam em funcionamento.<\/p>\n\n\n\n

As duas usinas instaladas no Delphina Aziz v\u00e3o atender a enfermaria de campanha montada pelo Ex\u00e9rcito na \u00e1rea externa da unidade. Juntas, as usinas t\u00eam capacidade de produzir 26 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora.<\/p>\n\n\n\n

No HUFM, a usina que ser\u00e1 instalada ter\u00e1 capacidade de produ\u00e7\u00e3o de 17 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora e ser\u00e1 capaz de atender 35 leitos cl\u00ednicos, ou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A usina do HPS Jo\u00e3o L\u00facio vai atender cerca de 45 leitos cl\u00ednicos. Quando todas as sete usinas estiverem instaladas, cerca de 200 leitos cl\u00ednicos ser\u00e3o atendidos, ou 120 UTIs.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castro<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013<\/strong> Na quarta-feira (20), o Amazonas recebeu cinco usinas independentes para a produ\u00e7\u00e3o de oxig\u00eanio l\u00edquido, doadas pelo Hospital S\u00edrio-Liban\u00eas, de S\u00e3o Paulo. Elas ser\u00e3o encaminhadas para os munic\u00edpios de Tef\u00e9, Eirunep\u00e9, L\u00e1brea, Tabatinga e Carauari. Al\u00e9m de uma requisi\u00e7\u00e3o do MS que ser\u00e1 encaminhada para Manacapuru.<\/p>\n\n\n\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

A lista de insumos que podem ser doados para a Central pode ser baixada no site da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (http:\/\/www.saude.am.gov.br\/painel\/doacovid.php).<\/p>\n","post_title":"Cema recebe doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento para unidades de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-doacao-de-5-mil-luvas-de-procedimento-para-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 18:00:18","post_modified_gmt":"2021-01-22 22:00:18","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2075","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2046,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 08:55:44","post_date_gmt":"2021-01-22 12:55:44","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Uma usina geradora de oxig\u00eanio foi instalada no Hospital Universit\u00e1rio Get\u00falio Vargas (HUGV), na \u00faltima quarta-feira (20). Atualmente, a unidade hospitalar conta com 60 leitos cl\u00ednicos espec\u00edficos para pacientes com Covid-19, a\u00e7\u00e3o articulada pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade e Governo do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

A usina produz at\u00e9 30m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora. A instala\u00e7\u00e3o da estrutura ocorreu ap\u00f3s negocia\u00e7\u00f5es entre a gest\u00e3o do hospital, a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh) e a White Martins. Segundo a Ebserh, o insumo deve atender a demanda atual do HUGV no atendimento aos pacientes com Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castr<\/em>o<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A usina entrou em produ\u00e7\u00e3o ao final da tarde do mesmo dia, quando os t\u00e9cnicos da White Martins e a equipe de infraestrutura do HUGV finalizaram o per\u00edodo de instala\u00e7\u00e3o e teste do equipamento.<\/p>\n\n\n\n

Usinas de oxig\u00eanio \u2013<\/strong> O Hospital Delphina Aziz recebeu nesta quinta-feira (21\/01) a instala\u00e7\u00e3o de duas usinas independentes, das sete que foram doadas pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. Ser\u00e1 instalada tamb\u00e9m uma usina no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Jo\u00e3o L\u00facio e uma no Hospital Universit\u00e1rio Francisca Mendes (HUFM). A estimativa \u00e9 de que na pr\u00f3xima semana todas estejam em funcionamento.<\/p>\n\n\n\n

As duas usinas instaladas no Delphina Aziz v\u00e3o atender a enfermaria de campanha montada pelo Ex\u00e9rcito na \u00e1rea externa da unidade. Juntas, as usinas t\u00eam capacidade de produzir 26 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora.<\/p>\n\n\n\n

No HUFM, a usina que ser\u00e1 instalada ter\u00e1 capacidade de produ\u00e7\u00e3o de 17 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora e ser\u00e1 capaz de atender 35 leitos cl\u00ednicos, ou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A usina do HPS Jo\u00e3o L\u00facio vai atender cerca de 45 leitos cl\u00ednicos. Quando todas as sete usinas estiverem instaladas, cerca de 200 leitos cl\u00ednicos ser\u00e3o atendidos, ou 120 UTIs.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castro<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013<\/strong> Na quarta-feira (20), o Amazonas recebeu cinco usinas independentes para a produ\u00e7\u00e3o de oxig\u00eanio l\u00edquido, doadas pelo Hospital S\u00edrio-Liban\u00eas, de S\u00e3o Paulo. Elas ser\u00e3o encaminhadas para os munic\u00edpios de Tef\u00e9, Eirunep\u00e9, L\u00e1brea, Tabatinga e Carauari. Al\u00e9m de uma requisi\u00e7\u00e3o do MS que ser\u00e1 encaminhada para Manacapuru.<\/p>\n\n\n\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Para fazer doa\u00e7\u00f5es de medicamentos, EPIs, Produtos Para a Sa\u00fade (PPS) e outros insumos hospitalares, a Cema disponibilizou quatro canais de contato: (92) 98404-1860, 98126-5746, 99213-5586 ou pelo e-mail gerencialogisticacema@saude.am.gov.br. \u00c9 necess\u00e1rio fazer o agendamento da entrega previamente, para evitar aglomera\u00e7\u00f5es e garantir a prioridade de abastecimento dos insumos nas unidades.<\/p>\n\n\n\n

A lista de insumos que podem ser doados para a Central pode ser baixada no site da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (http:\/\/www.saude.am.gov.br\/painel\/doacovid.php).<\/p>\n","post_title":"Cema recebe doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento para unidades de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-doacao-de-5-mil-luvas-de-procedimento-para-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 18:00:18","post_modified_gmt":"2021-01-22 22:00:18","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2075","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2046,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 08:55:44","post_date_gmt":"2021-01-22 12:55:44","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Uma usina geradora de oxig\u00eanio foi instalada no Hospital Universit\u00e1rio Get\u00falio Vargas (HUGV), na \u00faltima quarta-feira (20). Atualmente, a unidade hospitalar conta com 60 leitos cl\u00ednicos espec\u00edficos para pacientes com Covid-19, a\u00e7\u00e3o articulada pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade e Governo do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

A usina produz at\u00e9 30m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora. A instala\u00e7\u00e3o da estrutura ocorreu ap\u00f3s negocia\u00e7\u00f5es entre a gest\u00e3o do hospital, a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh) e a White Martins. Segundo a Ebserh, o insumo deve atender a demanda atual do HUGV no atendimento aos pacientes com Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castr<\/em>o<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A usina entrou em produ\u00e7\u00e3o ao final da tarde do mesmo dia, quando os t\u00e9cnicos da White Martins e a equipe de infraestrutura do HUGV finalizaram o per\u00edodo de instala\u00e7\u00e3o e teste do equipamento.<\/p>\n\n\n\n

Usinas de oxig\u00eanio \u2013<\/strong> O Hospital Delphina Aziz recebeu nesta quinta-feira (21\/01) a instala\u00e7\u00e3o de duas usinas independentes, das sete que foram doadas pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. Ser\u00e1 instalada tamb\u00e9m uma usina no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Jo\u00e3o L\u00facio e uma no Hospital Universit\u00e1rio Francisca Mendes (HUFM). A estimativa \u00e9 de que na pr\u00f3xima semana todas estejam em funcionamento.<\/p>\n\n\n\n

As duas usinas instaladas no Delphina Aziz v\u00e3o atender a enfermaria de campanha montada pelo Ex\u00e9rcito na \u00e1rea externa da unidade. Juntas, as usinas t\u00eam capacidade de produzir 26 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora.<\/p>\n\n\n\n

No HUFM, a usina que ser\u00e1 instalada ter\u00e1 capacidade de produ\u00e7\u00e3o de 17 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora e ser\u00e1 capaz de atender 35 leitos cl\u00ednicos, ou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A usina do HPS Jo\u00e3o L\u00facio vai atender cerca de 45 leitos cl\u00ednicos. Quando todas as sete usinas estiverem instaladas, cerca de 200 leitos cl\u00ednicos ser\u00e3o atendidos, ou 120 UTIs.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castro<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013<\/strong> Na quarta-feira (20), o Amazonas recebeu cinco usinas independentes para a produ\u00e7\u00e3o de oxig\u00eanio l\u00edquido, doadas pelo Hospital S\u00edrio-Liban\u00eas, de S\u00e3o Paulo. Elas ser\u00e3o encaminhadas para os munic\u00edpios de Tef\u00e9, Eirunep\u00e9, L\u00e1brea, Tabatinga e Carauari. Al\u00e9m de uma requisi\u00e7\u00e3o do MS que ser\u00e1 encaminhada para Manacapuru.<\/p>\n\n\n\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013 Ap\u00f3s a mobiliza\u00e7\u00e3o volunt\u00e1ria de institui\u00e7\u00f5es privadas e da sociedade civil, a Cema est\u00e1 funcionando como ponto de entrega e distribui\u00e7\u00e3o de doa\u00e7\u00f5es para as unidades de Sa\u00fade na capital e no interior do estado.<\/p>\n\n\n\n

Para fazer doa\u00e7\u00f5es de medicamentos, EPIs, Produtos Para a Sa\u00fade (PPS) e outros insumos hospitalares, a Cema disponibilizou quatro canais de contato: (92) 98404-1860, 98126-5746, 99213-5586 ou pelo e-mail gerencialogisticacema@saude.am.gov.br. \u00c9 necess\u00e1rio fazer o agendamento da entrega previamente, para evitar aglomera\u00e7\u00f5es e garantir a prioridade de abastecimento dos insumos nas unidades.<\/p>\n\n\n\n

A lista de insumos que podem ser doados para a Central pode ser baixada no site da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (http:\/\/www.saude.am.gov.br\/painel\/doacovid.php).<\/p>\n","post_title":"Cema recebe doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento para unidades de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-doacao-de-5-mil-luvas-de-procedimento-para-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 18:00:18","post_modified_gmt":"2021-01-22 22:00:18","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2075","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2046,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 08:55:44","post_date_gmt":"2021-01-22 12:55:44","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Uma usina geradora de oxig\u00eanio foi instalada no Hospital Universit\u00e1rio Get\u00falio Vargas (HUGV), na \u00faltima quarta-feira (20). Atualmente, a unidade hospitalar conta com 60 leitos cl\u00ednicos espec\u00edficos para pacientes com Covid-19, a\u00e7\u00e3o articulada pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade e Governo do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

A usina produz at\u00e9 30m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora. A instala\u00e7\u00e3o da estrutura ocorreu ap\u00f3s negocia\u00e7\u00f5es entre a gest\u00e3o do hospital, a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh) e a White Martins. Segundo a Ebserh, o insumo deve atender a demanda atual do HUGV no atendimento aos pacientes com Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castr<\/em>o<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A usina entrou em produ\u00e7\u00e3o ao final da tarde do mesmo dia, quando os t\u00e9cnicos da White Martins e a equipe de infraestrutura do HUGV finalizaram o per\u00edodo de instala\u00e7\u00e3o e teste do equipamento.<\/p>\n\n\n\n

Usinas de oxig\u00eanio \u2013<\/strong> O Hospital Delphina Aziz recebeu nesta quinta-feira (21\/01) a instala\u00e7\u00e3o de duas usinas independentes, das sete que foram doadas pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. Ser\u00e1 instalada tamb\u00e9m uma usina no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Jo\u00e3o L\u00facio e uma no Hospital Universit\u00e1rio Francisca Mendes (HUFM). A estimativa \u00e9 de que na pr\u00f3xima semana todas estejam em funcionamento.<\/p>\n\n\n\n

As duas usinas instaladas no Delphina Aziz v\u00e3o atender a enfermaria de campanha montada pelo Ex\u00e9rcito na \u00e1rea externa da unidade. Juntas, as usinas t\u00eam capacidade de produzir 26 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora.<\/p>\n\n\n\n

No HUFM, a usina que ser\u00e1 instalada ter\u00e1 capacidade de produ\u00e7\u00e3o de 17 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora e ser\u00e1 capaz de atender 35 leitos cl\u00ednicos, ou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A usina do HPS Jo\u00e3o L\u00facio vai atender cerca de 45 leitos cl\u00ednicos. Quando todas as sete usinas estiverem instaladas, cerca de 200 leitos cl\u00ednicos ser\u00e3o atendidos, ou 120 UTIs.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castro<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013<\/strong> Na quarta-feira (20), o Amazonas recebeu cinco usinas independentes para a produ\u00e7\u00e3o de oxig\u00eanio l\u00edquido, doadas pelo Hospital S\u00edrio-Liban\u00eas, de S\u00e3o Paulo. Elas ser\u00e3o encaminhadas para os munic\u00edpios de Tef\u00e9, Eirunep\u00e9, L\u00e1brea, Tabatinga e Carauari. Al\u00e9m de uma requisi\u00e7\u00e3o do MS que ser\u00e1 encaminhada para Manacapuru.<\/p>\n\n\n\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Ainda na quinta (21\/01), a Central tamb\u00e9m recebeu doa\u00e7\u00f5es da Nestl\u00e9 Brasil. A empresa enviou 2.208 itens para nutri\u00e7\u00e3o de pacientes intubados acometidos pela Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013 Ap\u00f3s a mobiliza\u00e7\u00e3o volunt\u00e1ria de institui\u00e7\u00f5es privadas e da sociedade civil, a Cema est\u00e1 funcionando como ponto de entrega e distribui\u00e7\u00e3o de doa\u00e7\u00f5es para as unidades de Sa\u00fade na capital e no interior do estado.<\/p>\n\n\n\n

Para fazer doa\u00e7\u00f5es de medicamentos, EPIs, Produtos Para a Sa\u00fade (PPS) e outros insumos hospitalares, a Cema disponibilizou quatro canais de contato: (92) 98404-1860, 98126-5746, 99213-5586 ou pelo e-mail gerencialogisticacema@saude.am.gov.br. \u00c9 necess\u00e1rio fazer o agendamento da entrega previamente, para evitar aglomera\u00e7\u00f5es e garantir a prioridade de abastecimento dos insumos nas unidades.<\/p>\n\n\n\n

A lista de insumos que podem ser doados para a Central pode ser baixada no site da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (http:\/\/www.saude.am.gov.br\/painel\/doacovid.php).<\/p>\n","post_title":"Cema recebe doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento para unidades de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-doacao-de-5-mil-luvas-de-procedimento-para-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 18:00:18","post_modified_gmt":"2021-01-22 22:00:18","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2075","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2046,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 08:55:44","post_date_gmt":"2021-01-22 12:55:44","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Uma usina geradora de oxig\u00eanio foi instalada no Hospital Universit\u00e1rio Get\u00falio Vargas (HUGV), na \u00faltima quarta-feira (20). Atualmente, a unidade hospitalar conta com 60 leitos cl\u00ednicos espec\u00edficos para pacientes com Covid-19, a\u00e7\u00e3o articulada pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade e Governo do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

A usina produz at\u00e9 30m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora. A instala\u00e7\u00e3o da estrutura ocorreu ap\u00f3s negocia\u00e7\u00f5es entre a gest\u00e3o do hospital, a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh) e a White Martins. Segundo a Ebserh, o insumo deve atender a demanda atual do HUGV no atendimento aos pacientes com Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castr<\/em>o<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A usina entrou em produ\u00e7\u00e3o ao final da tarde do mesmo dia, quando os t\u00e9cnicos da White Martins e a equipe de infraestrutura do HUGV finalizaram o per\u00edodo de instala\u00e7\u00e3o e teste do equipamento.<\/p>\n\n\n\n

Usinas de oxig\u00eanio \u2013<\/strong> O Hospital Delphina Aziz recebeu nesta quinta-feira (21\/01) a instala\u00e7\u00e3o de duas usinas independentes, das sete que foram doadas pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. Ser\u00e1 instalada tamb\u00e9m uma usina no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Jo\u00e3o L\u00facio e uma no Hospital Universit\u00e1rio Francisca Mendes (HUFM). A estimativa \u00e9 de que na pr\u00f3xima semana todas estejam em funcionamento.<\/p>\n\n\n\n

As duas usinas instaladas no Delphina Aziz v\u00e3o atender a enfermaria de campanha montada pelo Ex\u00e9rcito na \u00e1rea externa da unidade. Juntas, as usinas t\u00eam capacidade de produzir 26 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora.<\/p>\n\n\n\n

No HUFM, a usina que ser\u00e1 instalada ter\u00e1 capacidade de produ\u00e7\u00e3o de 17 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora e ser\u00e1 capaz de atender 35 leitos cl\u00ednicos, ou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A usina do HPS Jo\u00e3o L\u00facio vai atender cerca de 45 leitos cl\u00ednicos. Quando todas as sete usinas estiverem instaladas, cerca de 200 leitos cl\u00ednicos ser\u00e3o atendidos, ou 120 UTIs.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castro<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013<\/strong> Na quarta-feira (20), o Amazonas recebeu cinco usinas independentes para a produ\u00e7\u00e3o de oxig\u00eanio l\u00edquido, doadas pelo Hospital S\u00edrio-Liban\u00eas, de S\u00e3o Paulo. Elas ser\u00e3o encaminhadas para os munic\u00edpios de Tef\u00e9, Eirunep\u00e9, L\u00e1brea, Tabatinga e Carauari. Al\u00e9m de uma requisi\u00e7\u00e3o do MS que ser\u00e1 encaminhada para Manacapuru.<\/p>\n\n\n\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n
\"\"
Foto: Divulga\u00e7\u00e3o\/SES-AM<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Ainda na quinta (21\/01), a Central tamb\u00e9m recebeu doa\u00e7\u00f5es da Nestl\u00e9 Brasil. A empresa enviou 2.208 itens para nutri\u00e7\u00e3o de pacientes intubados acometidos pela Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013 Ap\u00f3s a mobiliza\u00e7\u00e3o volunt\u00e1ria de institui\u00e7\u00f5es privadas e da sociedade civil, a Cema est\u00e1 funcionando como ponto de entrega e distribui\u00e7\u00e3o de doa\u00e7\u00f5es para as unidades de Sa\u00fade na capital e no interior do estado.<\/p>\n\n\n\n

Para fazer doa\u00e7\u00f5es de medicamentos, EPIs, Produtos Para a Sa\u00fade (PPS) e outros insumos hospitalares, a Cema disponibilizou quatro canais de contato: (92) 98404-1860, 98126-5746, 99213-5586 ou pelo e-mail gerencialogisticacema@saude.am.gov.br. \u00c9 necess\u00e1rio fazer o agendamento da entrega previamente, para evitar aglomera\u00e7\u00f5es e garantir a prioridade de abastecimento dos insumos nas unidades.<\/p>\n\n\n\n

A lista de insumos que podem ser doados para a Central pode ser baixada no site da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (http:\/\/www.saude.am.gov.br\/painel\/doacovid.php).<\/p>\n","post_title":"Cema recebe doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento para unidades de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-doacao-de-5-mil-luvas-de-procedimento-para-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 18:00:18","post_modified_gmt":"2021-01-22 22:00:18","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2075","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2046,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 08:55:44","post_date_gmt":"2021-01-22 12:55:44","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Uma usina geradora de oxig\u00eanio foi instalada no Hospital Universit\u00e1rio Get\u00falio Vargas (HUGV), na \u00faltima quarta-feira (20). Atualmente, a unidade hospitalar conta com 60 leitos cl\u00ednicos espec\u00edficos para pacientes com Covid-19, a\u00e7\u00e3o articulada pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade e Governo do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

A usina produz at\u00e9 30m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora. A instala\u00e7\u00e3o da estrutura ocorreu ap\u00f3s negocia\u00e7\u00f5es entre a gest\u00e3o do hospital, a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh) e a White Martins. Segundo a Ebserh, o insumo deve atender a demanda atual do HUGV no atendimento aos pacientes com Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castr<\/em>o<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A usina entrou em produ\u00e7\u00e3o ao final da tarde do mesmo dia, quando os t\u00e9cnicos da White Martins e a equipe de infraestrutura do HUGV finalizaram o per\u00edodo de instala\u00e7\u00e3o e teste do equipamento.<\/p>\n\n\n\n

Usinas de oxig\u00eanio \u2013<\/strong> O Hospital Delphina Aziz recebeu nesta quinta-feira (21\/01) a instala\u00e7\u00e3o de duas usinas independentes, das sete que foram doadas pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. Ser\u00e1 instalada tamb\u00e9m uma usina no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Jo\u00e3o L\u00facio e uma no Hospital Universit\u00e1rio Francisca Mendes (HUFM). A estimativa \u00e9 de que na pr\u00f3xima semana todas estejam em funcionamento.<\/p>\n\n\n\n

As duas usinas instaladas no Delphina Aziz v\u00e3o atender a enfermaria de campanha montada pelo Ex\u00e9rcito na \u00e1rea externa da unidade. Juntas, as usinas t\u00eam capacidade de produzir 26 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora.<\/p>\n\n\n\n

No HUFM, a usina que ser\u00e1 instalada ter\u00e1 capacidade de produ\u00e7\u00e3o de 17 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora e ser\u00e1 capaz de atender 35 leitos cl\u00ednicos, ou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A usina do HPS Jo\u00e3o L\u00facio vai atender cerca de 45 leitos cl\u00ednicos. Quando todas as sete usinas estiverem instaladas, cerca de 200 leitos cl\u00ednicos ser\u00e3o atendidos, ou 120 UTIs.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castro<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013<\/strong> Na quarta-feira (20), o Amazonas recebeu cinco usinas independentes para a produ\u00e7\u00e3o de oxig\u00eanio l\u00edquido, doadas pelo Hospital S\u00edrio-Liban\u00eas, de S\u00e3o Paulo. Elas ser\u00e3o encaminhadas para os munic\u00edpios de Tef\u00e9, Eirunep\u00e9, L\u00e1brea, Tabatinga e Carauari. Al\u00e9m de uma requisi\u00e7\u00e3o do MS que ser\u00e1 encaminhada para Manacapuru.<\/p>\n\n\n\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

A Cema recebeu ainda doa\u00e7\u00f5es de 4,6 mil fraldas e 1 mil m\u00e1scaras KN95 da Associa\u00e7\u00e3o dos Magistrados da Justi\u00e7a do Trabalho da 11\u00aa Regi\u00e3o, al\u00e9m de 144 macac\u00f5es imperme\u00e1veis e 1 mil aventais da Associa\u00e7\u00e3o de Defensores P\u00fablicos do Estado do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Divulga\u00e7\u00e3o\/SES-AM<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Ainda na quinta (21\/01), a Central tamb\u00e9m recebeu doa\u00e7\u00f5es da Nestl\u00e9 Brasil. A empresa enviou 2.208 itens para nutri\u00e7\u00e3o de pacientes intubados acometidos pela Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013 Ap\u00f3s a mobiliza\u00e7\u00e3o volunt\u00e1ria de institui\u00e7\u00f5es privadas e da sociedade civil, a Cema est\u00e1 funcionando como ponto de entrega e distribui\u00e7\u00e3o de doa\u00e7\u00f5es para as unidades de Sa\u00fade na capital e no interior do estado.<\/p>\n\n\n\n

Para fazer doa\u00e7\u00f5es de medicamentos, EPIs, Produtos Para a Sa\u00fade (PPS) e outros insumos hospitalares, a Cema disponibilizou quatro canais de contato: (92) 98404-1860, 98126-5746, 99213-5586 ou pelo e-mail gerencialogisticacema@saude.am.gov.br. \u00c9 necess\u00e1rio fazer o agendamento da entrega previamente, para evitar aglomera\u00e7\u00f5es e garantir a prioridade de abastecimento dos insumos nas unidades.<\/p>\n\n\n\n

A lista de insumos que podem ser doados para a Central pode ser baixada no site da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (http:\/\/www.saude.am.gov.br\/painel\/doacovid.php).<\/p>\n","post_title":"Cema recebe doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento para unidades de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-doacao-de-5-mil-luvas-de-procedimento-para-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 18:00:18","post_modified_gmt":"2021-01-22 22:00:18","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2075","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2046,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 08:55:44","post_date_gmt":"2021-01-22 12:55:44","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Uma usina geradora de oxig\u00eanio foi instalada no Hospital Universit\u00e1rio Get\u00falio Vargas (HUGV), na \u00faltima quarta-feira (20). Atualmente, a unidade hospitalar conta com 60 leitos cl\u00ednicos espec\u00edficos para pacientes com Covid-19, a\u00e7\u00e3o articulada pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade e Governo do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

A usina produz at\u00e9 30m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora. A instala\u00e7\u00e3o da estrutura ocorreu ap\u00f3s negocia\u00e7\u00f5es entre a gest\u00e3o do hospital, a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh) e a White Martins. Segundo a Ebserh, o insumo deve atender a demanda atual do HUGV no atendimento aos pacientes com Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castr<\/em>o<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A usina entrou em produ\u00e7\u00e3o ao final da tarde do mesmo dia, quando os t\u00e9cnicos da White Martins e a equipe de infraestrutura do HUGV finalizaram o per\u00edodo de instala\u00e7\u00e3o e teste do equipamento.<\/p>\n\n\n\n

Usinas de oxig\u00eanio \u2013<\/strong> O Hospital Delphina Aziz recebeu nesta quinta-feira (21\/01) a instala\u00e7\u00e3o de duas usinas independentes, das sete que foram doadas pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. Ser\u00e1 instalada tamb\u00e9m uma usina no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Jo\u00e3o L\u00facio e uma no Hospital Universit\u00e1rio Francisca Mendes (HUFM). A estimativa \u00e9 de que na pr\u00f3xima semana todas estejam em funcionamento.<\/p>\n\n\n\n

As duas usinas instaladas no Delphina Aziz v\u00e3o atender a enfermaria de campanha montada pelo Ex\u00e9rcito na \u00e1rea externa da unidade. Juntas, as usinas t\u00eam capacidade de produzir 26 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora.<\/p>\n\n\n\n

No HUFM, a usina que ser\u00e1 instalada ter\u00e1 capacidade de produ\u00e7\u00e3o de 17 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora e ser\u00e1 capaz de atender 35 leitos cl\u00ednicos, ou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A usina do HPS Jo\u00e3o L\u00facio vai atender cerca de 45 leitos cl\u00ednicos. Quando todas as sete usinas estiverem instaladas, cerca de 200 leitos cl\u00ednicos ser\u00e3o atendidos, ou 120 UTIs.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castro<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013<\/strong> Na quarta-feira (20), o Amazonas recebeu cinco usinas independentes para a produ\u00e7\u00e3o de oxig\u00eanio l\u00edquido, doadas pelo Hospital S\u00edrio-Liban\u00eas, de S\u00e3o Paulo. Elas ser\u00e3o encaminhadas para os munic\u00edpios de Tef\u00e9, Eirunep\u00e9, L\u00e1brea, Tabatinga e Carauari. Al\u00e9m de uma requisi\u00e7\u00e3o do MS que ser\u00e1 encaminhada para Manacapuru.<\/p>\n\n\n\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

As doa\u00e7\u00f5es da Fametro incluem 1 mil luvas de procedimento tamanho P, 2 mil tamanho M, e o restante tamanho G. A institui\u00e7\u00e3o doou ainda aventais descart\u00e1veis 50g, m\u00e1scaras triplas, toucas e luvas cir\u00fargicas, totalizando 9 mil unidades de EPIs.<\/p>\n\n\n\n

A Cema recebeu ainda doa\u00e7\u00f5es de 4,6 mil fraldas e 1 mil m\u00e1scaras KN95 da Associa\u00e7\u00e3o dos Magistrados da Justi\u00e7a do Trabalho da 11\u00aa Regi\u00e3o, al\u00e9m de 144 macac\u00f5es imperme\u00e1veis e 1 mil aventais da Associa\u00e7\u00e3o de Defensores P\u00fablicos do Estado do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Divulga\u00e7\u00e3o\/SES-AM<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Ainda na quinta (21\/01), a Central tamb\u00e9m recebeu doa\u00e7\u00f5es da Nestl\u00e9 Brasil. A empresa enviou 2.208 itens para nutri\u00e7\u00e3o de pacientes intubados acometidos pela Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013 Ap\u00f3s a mobiliza\u00e7\u00e3o volunt\u00e1ria de institui\u00e7\u00f5es privadas e da sociedade civil, a Cema est\u00e1 funcionando como ponto de entrega e distribui\u00e7\u00e3o de doa\u00e7\u00f5es para as unidades de Sa\u00fade na capital e no interior do estado.<\/p>\n\n\n\n

Para fazer doa\u00e7\u00f5es de medicamentos, EPIs, Produtos Para a Sa\u00fade (PPS) e outros insumos hospitalares, a Cema disponibilizou quatro canais de contato: (92) 98404-1860, 98126-5746, 99213-5586 ou pelo e-mail gerencialogisticacema@saude.am.gov.br. \u00c9 necess\u00e1rio fazer o agendamento da entrega previamente, para evitar aglomera\u00e7\u00f5es e garantir a prioridade de abastecimento dos insumos nas unidades.<\/p>\n\n\n\n

A lista de insumos que podem ser doados para a Central pode ser baixada no site da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (http:\/\/www.saude.am.gov.br\/painel\/doacovid.php).<\/p>\n","post_title":"Cema recebe doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento para unidades de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-doacao-de-5-mil-luvas-de-procedimento-para-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 18:00:18","post_modified_gmt":"2021-01-22 22:00:18","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2075","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2046,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 08:55:44","post_date_gmt":"2021-01-22 12:55:44","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Uma usina geradora de oxig\u00eanio foi instalada no Hospital Universit\u00e1rio Get\u00falio Vargas (HUGV), na \u00faltima quarta-feira (20). Atualmente, a unidade hospitalar conta com 60 leitos cl\u00ednicos espec\u00edficos para pacientes com Covid-19, a\u00e7\u00e3o articulada pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade e Governo do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

A usina produz at\u00e9 30m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora. A instala\u00e7\u00e3o da estrutura ocorreu ap\u00f3s negocia\u00e7\u00f5es entre a gest\u00e3o do hospital, a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh) e a White Martins. Segundo a Ebserh, o insumo deve atender a demanda atual do HUGV no atendimento aos pacientes com Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castr<\/em>o<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A usina entrou em produ\u00e7\u00e3o ao final da tarde do mesmo dia, quando os t\u00e9cnicos da White Martins e a equipe de infraestrutura do HUGV finalizaram o per\u00edodo de instala\u00e7\u00e3o e teste do equipamento.<\/p>\n\n\n\n

Usinas de oxig\u00eanio \u2013<\/strong> O Hospital Delphina Aziz recebeu nesta quinta-feira (21\/01) a instala\u00e7\u00e3o de duas usinas independentes, das sete que foram doadas pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. Ser\u00e1 instalada tamb\u00e9m uma usina no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Jo\u00e3o L\u00facio e uma no Hospital Universit\u00e1rio Francisca Mendes (HUFM). A estimativa \u00e9 de que na pr\u00f3xima semana todas estejam em funcionamento.<\/p>\n\n\n\n

As duas usinas instaladas no Delphina Aziz v\u00e3o atender a enfermaria de campanha montada pelo Ex\u00e9rcito na \u00e1rea externa da unidade. Juntas, as usinas t\u00eam capacidade de produzir 26 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora.<\/p>\n\n\n\n

No HUFM, a usina que ser\u00e1 instalada ter\u00e1 capacidade de produ\u00e7\u00e3o de 17 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora e ser\u00e1 capaz de atender 35 leitos cl\u00ednicos, ou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A usina do HPS Jo\u00e3o L\u00facio vai atender cerca de 45 leitos cl\u00ednicos. Quando todas as sete usinas estiverem instaladas, cerca de 200 leitos cl\u00ednicos ser\u00e3o atendidos, ou 120 UTIs.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castro<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013<\/strong> Na quarta-feira (20), o Amazonas recebeu cinco usinas independentes para a produ\u00e7\u00e3o de oxig\u00eanio l\u00edquido, doadas pelo Hospital S\u00edrio-Liban\u00eas, de S\u00e3o Paulo. Elas ser\u00e3o encaminhadas para os munic\u00edpios de Tef\u00e9, Eirunep\u00e9, L\u00e1brea, Tabatinga e Carauari. Al\u00e9m de uma requisi\u00e7\u00e3o do MS que ser\u00e1 encaminhada para Manacapuru.<\/p>\n\n\n\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Manaus - AM|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o vinculado \u00e0 Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu, nesta quinta-feira (21\/01), a doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento do Centro Universit\u00e1rio Fametro. O material est\u00e1 entre os Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs) de maior demanda nas unidades da rede p\u00fablica estadual de sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

As doa\u00e7\u00f5es da Fametro incluem 1 mil luvas de procedimento tamanho P, 2 mil tamanho M, e o restante tamanho G. A institui\u00e7\u00e3o doou ainda aventais descart\u00e1veis 50g, m\u00e1scaras triplas, toucas e luvas cir\u00fargicas, totalizando 9 mil unidades de EPIs.<\/p>\n\n\n\n

A Cema recebeu ainda doa\u00e7\u00f5es de 4,6 mil fraldas e 1 mil m\u00e1scaras KN95 da Associa\u00e7\u00e3o dos Magistrados da Justi\u00e7a do Trabalho da 11\u00aa Regi\u00e3o, al\u00e9m de 144 macac\u00f5es imperme\u00e1veis e 1 mil aventais da Associa\u00e7\u00e3o de Defensores P\u00fablicos do Estado do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Divulga\u00e7\u00e3o\/SES-AM<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Ainda na quinta (21\/01), a Central tamb\u00e9m recebeu doa\u00e7\u00f5es da Nestl\u00e9 Brasil. A empresa enviou 2.208 itens para nutri\u00e7\u00e3o de pacientes intubados acometidos pela Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013 Ap\u00f3s a mobiliza\u00e7\u00e3o volunt\u00e1ria de institui\u00e7\u00f5es privadas e da sociedade civil, a Cema est\u00e1 funcionando como ponto de entrega e distribui\u00e7\u00e3o de doa\u00e7\u00f5es para as unidades de Sa\u00fade na capital e no interior do estado.<\/p>\n\n\n\n

Para fazer doa\u00e7\u00f5es de medicamentos, EPIs, Produtos Para a Sa\u00fade (PPS) e outros insumos hospitalares, a Cema disponibilizou quatro canais de contato: (92) 98404-1860, 98126-5746, 99213-5586 ou pelo e-mail gerencialogisticacema@saude.am.gov.br. \u00c9 necess\u00e1rio fazer o agendamento da entrega previamente, para evitar aglomera\u00e7\u00f5es e garantir a prioridade de abastecimento dos insumos nas unidades.<\/p>\n\n\n\n

A lista de insumos que podem ser doados para a Central pode ser baixada no site da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (http:\/\/www.saude.am.gov.br\/painel\/doacovid.php).<\/p>\n","post_title":"Cema recebe doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento para unidades de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-doacao-de-5-mil-luvas-de-procedimento-para-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 18:00:18","post_modified_gmt":"2021-01-22 22:00:18","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2075","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2046,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 08:55:44","post_date_gmt":"2021-01-22 12:55:44","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Uma usina geradora de oxig\u00eanio foi instalada no Hospital Universit\u00e1rio Get\u00falio Vargas (HUGV), na \u00faltima quarta-feira (20). Atualmente, a unidade hospitalar conta com 60 leitos cl\u00ednicos espec\u00edficos para pacientes com Covid-19, a\u00e7\u00e3o articulada pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade e Governo do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

A usina produz at\u00e9 30m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora. A instala\u00e7\u00e3o da estrutura ocorreu ap\u00f3s negocia\u00e7\u00f5es entre a gest\u00e3o do hospital, a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh) e a White Martins. Segundo a Ebserh, o insumo deve atender a demanda atual do HUGV no atendimento aos pacientes com Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castr<\/em>o<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A usina entrou em produ\u00e7\u00e3o ao final da tarde do mesmo dia, quando os t\u00e9cnicos da White Martins e a equipe de infraestrutura do HUGV finalizaram o per\u00edodo de instala\u00e7\u00e3o e teste do equipamento.<\/p>\n\n\n\n

Usinas de oxig\u00eanio \u2013<\/strong> O Hospital Delphina Aziz recebeu nesta quinta-feira (21\/01) a instala\u00e7\u00e3o de duas usinas independentes, das sete que foram doadas pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. Ser\u00e1 instalada tamb\u00e9m uma usina no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Jo\u00e3o L\u00facio e uma no Hospital Universit\u00e1rio Francisca Mendes (HUFM). A estimativa \u00e9 de que na pr\u00f3xima semana todas estejam em funcionamento.<\/p>\n\n\n\n

As duas usinas instaladas no Delphina Aziz v\u00e3o atender a enfermaria de campanha montada pelo Ex\u00e9rcito na \u00e1rea externa da unidade. Juntas, as usinas t\u00eam capacidade de produzir 26 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora.<\/p>\n\n\n\n

No HUFM, a usina que ser\u00e1 instalada ter\u00e1 capacidade de produ\u00e7\u00e3o de 17 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora e ser\u00e1 capaz de atender 35 leitos cl\u00ednicos, ou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A usina do HPS Jo\u00e3o L\u00facio vai atender cerca de 45 leitos cl\u00ednicos. Quando todas as sete usinas estiverem instaladas, cerca de 200 leitos cl\u00ednicos ser\u00e3o atendidos, ou 120 UTIs.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castro<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013<\/strong> Na quarta-feira (20), o Amazonas recebeu cinco usinas independentes para a produ\u00e7\u00e3o de oxig\u00eanio l\u00edquido, doadas pelo Hospital S\u00edrio-Liban\u00eas, de S\u00e3o Paulo. Elas ser\u00e3o encaminhadas para os munic\u00edpios de Tef\u00e9, Eirunep\u00e9, L\u00e1brea, Tabatinga e Carauari. Al\u00e9m de uma requisi\u00e7\u00e3o do MS que ser\u00e1 encaminhada para Manacapuru.<\/p>\n\n\n\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Em Manaus, as carretas foram escoltadas pela Pol\u00edcia Militar e Pol\u00edcia Rodovi\u00e1ria Federal (PRF) at\u00e9 o dep\u00f3sito do DNIT, onde ficar\u00e3o armazenadas. A empresa Air Liquide Brasil ficar\u00e1 respons\u00e1vel pela distribui\u00e7\u00e3o do oxig\u00eanio conforme a necessidade das unidades de sa\u00fade.<\/p>\n","post_title":"Carregamento com 160 mil metros c\u00fabicos de oxig\u00eanio chega a Manaus para abastecimento da rede de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"carregamento-com-160-mil-metros-cubicos-de-oxigenio-chega-a-manaus-para-abastecimento-da-rede-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-24 20:35:03","post_modified_gmt":"2021-01-25 00:35:03","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2184","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2075,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 18:40:31","post_date_gmt":"2021-01-22 22:40:31","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o vinculado \u00e0 Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu, nesta quinta-feira (21\/01), a doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento do Centro Universit\u00e1rio Fametro. O material est\u00e1 entre os Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs) de maior demanda nas unidades da rede p\u00fablica estadual de sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

As doa\u00e7\u00f5es da Fametro incluem 1 mil luvas de procedimento tamanho P, 2 mil tamanho M, e o restante tamanho G. A institui\u00e7\u00e3o doou ainda aventais descart\u00e1veis 50g, m\u00e1scaras triplas, toucas e luvas cir\u00fargicas, totalizando 9 mil unidades de EPIs.<\/p>\n\n\n\n

A Cema recebeu ainda doa\u00e7\u00f5es de 4,6 mil fraldas e 1 mil m\u00e1scaras KN95 da Associa\u00e7\u00e3o dos Magistrados da Justi\u00e7a do Trabalho da 11\u00aa Regi\u00e3o, al\u00e9m de 144 macac\u00f5es imperme\u00e1veis e 1 mil aventais da Associa\u00e7\u00e3o de Defensores P\u00fablicos do Estado do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Divulga\u00e7\u00e3o\/SES-AM<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Ainda na quinta (21\/01), a Central tamb\u00e9m recebeu doa\u00e7\u00f5es da Nestl\u00e9 Brasil. A empresa enviou 2.208 itens para nutri\u00e7\u00e3o de pacientes intubados acometidos pela Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013 Ap\u00f3s a mobiliza\u00e7\u00e3o volunt\u00e1ria de institui\u00e7\u00f5es privadas e da sociedade civil, a Cema est\u00e1 funcionando como ponto de entrega e distribui\u00e7\u00e3o de doa\u00e7\u00f5es para as unidades de Sa\u00fade na capital e no interior do estado.<\/p>\n\n\n\n

Para fazer doa\u00e7\u00f5es de medicamentos, EPIs, Produtos Para a Sa\u00fade (PPS) e outros insumos hospitalares, a Cema disponibilizou quatro canais de contato: (92) 98404-1860, 98126-5746, 99213-5586 ou pelo e-mail gerencialogisticacema@saude.am.gov.br. \u00c9 necess\u00e1rio fazer o agendamento da entrega previamente, para evitar aglomera\u00e7\u00f5es e garantir a prioridade de abastecimento dos insumos nas unidades.<\/p>\n\n\n\n

A lista de insumos que podem ser doados para a Central pode ser baixada no site da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (http:\/\/www.saude.am.gov.br\/painel\/doacovid.php).<\/p>\n","post_title":"Cema recebe doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento para unidades de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-doacao-de-5-mil-luvas-de-procedimento-para-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 18:00:18","post_modified_gmt":"2021-01-22 22:00:18","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2075","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2046,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 08:55:44","post_date_gmt":"2021-01-22 12:55:44","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Uma usina geradora de oxig\u00eanio foi instalada no Hospital Universit\u00e1rio Get\u00falio Vargas (HUGV), na \u00faltima quarta-feira (20). Atualmente, a unidade hospitalar conta com 60 leitos cl\u00ednicos espec\u00edficos para pacientes com Covid-19, a\u00e7\u00e3o articulada pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade e Governo do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

A usina produz at\u00e9 30m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora. A instala\u00e7\u00e3o da estrutura ocorreu ap\u00f3s negocia\u00e7\u00f5es entre a gest\u00e3o do hospital, a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh) e a White Martins. Segundo a Ebserh, o insumo deve atender a demanda atual do HUGV no atendimento aos pacientes com Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castr<\/em>o<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A usina entrou em produ\u00e7\u00e3o ao final da tarde do mesmo dia, quando os t\u00e9cnicos da White Martins e a equipe de infraestrutura do HUGV finalizaram o per\u00edodo de instala\u00e7\u00e3o e teste do equipamento.<\/p>\n\n\n\n

Usinas de oxig\u00eanio \u2013<\/strong> O Hospital Delphina Aziz recebeu nesta quinta-feira (21\/01) a instala\u00e7\u00e3o de duas usinas independentes, das sete que foram doadas pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. Ser\u00e1 instalada tamb\u00e9m uma usina no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Jo\u00e3o L\u00facio e uma no Hospital Universit\u00e1rio Francisca Mendes (HUFM). A estimativa \u00e9 de que na pr\u00f3xima semana todas estejam em funcionamento.<\/p>\n\n\n\n

As duas usinas instaladas no Delphina Aziz v\u00e3o atender a enfermaria de campanha montada pelo Ex\u00e9rcito na \u00e1rea externa da unidade. Juntas, as usinas t\u00eam capacidade de produzir 26 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora.<\/p>\n\n\n\n

No HUFM, a usina que ser\u00e1 instalada ter\u00e1 capacidade de produ\u00e7\u00e3o de 17 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora e ser\u00e1 capaz de atender 35 leitos cl\u00ednicos, ou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A usina do HPS Jo\u00e3o L\u00facio vai atender cerca de 45 leitos cl\u00ednicos. Quando todas as sete usinas estiverem instaladas, cerca de 200 leitos cl\u00ednicos ser\u00e3o atendidos, ou 120 UTIs.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castro<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013<\/strong> Na quarta-feira (20), o Amazonas recebeu cinco usinas independentes para a produ\u00e7\u00e3o de oxig\u00eanio l\u00edquido, doadas pelo Hospital S\u00edrio-Liban\u00eas, de S\u00e3o Paulo. Elas ser\u00e3o encaminhadas para os munic\u00edpios de Tef\u00e9, Eirunep\u00e9, L\u00e1brea, Tabatinga e Carauari. Al\u00e9m de uma requisi\u00e7\u00e3o do MS que ser\u00e1 encaminhada para Manacapuru.<\/p>\n\n\n\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

\u201cN\u00f3s conseguimos trazer o segundo comboio, que saiu na quinta-feira \u00e0 tarde, e chegou hoje, no domingo, aqui em Manaus, ent\u00e3o foi r\u00e1pido e com um volume muito grande. Isso mostra a import\u00e2ncia da rodovia 319 para o DNIT, a import\u00e2ncia dela para o Minist\u00e9rio da Infraestrutura, para o Governo Federal e, sobretudo, nesse momento a fun\u00e7\u00e3o humanit\u00e1ria que ela est\u00e1 exercendo para contribuir para que o povo do Amazonas, o povo manauara saia dessa calamidade de sa\u00fade que se instalou\u201d, disse Lamego.<\/p>\n\n\n\n

Em Manaus, as carretas foram escoltadas pela Pol\u00edcia Militar e Pol\u00edcia Rodovi\u00e1ria Federal (PRF) at\u00e9 o dep\u00f3sito do DNIT, onde ficar\u00e3o armazenadas. A empresa Air Liquide Brasil ficar\u00e1 respons\u00e1vel pela distribui\u00e7\u00e3o do oxig\u00eanio conforme a necessidade das unidades de sa\u00fade.<\/p>\n","post_title":"Carregamento com 160 mil metros c\u00fabicos de oxig\u00eanio chega a Manaus para abastecimento da rede de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"carregamento-com-160-mil-metros-cubicos-de-oxigenio-chega-a-manaus-para-abastecimento-da-rede-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-24 20:35:03","post_modified_gmt":"2021-01-25 00:35:03","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2184","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2075,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 18:40:31","post_date_gmt":"2021-01-22 22:40:31","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o vinculado \u00e0 Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu, nesta quinta-feira (21\/01), a doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento do Centro Universit\u00e1rio Fametro. O material est\u00e1 entre os Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs) de maior demanda nas unidades da rede p\u00fablica estadual de sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

As doa\u00e7\u00f5es da Fametro incluem 1 mil luvas de procedimento tamanho P, 2 mil tamanho M, e o restante tamanho G. A institui\u00e7\u00e3o doou ainda aventais descart\u00e1veis 50g, m\u00e1scaras triplas, toucas e luvas cir\u00fargicas, totalizando 9 mil unidades de EPIs.<\/p>\n\n\n\n

A Cema recebeu ainda doa\u00e7\u00f5es de 4,6 mil fraldas e 1 mil m\u00e1scaras KN95 da Associa\u00e7\u00e3o dos Magistrados da Justi\u00e7a do Trabalho da 11\u00aa Regi\u00e3o, al\u00e9m de 144 macac\u00f5es imperme\u00e1veis e 1 mil aventais da Associa\u00e7\u00e3o de Defensores P\u00fablicos do Estado do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Divulga\u00e7\u00e3o\/SES-AM<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Ainda na quinta (21\/01), a Central tamb\u00e9m recebeu doa\u00e7\u00f5es da Nestl\u00e9 Brasil. A empresa enviou 2.208 itens para nutri\u00e7\u00e3o de pacientes intubados acometidos pela Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013 Ap\u00f3s a mobiliza\u00e7\u00e3o volunt\u00e1ria de institui\u00e7\u00f5es privadas e da sociedade civil, a Cema est\u00e1 funcionando como ponto de entrega e distribui\u00e7\u00e3o de doa\u00e7\u00f5es para as unidades de Sa\u00fade na capital e no interior do estado.<\/p>\n\n\n\n

Para fazer doa\u00e7\u00f5es de medicamentos, EPIs, Produtos Para a Sa\u00fade (PPS) e outros insumos hospitalares, a Cema disponibilizou quatro canais de contato: (92) 98404-1860, 98126-5746, 99213-5586 ou pelo e-mail gerencialogisticacema@saude.am.gov.br. \u00c9 necess\u00e1rio fazer o agendamento da entrega previamente, para evitar aglomera\u00e7\u00f5es e garantir a prioridade de abastecimento dos insumos nas unidades.<\/p>\n\n\n\n

A lista de insumos que podem ser doados para a Central pode ser baixada no site da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (http:\/\/www.saude.am.gov.br\/painel\/doacovid.php).<\/p>\n","post_title":"Cema recebe doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento para unidades de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-doacao-de-5-mil-luvas-de-procedimento-para-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 18:00:18","post_modified_gmt":"2021-01-22 22:00:18","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2075","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2046,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 08:55:44","post_date_gmt":"2021-01-22 12:55:44","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Uma usina geradora de oxig\u00eanio foi instalada no Hospital Universit\u00e1rio Get\u00falio Vargas (HUGV), na \u00faltima quarta-feira (20). Atualmente, a unidade hospitalar conta com 60 leitos cl\u00ednicos espec\u00edficos para pacientes com Covid-19, a\u00e7\u00e3o articulada pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade e Governo do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

A usina produz at\u00e9 30m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora. A instala\u00e7\u00e3o da estrutura ocorreu ap\u00f3s negocia\u00e7\u00f5es entre a gest\u00e3o do hospital, a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh) e a White Martins. Segundo a Ebserh, o insumo deve atender a demanda atual do HUGV no atendimento aos pacientes com Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castr<\/em>o<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A usina entrou em produ\u00e7\u00e3o ao final da tarde do mesmo dia, quando os t\u00e9cnicos da White Martins e a equipe de infraestrutura do HUGV finalizaram o per\u00edodo de instala\u00e7\u00e3o e teste do equipamento.<\/p>\n\n\n\n

Usinas de oxig\u00eanio \u2013<\/strong> O Hospital Delphina Aziz recebeu nesta quinta-feira (21\/01) a instala\u00e7\u00e3o de duas usinas independentes, das sete que foram doadas pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. Ser\u00e1 instalada tamb\u00e9m uma usina no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Jo\u00e3o L\u00facio e uma no Hospital Universit\u00e1rio Francisca Mendes (HUFM). A estimativa \u00e9 de que na pr\u00f3xima semana todas estejam em funcionamento.<\/p>\n\n\n\n

As duas usinas instaladas no Delphina Aziz v\u00e3o atender a enfermaria de campanha montada pelo Ex\u00e9rcito na \u00e1rea externa da unidade. Juntas, as usinas t\u00eam capacidade de produzir 26 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora.<\/p>\n\n\n\n

No HUFM, a usina que ser\u00e1 instalada ter\u00e1 capacidade de produ\u00e7\u00e3o de 17 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora e ser\u00e1 capaz de atender 35 leitos cl\u00ednicos, ou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A usina do HPS Jo\u00e3o L\u00facio vai atender cerca de 45 leitos cl\u00ednicos. Quando todas as sete usinas estiverem instaladas, cerca de 200 leitos cl\u00ednicos ser\u00e3o atendidos, ou 120 UTIs.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castro<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013<\/strong> Na quarta-feira (20), o Amazonas recebeu cinco usinas independentes para a produ\u00e7\u00e3o de oxig\u00eanio l\u00edquido, doadas pelo Hospital S\u00edrio-Liban\u00eas, de S\u00e3o Paulo. Elas ser\u00e3o encaminhadas para os munic\u00edpios de Tef\u00e9, Eirunep\u00e9, L\u00e1brea, Tabatinga e Carauari. Al\u00e9m de uma requisi\u00e7\u00e3o do MS que ser\u00e1 encaminhada para Manacapuru.<\/p>\n\n\n\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Para a superintendente do DNIT, a rapidez no deslocamento do insumo \u00e9 de extrema import\u00e2ncia para a rede de sa\u00fade do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s conseguimos trazer o segundo comboio, que saiu na quinta-feira \u00e0 tarde, e chegou hoje, no domingo, aqui em Manaus, ent\u00e3o foi r\u00e1pido e com um volume muito grande. Isso mostra a import\u00e2ncia da rodovia 319 para o DNIT, a import\u00e2ncia dela para o Minist\u00e9rio da Infraestrutura, para o Governo Federal e, sobretudo, nesse momento a fun\u00e7\u00e3o humanit\u00e1ria que ela est\u00e1 exercendo para contribuir para que o povo do Amazonas, o povo manauara saia dessa calamidade de sa\u00fade que se instalou\u201d, disse Lamego.<\/p>\n\n\n\n

Em Manaus, as carretas foram escoltadas pela Pol\u00edcia Militar e Pol\u00edcia Rodovi\u00e1ria Federal (PRF) at\u00e9 o dep\u00f3sito do DNIT, onde ficar\u00e3o armazenadas. A empresa Air Liquide Brasil ficar\u00e1 respons\u00e1vel pela distribui\u00e7\u00e3o do oxig\u00eanio conforme a necessidade das unidades de sa\u00fade.<\/p>\n","post_title":"Carregamento com 160 mil metros c\u00fabicos de oxig\u00eanio chega a Manaus para abastecimento da rede de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"carregamento-com-160-mil-metros-cubicos-de-oxigenio-chega-a-manaus-para-abastecimento-da-rede-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-24 20:35:03","post_modified_gmt":"2021-01-25 00:35:03","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2184","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2075,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 18:40:31","post_date_gmt":"2021-01-22 22:40:31","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o vinculado \u00e0 Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu, nesta quinta-feira (21\/01), a doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento do Centro Universit\u00e1rio Fametro. O material est\u00e1 entre os Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs) de maior demanda nas unidades da rede p\u00fablica estadual de sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

As doa\u00e7\u00f5es da Fametro incluem 1 mil luvas de procedimento tamanho P, 2 mil tamanho M, e o restante tamanho G. A institui\u00e7\u00e3o doou ainda aventais descart\u00e1veis 50g, m\u00e1scaras triplas, toucas e luvas cir\u00fargicas, totalizando 9 mil unidades de EPIs.<\/p>\n\n\n\n

A Cema recebeu ainda doa\u00e7\u00f5es de 4,6 mil fraldas e 1 mil m\u00e1scaras KN95 da Associa\u00e7\u00e3o dos Magistrados da Justi\u00e7a do Trabalho da 11\u00aa Regi\u00e3o, al\u00e9m de 144 macac\u00f5es imperme\u00e1veis e 1 mil aventais da Associa\u00e7\u00e3o de Defensores P\u00fablicos do Estado do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Divulga\u00e7\u00e3o\/SES-AM<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Ainda na quinta (21\/01), a Central tamb\u00e9m recebeu doa\u00e7\u00f5es da Nestl\u00e9 Brasil. A empresa enviou 2.208 itens para nutri\u00e7\u00e3o de pacientes intubados acometidos pela Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013 Ap\u00f3s a mobiliza\u00e7\u00e3o volunt\u00e1ria de institui\u00e7\u00f5es privadas e da sociedade civil, a Cema est\u00e1 funcionando como ponto de entrega e distribui\u00e7\u00e3o de doa\u00e7\u00f5es para as unidades de Sa\u00fade na capital e no interior do estado.<\/p>\n\n\n\n

Para fazer doa\u00e7\u00f5es de medicamentos, EPIs, Produtos Para a Sa\u00fade (PPS) e outros insumos hospitalares, a Cema disponibilizou quatro canais de contato: (92) 98404-1860, 98126-5746, 99213-5586 ou pelo e-mail gerencialogisticacema@saude.am.gov.br. \u00c9 necess\u00e1rio fazer o agendamento da entrega previamente, para evitar aglomera\u00e7\u00f5es e garantir a prioridade de abastecimento dos insumos nas unidades.<\/p>\n\n\n\n

A lista de insumos que podem ser doados para a Central pode ser baixada no site da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (http:\/\/www.saude.am.gov.br\/painel\/doacovid.php).<\/p>\n","post_title":"Cema recebe doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento para unidades de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-doacao-de-5-mil-luvas-de-procedimento-para-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 18:00:18","post_modified_gmt":"2021-01-22 22:00:18","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2075","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2046,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 08:55:44","post_date_gmt":"2021-01-22 12:55:44","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Uma usina geradora de oxig\u00eanio foi instalada no Hospital Universit\u00e1rio Get\u00falio Vargas (HUGV), na \u00faltima quarta-feira (20). Atualmente, a unidade hospitalar conta com 60 leitos cl\u00ednicos espec\u00edficos para pacientes com Covid-19, a\u00e7\u00e3o articulada pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade e Governo do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

A usina produz at\u00e9 30m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora. A instala\u00e7\u00e3o da estrutura ocorreu ap\u00f3s negocia\u00e7\u00f5es entre a gest\u00e3o do hospital, a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh) e a White Martins. Segundo a Ebserh, o insumo deve atender a demanda atual do HUGV no atendimento aos pacientes com Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castr<\/em>o<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A usina entrou em produ\u00e7\u00e3o ao final da tarde do mesmo dia, quando os t\u00e9cnicos da White Martins e a equipe de infraestrutura do HUGV finalizaram o per\u00edodo de instala\u00e7\u00e3o e teste do equipamento.<\/p>\n\n\n\n

Usinas de oxig\u00eanio \u2013<\/strong> O Hospital Delphina Aziz recebeu nesta quinta-feira (21\/01) a instala\u00e7\u00e3o de duas usinas independentes, das sete que foram doadas pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. Ser\u00e1 instalada tamb\u00e9m uma usina no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Jo\u00e3o L\u00facio e uma no Hospital Universit\u00e1rio Francisca Mendes (HUFM). A estimativa \u00e9 de que na pr\u00f3xima semana todas estejam em funcionamento.<\/p>\n\n\n\n

As duas usinas instaladas no Delphina Aziz v\u00e3o atender a enfermaria de campanha montada pelo Ex\u00e9rcito na \u00e1rea externa da unidade. Juntas, as usinas t\u00eam capacidade de produzir 26 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora.<\/p>\n\n\n\n

No HUFM, a usina que ser\u00e1 instalada ter\u00e1 capacidade de produ\u00e7\u00e3o de 17 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora e ser\u00e1 capaz de atender 35 leitos cl\u00ednicos, ou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A usina do HPS Jo\u00e3o L\u00facio vai atender cerca de 45 leitos cl\u00ednicos. Quando todas as sete usinas estiverem instaladas, cerca de 200 leitos cl\u00ednicos ser\u00e3o atendidos, ou 120 UTIs.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castro<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013<\/strong> Na quarta-feira (20), o Amazonas recebeu cinco usinas independentes para a produ\u00e7\u00e3o de oxig\u00eanio l\u00edquido, doadas pelo Hospital S\u00edrio-Liban\u00eas, de S\u00e3o Paulo. Elas ser\u00e3o encaminhadas para os munic\u00edpios de Tef\u00e9, Eirunep\u00e9, L\u00e1brea, Tabatinga e Carauari. Al\u00e9m de uma requisi\u00e7\u00e3o do MS que ser\u00e1 encaminhada para Manacapuru.<\/p>\n\n\n\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n
\"\"
Foto: Rodrigo Santos\/S<\/em>ecom<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Para a superintendente do DNIT, a rapidez no deslocamento do insumo \u00e9 de extrema import\u00e2ncia para a rede de sa\u00fade do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s conseguimos trazer o segundo comboio, que saiu na quinta-feira \u00e0 tarde, e chegou hoje, no domingo, aqui em Manaus, ent\u00e3o foi r\u00e1pido e com um volume muito grande. Isso mostra a import\u00e2ncia da rodovia 319 para o DNIT, a import\u00e2ncia dela para o Minist\u00e9rio da Infraestrutura, para o Governo Federal e, sobretudo, nesse momento a fun\u00e7\u00e3o humanit\u00e1ria que ela est\u00e1 exercendo para contribuir para que o povo do Amazonas, o povo manauara saia dessa calamidade de sa\u00fade que se instalou\u201d, disse Lamego.<\/p>\n\n\n\n

Em Manaus, as carretas foram escoltadas pela Pol\u00edcia Militar e Pol\u00edcia Rodovi\u00e1ria Federal (PRF) at\u00e9 o dep\u00f3sito do DNIT, onde ficar\u00e3o armazenadas. A empresa Air Liquide Brasil ficar\u00e1 respons\u00e1vel pela distribui\u00e7\u00e3o do oxig\u00eanio conforme a necessidade das unidades de sa\u00fade.<\/p>\n","post_title":"Carregamento com 160 mil metros c\u00fabicos de oxig\u00eanio chega a Manaus para abastecimento da rede de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"carregamento-com-160-mil-metros-cubicos-de-oxigenio-chega-a-manaus-para-abastecimento-da-rede-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-24 20:35:03","post_modified_gmt":"2021-01-25 00:35:03","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2184","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2075,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 18:40:31","post_date_gmt":"2021-01-22 22:40:31","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o vinculado \u00e0 Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu, nesta quinta-feira (21\/01), a doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento do Centro Universit\u00e1rio Fametro. O material est\u00e1 entre os Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs) de maior demanda nas unidades da rede p\u00fablica estadual de sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

As doa\u00e7\u00f5es da Fametro incluem 1 mil luvas de procedimento tamanho P, 2 mil tamanho M, e o restante tamanho G. A institui\u00e7\u00e3o doou ainda aventais descart\u00e1veis 50g, m\u00e1scaras triplas, toucas e luvas cir\u00fargicas, totalizando 9 mil unidades de EPIs.<\/p>\n\n\n\n

A Cema recebeu ainda doa\u00e7\u00f5es de 4,6 mil fraldas e 1 mil m\u00e1scaras KN95 da Associa\u00e7\u00e3o dos Magistrados da Justi\u00e7a do Trabalho da 11\u00aa Regi\u00e3o, al\u00e9m de 144 macac\u00f5es imperme\u00e1veis e 1 mil aventais da Associa\u00e7\u00e3o de Defensores P\u00fablicos do Estado do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Divulga\u00e7\u00e3o\/SES-AM<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Ainda na quinta (21\/01), a Central tamb\u00e9m recebeu doa\u00e7\u00f5es da Nestl\u00e9 Brasil. A empresa enviou 2.208 itens para nutri\u00e7\u00e3o de pacientes intubados acometidos pela Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013 Ap\u00f3s a mobiliza\u00e7\u00e3o volunt\u00e1ria de institui\u00e7\u00f5es privadas e da sociedade civil, a Cema est\u00e1 funcionando como ponto de entrega e distribui\u00e7\u00e3o de doa\u00e7\u00f5es para as unidades de Sa\u00fade na capital e no interior do estado.<\/p>\n\n\n\n

Para fazer doa\u00e7\u00f5es de medicamentos, EPIs, Produtos Para a Sa\u00fade (PPS) e outros insumos hospitalares, a Cema disponibilizou quatro canais de contato: (92) 98404-1860, 98126-5746, 99213-5586 ou pelo e-mail gerencialogisticacema@saude.am.gov.br. \u00c9 necess\u00e1rio fazer o agendamento da entrega previamente, para evitar aglomera\u00e7\u00f5es e garantir a prioridade de abastecimento dos insumos nas unidades.<\/p>\n\n\n\n

A lista de insumos que podem ser doados para a Central pode ser baixada no site da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (http:\/\/www.saude.am.gov.br\/painel\/doacovid.php).<\/p>\n","post_title":"Cema recebe doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento para unidades de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-doacao-de-5-mil-luvas-de-procedimento-para-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 18:00:18","post_modified_gmt":"2021-01-22 22:00:18","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2075","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2046,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 08:55:44","post_date_gmt":"2021-01-22 12:55:44","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Uma usina geradora de oxig\u00eanio foi instalada no Hospital Universit\u00e1rio Get\u00falio Vargas (HUGV), na \u00faltima quarta-feira (20). Atualmente, a unidade hospitalar conta com 60 leitos cl\u00ednicos espec\u00edficos para pacientes com Covid-19, a\u00e7\u00e3o articulada pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade e Governo do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

A usina produz at\u00e9 30m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora. A instala\u00e7\u00e3o da estrutura ocorreu ap\u00f3s negocia\u00e7\u00f5es entre a gest\u00e3o do hospital, a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh) e a White Martins. Segundo a Ebserh, o insumo deve atender a demanda atual do HUGV no atendimento aos pacientes com Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castr<\/em>o<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A usina entrou em produ\u00e7\u00e3o ao final da tarde do mesmo dia, quando os t\u00e9cnicos da White Martins e a equipe de infraestrutura do HUGV finalizaram o per\u00edodo de instala\u00e7\u00e3o e teste do equipamento.<\/p>\n\n\n\n

Usinas de oxig\u00eanio \u2013<\/strong> O Hospital Delphina Aziz recebeu nesta quinta-feira (21\/01) a instala\u00e7\u00e3o de duas usinas independentes, das sete que foram doadas pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. Ser\u00e1 instalada tamb\u00e9m uma usina no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Jo\u00e3o L\u00facio e uma no Hospital Universit\u00e1rio Francisca Mendes (HUFM). A estimativa \u00e9 de que na pr\u00f3xima semana todas estejam em funcionamento.<\/p>\n\n\n\n

As duas usinas instaladas no Delphina Aziz v\u00e3o atender a enfermaria de campanha montada pelo Ex\u00e9rcito na \u00e1rea externa da unidade. Juntas, as usinas t\u00eam capacidade de produzir 26 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora.<\/p>\n\n\n\n

No HUFM, a usina que ser\u00e1 instalada ter\u00e1 capacidade de produ\u00e7\u00e3o de 17 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora e ser\u00e1 capaz de atender 35 leitos cl\u00ednicos, ou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A usina do HPS Jo\u00e3o L\u00facio vai atender cerca de 45 leitos cl\u00ednicos. Quando todas as sete usinas estiverem instaladas, cerca de 200 leitos cl\u00ednicos ser\u00e3o atendidos, ou 120 UTIs.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castro<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013<\/strong> Na quarta-feira (20), o Amazonas recebeu cinco usinas independentes para a produ\u00e7\u00e3o de oxig\u00eanio l\u00edquido, doadas pelo Hospital S\u00edrio-Liban\u00eas, de S\u00e3o Paulo. Elas ser\u00e3o encaminhadas para os munic\u00edpios de Tef\u00e9, Eirunep\u00e9, L\u00e1brea, Tabatinga e Carauari. Al\u00e9m de uma requisi\u00e7\u00e3o do MS que ser\u00e1 encaminhada para Manacapuru.<\/p>\n\n\n\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

De acordo com a superintendente do DNIT, Arlene Lamego, toda a log\u00edstica do transporte envolveu uma equipe de engenheiros e m\u00e1quinas pesadas, a fim de garantir a seguran\u00e7a do oxig\u00eanio at\u00e9 a chegada \u00e0 capital. Isso porque, conforme ela explica, a rodovia possui um trecho chamado de \u201ctrecho do meio\u201d, na altura do Km 405, onde h\u00e1 restri\u00e7\u00f5es ambientais de pavimenta\u00e7\u00e3o e a exist\u00eancia de atoleiros.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Rodrigo Santos\/S<\/em>ecom<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Para a superintendente do DNIT, a rapidez no deslocamento do insumo \u00e9 de extrema import\u00e2ncia para a rede de sa\u00fade do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s conseguimos trazer o segundo comboio, que saiu na quinta-feira \u00e0 tarde, e chegou hoje, no domingo, aqui em Manaus, ent\u00e3o foi r\u00e1pido e com um volume muito grande. Isso mostra a import\u00e2ncia da rodovia 319 para o DNIT, a import\u00e2ncia dela para o Minist\u00e9rio da Infraestrutura, para o Governo Federal e, sobretudo, nesse momento a fun\u00e7\u00e3o humanit\u00e1ria que ela est\u00e1 exercendo para contribuir para que o povo do Amazonas, o povo manauara saia dessa calamidade de sa\u00fade que se instalou\u201d, disse Lamego.<\/p>\n\n\n\n

Em Manaus, as carretas foram escoltadas pela Pol\u00edcia Militar e Pol\u00edcia Rodovi\u00e1ria Federal (PRF) at\u00e9 o dep\u00f3sito do DNIT, onde ficar\u00e3o armazenadas. A empresa Air Liquide Brasil ficar\u00e1 respons\u00e1vel pela distribui\u00e7\u00e3o do oxig\u00eanio conforme a necessidade das unidades de sa\u00fade.<\/p>\n","post_title":"Carregamento com 160 mil metros c\u00fabicos de oxig\u00eanio chega a Manaus para abastecimento da rede de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"carregamento-com-160-mil-metros-cubicos-de-oxigenio-chega-a-manaus-para-abastecimento-da-rede-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-24 20:35:03","post_modified_gmt":"2021-01-25 00:35:03","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2184","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2075,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 18:40:31","post_date_gmt":"2021-01-22 22:40:31","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o vinculado \u00e0 Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu, nesta quinta-feira (21\/01), a doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento do Centro Universit\u00e1rio Fametro. O material est\u00e1 entre os Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs) de maior demanda nas unidades da rede p\u00fablica estadual de sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

As doa\u00e7\u00f5es da Fametro incluem 1 mil luvas de procedimento tamanho P, 2 mil tamanho M, e o restante tamanho G. A institui\u00e7\u00e3o doou ainda aventais descart\u00e1veis 50g, m\u00e1scaras triplas, toucas e luvas cir\u00fargicas, totalizando 9 mil unidades de EPIs.<\/p>\n\n\n\n

A Cema recebeu ainda doa\u00e7\u00f5es de 4,6 mil fraldas e 1 mil m\u00e1scaras KN95 da Associa\u00e7\u00e3o dos Magistrados da Justi\u00e7a do Trabalho da 11\u00aa Regi\u00e3o, al\u00e9m de 144 macac\u00f5es imperme\u00e1veis e 1 mil aventais da Associa\u00e7\u00e3o de Defensores P\u00fablicos do Estado do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Divulga\u00e7\u00e3o\/SES-AM<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Ainda na quinta (21\/01), a Central tamb\u00e9m recebeu doa\u00e7\u00f5es da Nestl\u00e9 Brasil. A empresa enviou 2.208 itens para nutri\u00e7\u00e3o de pacientes intubados acometidos pela Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013 Ap\u00f3s a mobiliza\u00e7\u00e3o volunt\u00e1ria de institui\u00e7\u00f5es privadas e da sociedade civil, a Cema est\u00e1 funcionando como ponto de entrega e distribui\u00e7\u00e3o de doa\u00e7\u00f5es para as unidades de Sa\u00fade na capital e no interior do estado.<\/p>\n\n\n\n

Para fazer doa\u00e7\u00f5es de medicamentos, EPIs, Produtos Para a Sa\u00fade (PPS) e outros insumos hospitalares, a Cema disponibilizou quatro canais de contato: (92) 98404-1860, 98126-5746, 99213-5586 ou pelo e-mail gerencialogisticacema@saude.am.gov.br. \u00c9 necess\u00e1rio fazer o agendamento da entrega previamente, para evitar aglomera\u00e7\u00f5es e garantir a prioridade de abastecimento dos insumos nas unidades.<\/p>\n\n\n\n

A lista de insumos que podem ser doados para a Central pode ser baixada no site da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (http:\/\/www.saude.am.gov.br\/painel\/doacovid.php).<\/p>\n","post_title":"Cema recebe doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento para unidades de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-doacao-de-5-mil-luvas-de-procedimento-para-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 18:00:18","post_modified_gmt":"2021-01-22 22:00:18","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2075","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2046,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 08:55:44","post_date_gmt":"2021-01-22 12:55:44","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Uma usina geradora de oxig\u00eanio foi instalada no Hospital Universit\u00e1rio Get\u00falio Vargas (HUGV), na \u00faltima quarta-feira (20). Atualmente, a unidade hospitalar conta com 60 leitos cl\u00ednicos espec\u00edficos para pacientes com Covid-19, a\u00e7\u00e3o articulada pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade e Governo do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

A usina produz at\u00e9 30m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora. A instala\u00e7\u00e3o da estrutura ocorreu ap\u00f3s negocia\u00e7\u00f5es entre a gest\u00e3o do hospital, a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh) e a White Martins. Segundo a Ebserh, o insumo deve atender a demanda atual do HUGV no atendimento aos pacientes com Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castr<\/em>o<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A usina entrou em produ\u00e7\u00e3o ao final da tarde do mesmo dia, quando os t\u00e9cnicos da White Martins e a equipe de infraestrutura do HUGV finalizaram o per\u00edodo de instala\u00e7\u00e3o e teste do equipamento.<\/p>\n\n\n\n

Usinas de oxig\u00eanio \u2013<\/strong> O Hospital Delphina Aziz recebeu nesta quinta-feira (21\/01) a instala\u00e7\u00e3o de duas usinas independentes, das sete que foram doadas pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. Ser\u00e1 instalada tamb\u00e9m uma usina no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Jo\u00e3o L\u00facio e uma no Hospital Universit\u00e1rio Francisca Mendes (HUFM). A estimativa \u00e9 de que na pr\u00f3xima semana todas estejam em funcionamento.<\/p>\n\n\n\n

As duas usinas instaladas no Delphina Aziz v\u00e3o atender a enfermaria de campanha montada pelo Ex\u00e9rcito na \u00e1rea externa da unidade. Juntas, as usinas t\u00eam capacidade de produzir 26 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora.<\/p>\n\n\n\n

No HUFM, a usina que ser\u00e1 instalada ter\u00e1 capacidade de produ\u00e7\u00e3o de 17 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora e ser\u00e1 capaz de atender 35 leitos cl\u00ednicos, ou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A usina do HPS Jo\u00e3o L\u00facio vai atender cerca de 45 leitos cl\u00ednicos. Quando todas as sete usinas estiverem instaladas, cerca de 200 leitos cl\u00ednicos ser\u00e3o atendidos, ou 120 UTIs.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castro<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013<\/strong> Na quarta-feira (20), o Amazonas recebeu cinco usinas independentes para a produ\u00e7\u00e3o de oxig\u00eanio l\u00edquido, doadas pelo Hospital S\u00edrio-Liban\u00eas, de S\u00e3o Paulo. Elas ser\u00e3o encaminhadas para os munic\u00edpios de Tef\u00e9, Eirunep\u00e9, L\u00e1brea, Tabatinga e Carauari. Al\u00e9m de uma requisi\u00e7\u00e3o do MS que ser\u00e1 encaminhada para Manacapuru.<\/p>\n\n\n\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Segundo informa\u00e7\u00f5es do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), os dois grupos se encontraram no Km 260 da rodovia, ponto conhecido como Igap\u00f3-A\u00e7u, e seguiram juntos at\u00e9 o munic\u00edpio do Careiro Castanho, onde foram embarcadas em duas balsas para serem transportadas at\u00e9 Manaus.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a superintendente do DNIT, Arlene Lamego, toda a log\u00edstica do transporte envolveu uma equipe de engenheiros e m\u00e1quinas pesadas, a fim de garantir a seguran\u00e7a do oxig\u00eanio at\u00e9 a chegada \u00e0 capital. Isso porque, conforme ela explica, a rodovia possui um trecho chamado de \u201ctrecho do meio\u201d, na altura do Km 405, onde h\u00e1 restri\u00e7\u00f5es ambientais de pavimenta\u00e7\u00e3o e a exist\u00eancia de atoleiros.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Rodrigo Santos\/S<\/em>ecom<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Para a superintendente do DNIT, a rapidez no deslocamento do insumo \u00e9 de extrema import\u00e2ncia para a rede de sa\u00fade do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s conseguimos trazer o segundo comboio, que saiu na quinta-feira \u00e0 tarde, e chegou hoje, no domingo, aqui em Manaus, ent\u00e3o foi r\u00e1pido e com um volume muito grande. Isso mostra a import\u00e2ncia da rodovia 319 para o DNIT, a import\u00e2ncia dela para o Minist\u00e9rio da Infraestrutura, para o Governo Federal e, sobretudo, nesse momento a fun\u00e7\u00e3o humanit\u00e1ria que ela est\u00e1 exercendo para contribuir para que o povo do Amazonas, o povo manauara saia dessa calamidade de sa\u00fade que se instalou\u201d, disse Lamego.<\/p>\n\n\n\n

Em Manaus, as carretas foram escoltadas pela Pol\u00edcia Militar e Pol\u00edcia Rodovi\u00e1ria Federal (PRF) at\u00e9 o dep\u00f3sito do DNIT, onde ficar\u00e3o armazenadas. A empresa Air Liquide Brasil ficar\u00e1 respons\u00e1vel pela distribui\u00e7\u00e3o do oxig\u00eanio conforme a necessidade das unidades de sa\u00fade.<\/p>\n","post_title":"Carregamento com 160 mil metros c\u00fabicos de oxig\u00eanio chega a Manaus para abastecimento da rede de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"carregamento-com-160-mil-metros-cubicos-de-oxigenio-chega-a-manaus-para-abastecimento-da-rede-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-24 20:35:03","post_modified_gmt":"2021-01-25 00:35:03","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2184","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2075,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 18:40:31","post_date_gmt":"2021-01-22 22:40:31","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o vinculado \u00e0 Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu, nesta quinta-feira (21\/01), a doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento do Centro Universit\u00e1rio Fametro. O material est\u00e1 entre os Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs) de maior demanda nas unidades da rede p\u00fablica estadual de sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

As doa\u00e7\u00f5es da Fametro incluem 1 mil luvas de procedimento tamanho P, 2 mil tamanho M, e o restante tamanho G. A institui\u00e7\u00e3o doou ainda aventais descart\u00e1veis 50g, m\u00e1scaras triplas, toucas e luvas cir\u00fargicas, totalizando 9 mil unidades de EPIs.<\/p>\n\n\n\n

A Cema recebeu ainda doa\u00e7\u00f5es de 4,6 mil fraldas e 1 mil m\u00e1scaras KN95 da Associa\u00e7\u00e3o dos Magistrados da Justi\u00e7a do Trabalho da 11\u00aa Regi\u00e3o, al\u00e9m de 144 macac\u00f5es imperme\u00e1veis e 1 mil aventais da Associa\u00e7\u00e3o de Defensores P\u00fablicos do Estado do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Divulga\u00e7\u00e3o\/SES-AM<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Ainda na quinta (21\/01), a Central tamb\u00e9m recebeu doa\u00e7\u00f5es da Nestl\u00e9 Brasil. A empresa enviou 2.208 itens para nutri\u00e7\u00e3o de pacientes intubados acometidos pela Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013 Ap\u00f3s a mobiliza\u00e7\u00e3o volunt\u00e1ria de institui\u00e7\u00f5es privadas e da sociedade civil, a Cema est\u00e1 funcionando como ponto de entrega e distribui\u00e7\u00e3o de doa\u00e7\u00f5es para as unidades de Sa\u00fade na capital e no interior do estado.<\/p>\n\n\n\n

Para fazer doa\u00e7\u00f5es de medicamentos, EPIs, Produtos Para a Sa\u00fade (PPS) e outros insumos hospitalares, a Cema disponibilizou quatro canais de contato: (92) 98404-1860, 98126-5746, 99213-5586 ou pelo e-mail gerencialogisticacema@saude.am.gov.br. \u00c9 necess\u00e1rio fazer o agendamento da entrega previamente, para evitar aglomera\u00e7\u00f5es e garantir a prioridade de abastecimento dos insumos nas unidades.<\/p>\n\n\n\n

A lista de insumos que podem ser doados para a Central pode ser baixada no site da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (http:\/\/www.saude.am.gov.br\/painel\/doacovid.php).<\/p>\n","post_title":"Cema recebe doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento para unidades de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-doacao-de-5-mil-luvas-de-procedimento-para-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 18:00:18","post_modified_gmt":"2021-01-22 22:00:18","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2075","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2046,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 08:55:44","post_date_gmt":"2021-01-22 12:55:44","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Uma usina geradora de oxig\u00eanio foi instalada no Hospital Universit\u00e1rio Get\u00falio Vargas (HUGV), na \u00faltima quarta-feira (20). Atualmente, a unidade hospitalar conta com 60 leitos cl\u00ednicos espec\u00edficos para pacientes com Covid-19, a\u00e7\u00e3o articulada pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade e Governo do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

A usina produz at\u00e9 30m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora. A instala\u00e7\u00e3o da estrutura ocorreu ap\u00f3s negocia\u00e7\u00f5es entre a gest\u00e3o do hospital, a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh) e a White Martins. Segundo a Ebserh, o insumo deve atender a demanda atual do HUGV no atendimento aos pacientes com Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castr<\/em>o<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A usina entrou em produ\u00e7\u00e3o ao final da tarde do mesmo dia, quando os t\u00e9cnicos da White Martins e a equipe de infraestrutura do HUGV finalizaram o per\u00edodo de instala\u00e7\u00e3o e teste do equipamento.<\/p>\n\n\n\n

Usinas de oxig\u00eanio \u2013<\/strong> O Hospital Delphina Aziz recebeu nesta quinta-feira (21\/01) a instala\u00e7\u00e3o de duas usinas independentes, das sete que foram doadas pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. Ser\u00e1 instalada tamb\u00e9m uma usina no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Jo\u00e3o L\u00facio e uma no Hospital Universit\u00e1rio Francisca Mendes (HUFM). A estimativa \u00e9 de que na pr\u00f3xima semana todas estejam em funcionamento.<\/p>\n\n\n\n

As duas usinas instaladas no Delphina Aziz v\u00e3o atender a enfermaria de campanha montada pelo Ex\u00e9rcito na \u00e1rea externa da unidade. Juntas, as usinas t\u00eam capacidade de produzir 26 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora.<\/p>\n\n\n\n

No HUFM, a usina que ser\u00e1 instalada ter\u00e1 capacidade de produ\u00e7\u00e3o de 17 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora e ser\u00e1 capaz de atender 35 leitos cl\u00ednicos, ou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A usina do HPS Jo\u00e3o L\u00facio vai atender cerca de 45 leitos cl\u00ednicos. Quando todas as sete usinas estiverem instaladas, cerca de 200 leitos cl\u00ednicos ser\u00e3o atendidos, ou 120 UTIs.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castro<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013<\/strong> Na quarta-feira (20), o Amazonas recebeu cinco usinas independentes para a produ\u00e7\u00e3o de oxig\u00eanio l\u00edquido, doadas pelo Hospital S\u00edrio-Liban\u00eas, de S\u00e3o Paulo. Elas ser\u00e3o encaminhadas para os munic\u00edpios de Tef\u00e9, Eirunep\u00e9, L\u00e1brea, Tabatinga e Carauari. Al\u00e9m de uma requisi\u00e7\u00e3o do MS que ser\u00e1 encaminhada para Manacapuru.<\/p>\n\n\n\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

O oxig\u00eanio \u00e9 da empresa de gases Air Liquide Brasil e foi transportado em dois comboios de carretas da empresa IC Transportes. A primeira frota saiu na quarta-feira (20\/01) e a segunda na quinta-feira (21\/01) de Porto Velho. No total, o comboio percorreu 877 quil\u00f4metros at\u00e9 Manaus.<\/p>\n\n\n\n

Segundo informa\u00e7\u00f5es do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), os dois grupos se encontraram no Km 260 da rodovia, ponto conhecido como Igap\u00f3-A\u00e7u, e seguiram juntos at\u00e9 o munic\u00edpio do Careiro Castanho, onde foram embarcadas em duas balsas para serem transportadas at\u00e9 Manaus.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a superintendente do DNIT, Arlene Lamego, toda a log\u00edstica do transporte envolveu uma equipe de engenheiros e m\u00e1quinas pesadas, a fim de garantir a seguran\u00e7a do oxig\u00eanio at\u00e9 a chegada \u00e0 capital. Isso porque, conforme ela explica, a rodovia possui um trecho chamado de \u201ctrecho do meio\u201d, na altura do Km 405, onde h\u00e1 restri\u00e7\u00f5es ambientais de pavimenta\u00e7\u00e3o e a exist\u00eancia de atoleiros.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Rodrigo Santos\/S<\/em>ecom<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Para a superintendente do DNIT, a rapidez no deslocamento do insumo \u00e9 de extrema import\u00e2ncia para a rede de sa\u00fade do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s conseguimos trazer o segundo comboio, que saiu na quinta-feira \u00e0 tarde, e chegou hoje, no domingo, aqui em Manaus, ent\u00e3o foi r\u00e1pido e com um volume muito grande. Isso mostra a import\u00e2ncia da rodovia 319 para o DNIT, a import\u00e2ncia dela para o Minist\u00e9rio da Infraestrutura, para o Governo Federal e, sobretudo, nesse momento a fun\u00e7\u00e3o humanit\u00e1ria que ela est\u00e1 exercendo para contribuir para que o povo do Amazonas, o povo manauara saia dessa calamidade de sa\u00fade que se instalou\u201d, disse Lamego.<\/p>\n\n\n\n

Em Manaus, as carretas foram escoltadas pela Pol\u00edcia Militar e Pol\u00edcia Rodovi\u00e1ria Federal (PRF) at\u00e9 o dep\u00f3sito do DNIT, onde ficar\u00e3o armazenadas. A empresa Air Liquide Brasil ficar\u00e1 respons\u00e1vel pela distribui\u00e7\u00e3o do oxig\u00eanio conforme a necessidade das unidades de sa\u00fade.<\/p>\n","post_title":"Carregamento com 160 mil metros c\u00fabicos de oxig\u00eanio chega a Manaus para abastecimento da rede de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"carregamento-com-160-mil-metros-cubicos-de-oxigenio-chega-a-manaus-para-abastecimento-da-rede-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-24 20:35:03","post_modified_gmt":"2021-01-25 00:35:03","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2184","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2075,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 18:40:31","post_date_gmt":"2021-01-22 22:40:31","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o vinculado \u00e0 Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu, nesta quinta-feira (21\/01), a doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento do Centro Universit\u00e1rio Fametro. O material est\u00e1 entre os Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs) de maior demanda nas unidades da rede p\u00fablica estadual de sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

As doa\u00e7\u00f5es da Fametro incluem 1 mil luvas de procedimento tamanho P, 2 mil tamanho M, e o restante tamanho G. A institui\u00e7\u00e3o doou ainda aventais descart\u00e1veis 50g, m\u00e1scaras triplas, toucas e luvas cir\u00fargicas, totalizando 9 mil unidades de EPIs.<\/p>\n\n\n\n

A Cema recebeu ainda doa\u00e7\u00f5es de 4,6 mil fraldas e 1 mil m\u00e1scaras KN95 da Associa\u00e7\u00e3o dos Magistrados da Justi\u00e7a do Trabalho da 11\u00aa Regi\u00e3o, al\u00e9m de 144 macac\u00f5es imperme\u00e1veis e 1 mil aventais da Associa\u00e7\u00e3o de Defensores P\u00fablicos do Estado do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Divulga\u00e7\u00e3o\/SES-AM<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Ainda na quinta (21\/01), a Central tamb\u00e9m recebeu doa\u00e7\u00f5es da Nestl\u00e9 Brasil. A empresa enviou 2.208 itens para nutri\u00e7\u00e3o de pacientes intubados acometidos pela Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013 Ap\u00f3s a mobiliza\u00e7\u00e3o volunt\u00e1ria de institui\u00e7\u00f5es privadas e da sociedade civil, a Cema est\u00e1 funcionando como ponto de entrega e distribui\u00e7\u00e3o de doa\u00e7\u00f5es para as unidades de Sa\u00fade na capital e no interior do estado.<\/p>\n\n\n\n

Para fazer doa\u00e7\u00f5es de medicamentos, EPIs, Produtos Para a Sa\u00fade (PPS) e outros insumos hospitalares, a Cema disponibilizou quatro canais de contato: (92) 98404-1860, 98126-5746, 99213-5586 ou pelo e-mail gerencialogisticacema@saude.am.gov.br. \u00c9 necess\u00e1rio fazer o agendamento da entrega previamente, para evitar aglomera\u00e7\u00f5es e garantir a prioridade de abastecimento dos insumos nas unidades.<\/p>\n\n\n\n

A lista de insumos que podem ser doados para a Central pode ser baixada no site da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (http:\/\/www.saude.am.gov.br\/painel\/doacovid.php).<\/p>\n","post_title":"Cema recebe doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento para unidades de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-doacao-de-5-mil-luvas-de-procedimento-para-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 18:00:18","post_modified_gmt":"2021-01-22 22:00:18","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2075","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2046,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 08:55:44","post_date_gmt":"2021-01-22 12:55:44","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Uma usina geradora de oxig\u00eanio foi instalada no Hospital Universit\u00e1rio Get\u00falio Vargas (HUGV), na \u00faltima quarta-feira (20). Atualmente, a unidade hospitalar conta com 60 leitos cl\u00ednicos espec\u00edficos para pacientes com Covid-19, a\u00e7\u00e3o articulada pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade e Governo do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

A usina produz at\u00e9 30m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora. A instala\u00e7\u00e3o da estrutura ocorreu ap\u00f3s negocia\u00e7\u00f5es entre a gest\u00e3o do hospital, a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh) e a White Martins. Segundo a Ebserh, o insumo deve atender a demanda atual do HUGV no atendimento aos pacientes com Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castr<\/em>o<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A usina entrou em produ\u00e7\u00e3o ao final da tarde do mesmo dia, quando os t\u00e9cnicos da White Martins e a equipe de infraestrutura do HUGV finalizaram o per\u00edodo de instala\u00e7\u00e3o e teste do equipamento.<\/p>\n\n\n\n

Usinas de oxig\u00eanio \u2013<\/strong> O Hospital Delphina Aziz recebeu nesta quinta-feira (21\/01) a instala\u00e7\u00e3o de duas usinas independentes, das sete que foram doadas pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. Ser\u00e1 instalada tamb\u00e9m uma usina no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Jo\u00e3o L\u00facio e uma no Hospital Universit\u00e1rio Francisca Mendes (HUFM). A estimativa \u00e9 de que na pr\u00f3xima semana todas estejam em funcionamento.<\/p>\n\n\n\n

As duas usinas instaladas no Delphina Aziz v\u00e3o atender a enfermaria de campanha montada pelo Ex\u00e9rcito na \u00e1rea externa da unidade. Juntas, as usinas t\u00eam capacidade de produzir 26 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora.<\/p>\n\n\n\n

No HUFM, a usina que ser\u00e1 instalada ter\u00e1 capacidade de produ\u00e7\u00e3o de 17 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora e ser\u00e1 capaz de atender 35 leitos cl\u00ednicos, ou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A usina do HPS Jo\u00e3o L\u00facio vai atender cerca de 45 leitos cl\u00ednicos. Quando todas as sete usinas estiverem instaladas, cerca de 200 leitos cl\u00ednicos ser\u00e3o atendidos, ou 120 UTIs.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castro<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013<\/strong> Na quarta-feira (20), o Amazonas recebeu cinco usinas independentes para a produ\u00e7\u00e3o de oxig\u00eanio l\u00edquido, doadas pelo Hospital S\u00edrio-Liban\u00eas, de S\u00e3o Paulo. Elas ser\u00e3o encaminhadas para os munic\u00edpios de Tef\u00e9, Eirunep\u00e9, L\u00e1brea, Tabatinga e Carauari. Al\u00e9m de uma requisi\u00e7\u00e3o do MS que ser\u00e1 encaminhada para Manacapuru.<\/p>\n\n\n\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Manaus - AM|<\/strong> Um carregamento de 160 mil metros c\u00fabicos de oxig\u00eanio chegou a Manaus no in\u00edcio da tarde deste domingo (24\/01), para atender a demanda da rede de sa\u00fade do Amazonas. A carga aportou em duas balsas no Porto da Ceasa, zona sul, por volta das 12h30, vindas de Porto Velho (RO), por meio da rodovia BR-319.<\/p>\n\n\n\n

O oxig\u00eanio \u00e9 da empresa de gases Air Liquide Brasil e foi transportado em dois comboios de carretas da empresa IC Transportes. A primeira frota saiu na quarta-feira (20\/01) e a segunda na quinta-feira (21\/01) de Porto Velho. No total, o comboio percorreu 877 quil\u00f4metros at\u00e9 Manaus.<\/p>\n\n\n\n

Segundo informa\u00e7\u00f5es do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), os dois grupos se encontraram no Km 260 da rodovia, ponto conhecido como Igap\u00f3-A\u00e7u, e seguiram juntos at\u00e9 o munic\u00edpio do Careiro Castanho, onde foram embarcadas em duas balsas para serem transportadas at\u00e9 Manaus.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a superintendente do DNIT, Arlene Lamego, toda a log\u00edstica do transporte envolveu uma equipe de engenheiros e m\u00e1quinas pesadas, a fim de garantir a seguran\u00e7a do oxig\u00eanio at\u00e9 a chegada \u00e0 capital. Isso porque, conforme ela explica, a rodovia possui um trecho chamado de \u201ctrecho do meio\u201d, na altura do Km 405, onde h\u00e1 restri\u00e7\u00f5es ambientais de pavimenta\u00e7\u00e3o e a exist\u00eancia de atoleiros.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Rodrigo Santos\/S<\/em>ecom<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Para a superintendente do DNIT, a rapidez no deslocamento do insumo \u00e9 de extrema import\u00e2ncia para a rede de sa\u00fade do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s conseguimos trazer o segundo comboio, que saiu na quinta-feira \u00e0 tarde, e chegou hoje, no domingo, aqui em Manaus, ent\u00e3o foi r\u00e1pido e com um volume muito grande. Isso mostra a import\u00e2ncia da rodovia 319 para o DNIT, a import\u00e2ncia dela para o Minist\u00e9rio da Infraestrutura, para o Governo Federal e, sobretudo, nesse momento a fun\u00e7\u00e3o humanit\u00e1ria que ela est\u00e1 exercendo para contribuir para que o povo do Amazonas, o povo manauara saia dessa calamidade de sa\u00fade que se instalou\u201d, disse Lamego.<\/p>\n\n\n\n

Em Manaus, as carretas foram escoltadas pela Pol\u00edcia Militar e Pol\u00edcia Rodovi\u00e1ria Federal (PRF) at\u00e9 o dep\u00f3sito do DNIT, onde ficar\u00e3o armazenadas. A empresa Air Liquide Brasil ficar\u00e1 respons\u00e1vel pela distribui\u00e7\u00e3o do oxig\u00eanio conforme a necessidade das unidades de sa\u00fade.<\/p>\n","post_title":"Carregamento com 160 mil metros c\u00fabicos de oxig\u00eanio chega a Manaus para abastecimento da rede de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"carregamento-com-160-mil-metros-cubicos-de-oxigenio-chega-a-manaus-para-abastecimento-da-rede-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-24 20:35:03","post_modified_gmt":"2021-01-25 00:35:03","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2184","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2075,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 18:40:31","post_date_gmt":"2021-01-22 22:40:31","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o vinculado \u00e0 Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu, nesta quinta-feira (21\/01), a doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento do Centro Universit\u00e1rio Fametro. O material est\u00e1 entre os Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs) de maior demanda nas unidades da rede p\u00fablica estadual de sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

As doa\u00e7\u00f5es da Fametro incluem 1 mil luvas de procedimento tamanho P, 2 mil tamanho M, e o restante tamanho G. A institui\u00e7\u00e3o doou ainda aventais descart\u00e1veis 50g, m\u00e1scaras triplas, toucas e luvas cir\u00fargicas, totalizando 9 mil unidades de EPIs.<\/p>\n\n\n\n

A Cema recebeu ainda doa\u00e7\u00f5es de 4,6 mil fraldas e 1 mil m\u00e1scaras KN95 da Associa\u00e7\u00e3o dos Magistrados da Justi\u00e7a do Trabalho da 11\u00aa Regi\u00e3o, al\u00e9m de 144 macac\u00f5es imperme\u00e1veis e 1 mil aventais da Associa\u00e7\u00e3o de Defensores P\u00fablicos do Estado do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Divulga\u00e7\u00e3o\/SES-AM<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Ainda na quinta (21\/01), a Central tamb\u00e9m recebeu doa\u00e7\u00f5es da Nestl\u00e9 Brasil. A empresa enviou 2.208 itens para nutri\u00e7\u00e3o de pacientes intubados acometidos pela Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013 Ap\u00f3s a mobiliza\u00e7\u00e3o volunt\u00e1ria de institui\u00e7\u00f5es privadas e da sociedade civil, a Cema est\u00e1 funcionando como ponto de entrega e distribui\u00e7\u00e3o de doa\u00e7\u00f5es para as unidades de Sa\u00fade na capital e no interior do estado.<\/p>\n\n\n\n

Para fazer doa\u00e7\u00f5es de medicamentos, EPIs, Produtos Para a Sa\u00fade (PPS) e outros insumos hospitalares, a Cema disponibilizou quatro canais de contato: (92) 98404-1860, 98126-5746, 99213-5586 ou pelo e-mail gerencialogisticacema@saude.am.gov.br. \u00c9 necess\u00e1rio fazer o agendamento da entrega previamente, para evitar aglomera\u00e7\u00f5es e garantir a prioridade de abastecimento dos insumos nas unidades.<\/p>\n\n\n\n

A lista de insumos que podem ser doados para a Central pode ser baixada no site da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (http:\/\/www.saude.am.gov.br\/painel\/doacovid.php).<\/p>\n","post_title":"Cema recebe doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento para unidades de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-doacao-de-5-mil-luvas-de-procedimento-para-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 18:00:18","post_modified_gmt":"2021-01-22 22:00:18","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2075","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2046,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 08:55:44","post_date_gmt":"2021-01-22 12:55:44","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Uma usina geradora de oxig\u00eanio foi instalada no Hospital Universit\u00e1rio Get\u00falio Vargas (HUGV), na \u00faltima quarta-feira (20). Atualmente, a unidade hospitalar conta com 60 leitos cl\u00ednicos espec\u00edficos para pacientes com Covid-19, a\u00e7\u00e3o articulada pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade e Governo do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

A usina produz at\u00e9 30m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora. A instala\u00e7\u00e3o da estrutura ocorreu ap\u00f3s negocia\u00e7\u00f5es entre a gest\u00e3o do hospital, a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh) e a White Martins. Segundo a Ebserh, o insumo deve atender a demanda atual do HUGV no atendimento aos pacientes com Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castr<\/em>o<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A usina entrou em produ\u00e7\u00e3o ao final da tarde do mesmo dia, quando os t\u00e9cnicos da White Martins e a equipe de infraestrutura do HUGV finalizaram o per\u00edodo de instala\u00e7\u00e3o e teste do equipamento.<\/p>\n\n\n\n

Usinas de oxig\u00eanio \u2013<\/strong> O Hospital Delphina Aziz recebeu nesta quinta-feira (21\/01) a instala\u00e7\u00e3o de duas usinas independentes, das sete que foram doadas pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. Ser\u00e1 instalada tamb\u00e9m uma usina no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Jo\u00e3o L\u00facio e uma no Hospital Universit\u00e1rio Francisca Mendes (HUFM). A estimativa \u00e9 de que na pr\u00f3xima semana todas estejam em funcionamento.<\/p>\n\n\n\n

As duas usinas instaladas no Delphina Aziz v\u00e3o atender a enfermaria de campanha montada pelo Ex\u00e9rcito na \u00e1rea externa da unidade. Juntas, as usinas t\u00eam capacidade de produzir 26 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora.<\/p>\n\n\n\n

No HUFM, a usina que ser\u00e1 instalada ter\u00e1 capacidade de produ\u00e7\u00e3o de 17 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora e ser\u00e1 capaz de atender 35 leitos cl\u00ednicos, ou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A usina do HPS Jo\u00e3o L\u00facio vai atender cerca de 45 leitos cl\u00ednicos. Quando todas as sete usinas estiverem instaladas, cerca de 200 leitos cl\u00ednicos ser\u00e3o atendidos, ou 120 UTIs.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castro<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013<\/strong> Na quarta-feira (20), o Amazonas recebeu cinco usinas independentes para a produ\u00e7\u00e3o de oxig\u00eanio l\u00edquido, doadas pelo Hospital S\u00edrio-Liban\u00eas, de S\u00e3o Paulo. Elas ser\u00e3o encaminhadas para os munic\u00edpios de Tef\u00e9, Eirunep\u00e9, L\u00e1brea, Tabatinga e Carauari. Al\u00e9m de uma requisi\u00e7\u00e3o do MS que ser\u00e1 encaminhada para Manacapuru.<\/p>\n\n\n\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n
\n\n\n\n

Manaus - AM|<\/strong> Um carregamento de 160 mil metros c\u00fabicos de oxig\u00eanio chegou a Manaus no in\u00edcio da tarde deste domingo (24\/01), para atender a demanda da rede de sa\u00fade do Amazonas. A carga aportou em duas balsas no Porto da Ceasa, zona sul, por volta das 12h30, vindas de Porto Velho (RO), por meio da rodovia BR-319.<\/p>\n\n\n\n

O oxig\u00eanio \u00e9 da empresa de gases Air Liquide Brasil e foi transportado em dois comboios de carretas da empresa IC Transportes. A primeira frota saiu na quarta-feira (20\/01) e a segunda na quinta-feira (21\/01) de Porto Velho. No total, o comboio percorreu 877 quil\u00f4metros at\u00e9 Manaus.<\/p>\n\n\n\n

Segundo informa\u00e7\u00f5es do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), os dois grupos se encontraram no Km 260 da rodovia, ponto conhecido como Igap\u00f3-A\u00e7u, e seguiram juntos at\u00e9 o munic\u00edpio do Careiro Castanho, onde foram embarcadas em duas balsas para serem transportadas at\u00e9 Manaus.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a superintendente do DNIT, Arlene Lamego, toda a log\u00edstica do transporte envolveu uma equipe de engenheiros e m\u00e1quinas pesadas, a fim de garantir a seguran\u00e7a do oxig\u00eanio at\u00e9 a chegada \u00e0 capital. Isso porque, conforme ela explica, a rodovia possui um trecho chamado de \u201ctrecho do meio\u201d, na altura do Km 405, onde h\u00e1 restri\u00e7\u00f5es ambientais de pavimenta\u00e7\u00e3o e a exist\u00eancia de atoleiros.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Rodrigo Santos\/S<\/em>ecom<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Para a superintendente do DNIT, a rapidez no deslocamento do insumo \u00e9 de extrema import\u00e2ncia para a rede de sa\u00fade do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s conseguimos trazer o segundo comboio, que saiu na quinta-feira \u00e0 tarde, e chegou hoje, no domingo, aqui em Manaus, ent\u00e3o foi r\u00e1pido e com um volume muito grande. Isso mostra a import\u00e2ncia da rodovia 319 para o DNIT, a import\u00e2ncia dela para o Minist\u00e9rio da Infraestrutura, para o Governo Federal e, sobretudo, nesse momento a fun\u00e7\u00e3o humanit\u00e1ria que ela est\u00e1 exercendo para contribuir para que o povo do Amazonas, o povo manauara saia dessa calamidade de sa\u00fade que se instalou\u201d, disse Lamego.<\/p>\n\n\n\n

Em Manaus, as carretas foram escoltadas pela Pol\u00edcia Militar e Pol\u00edcia Rodovi\u00e1ria Federal (PRF) at\u00e9 o dep\u00f3sito do DNIT, onde ficar\u00e3o armazenadas. A empresa Air Liquide Brasil ficar\u00e1 respons\u00e1vel pela distribui\u00e7\u00e3o do oxig\u00eanio conforme a necessidade das unidades de sa\u00fade.<\/p>\n","post_title":"Carregamento com 160 mil metros c\u00fabicos de oxig\u00eanio chega a Manaus para abastecimento da rede de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"carregamento-com-160-mil-metros-cubicos-de-oxigenio-chega-a-manaus-para-abastecimento-da-rede-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-24 20:35:03","post_modified_gmt":"2021-01-25 00:35:03","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2184","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2075,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 18:40:31","post_date_gmt":"2021-01-22 22:40:31","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o vinculado \u00e0 Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu, nesta quinta-feira (21\/01), a doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento do Centro Universit\u00e1rio Fametro. O material est\u00e1 entre os Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs) de maior demanda nas unidades da rede p\u00fablica estadual de sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

As doa\u00e7\u00f5es da Fametro incluem 1 mil luvas de procedimento tamanho P, 2 mil tamanho M, e o restante tamanho G. A institui\u00e7\u00e3o doou ainda aventais descart\u00e1veis 50g, m\u00e1scaras triplas, toucas e luvas cir\u00fargicas, totalizando 9 mil unidades de EPIs.<\/p>\n\n\n\n

A Cema recebeu ainda doa\u00e7\u00f5es de 4,6 mil fraldas e 1 mil m\u00e1scaras KN95 da Associa\u00e7\u00e3o dos Magistrados da Justi\u00e7a do Trabalho da 11\u00aa Regi\u00e3o, al\u00e9m de 144 macac\u00f5es imperme\u00e1veis e 1 mil aventais da Associa\u00e7\u00e3o de Defensores P\u00fablicos do Estado do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Divulga\u00e7\u00e3o\/SES-AM<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Ainda na quinta (21\/01), a Central tamb\u00e9m recebeu doa\u00e7\u00f5es da Nestl\u00e9 Brasil. A empresa enviou 2.208 itens para nutri\u00e7\u00e3o de pacientes intubados acometidos pela Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013 Ap\u00f3s a mobiliza\u00e7\u00e3o volunt\u00e1ria de institui\u00e7\u00f5es privadas e da sociedade civil, a Cema est\u00e1 funcionando como ponto de entrega e distribui\u00e7\u00e3o de doa\u00e7\u00f5es para as unidades de Sa\u00fade na capital e no interior do estado.<\/p>\n\n\n\n

Para fazer doa\u00e7\u00f5es de medicamentos, EPIs, Produtos Para a Sa\u00fade (PPS) e outros insumos hospitalares, a Cema disponibilizou quatro canais de contato: (92) 98404-1860, 98126-5746, 99213-5586 ou pelo e-mail gerencialogisticacema@saude.am.gov.br. \u00c9 necess\u00e1rio fazer o agendamento da entrega previamente, para evitar aglomera\u00e7\u00f5es e garantir a prioridade de abastecimento dos insumos nas unidades.<\/p>\n\n\n\n

A lista de insumos que podem ser doados para a Central pode ser baixada no site da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (http:\/\/www.saude.am.gov.br\/painel\/doacovid.php).<\/p>\n","post_title":"Cema recebe doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento para unidades de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-doacao-de-5-mil-luvas-de-procedimento-para-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 18:00:18","post_modified_gmt":"2021-01-22 22:00:18","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2075","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2046,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 08:55:44","post_date_gmt":"2021-01-22 12:55:44","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Uma usina geradora de oxig\u00eanio foi instalada no Hospital Universit\u00e1rio Get\u00falio Vargas (HUGV), na \u00faltima quarta-feira (20). Atualmente, a unidade hospitalar conta com 60 leitos cl\u00ednicos espec\u00edficos para pacientes com Covid-19, a\u00e7\u00e3o articulada pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade e Governo do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

A usina produz at\u00e9 30m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora. A instala\u00e7\u00e3o da estrutura ocorreu ap\u00f3s negocia\u00e7\u00f5es entre a gest\u00e3o do hospital, a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh) e a White Martins. Segundo a Ebserh, o insumo deve atender a demanda atual do HUGV no atendimento aos pacientes com Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castr<\/em>o<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A usina entrou em produ\u00e7\u00e3o ao final da tarde do mesmo dia, quando os t\u00e9cnicos da White Martins e a equipe de infraestrutura do HUGV finalizaram o per\u00edodo de instala\u00e7\u00e3o e teste do equipamento.<\/p>\n\n\n\n

Usinas de oxig\u00eanio \u2013<\/strong> O Hospital Delphina Aziz recebeu nesta quinta-feira (21\/01) a instala\u00e7\u00e3o de duas usinas independentes, das sete que foram doadas pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. Ser\u00e1 instalada tamb\u00e9m uma usina no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Jo\u00e3o L\u00facio e uma no Hospital Universit\u00e1rio Francisca Mendes (HUFM). A estimativa \u00e9 de que na pr\u00f3xima semana todas estejam em funcionamento.<\/p>\n\n\n\n

As duas usinas instaladas no Delphina Aziz v\u00e3o atender a enfermaria de campanha montada pelo Ex\u00e9rcito na \u00e1rea externa da unidade. Juntas, as usinas t\u00eam capacidade de produzir 26 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora.<\/p>\n\n\n\n

No HUFM, a usina que ser\u00e1 instalada ter\u00e1 capacidade de produ\u00e7\u00e3o de 17 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora e ser\u00e1 capaz de atender 35 leitos cl\u00ednicos, ou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A usina do HPS Jo\u00e3o L\u00facio vai atender cerca de 45 leitos cl\u00ednicos. Quando todas as sete usinas estiverem instaladas, cerca de 200 leitos cl\u00ednicos ser\u00e3o atendidos, ou 120 UTIs.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castro<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013<\/strong> Na quarta-feira (20), o Amazonas recebeu cinco usinas independentes para a produ\u00e7\u00e3o de oxig\u00eanio l\u00edquido, doadas pelo Hospital S\u00edrio-Liban\u00eas, de S\u00e3o Paulo. Elas ser\u00e3o encaminhadas para os munic\u00edpios de Tef\u00e9, Eirunep\u00e9, L\u00e1brea, Tabatinga e Carauari. Al\u00e9m de uma requisi\u00e7\u00e3o do MS que ser\u00e1 encaminhada para Manacapuru.<\/p>\n\n\n\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n
\"\"
Foto: Rodrigo Santos\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n
\n\n\n\n

Manaus - AM|<\/strong> Um carregamento de 160 mil metros c\u00fabicos de oxig\u00eanio chegou a Manaus no in\u00edcio da tarde deste domingo (24\/01), para atender a demanda da rede de sa\u00fade do Amazonas. A carga aportou em duas balsas no Porto da Ceasa, zona sul, por volta das 12h30, vindas de Porto Velho (RO), por meio da rodovia BR-319.<\/p>\n\n\n\n

O oxig\u00eanio \u00e9 da empresa de gases Air Liquide Brasil e foi transportado em dois comboios de carretas da empresa IC Transportes. A primeira frota saiu na quarta-feira (20\/01) e a segunda na quinta-feira (21\/01) de Porto Velho. No total, o comboio percorreu 877 quil\u00f4metros at\u00e9 Manaus.<\/p>\n\n\n\n

Segundo informa\u00e7\u00f5es do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), os dois grupos se encontraram no Km 260 da rodovia, ponto conhecido como Igap\u00f3-A\u00e7u, e seguiram juntos at\u00e9 o munic\u00edpio do Careiro Castanho, onde foram embarcadas em duas balsas para serem transportadas at\u00e9 Manaus.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a superintendente do DNIT, Arlene Lamego, toda a log\u00edstica do transporte envolveu uma equipe de engenheiros e m\u00e1quinas pesadas, a fim de garantir a seguran\u00e7a do oxig\u00eanio at\u00e9 a chegada \u00e0 capital. Isso porque, conforme ela explica, a rodovia possui um trecho chamado de \u201ctrecho do meio\u201d, na altura do Km 405, onde h\u00e1 restri\u00e7\u00f5es ambientais de pavimenta\u00e7\u00e3o e a exist\u00eancia de atoleiros.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Rodrigo Santos\/S<\/em>ecom<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Para a superintendente do DNIT, a rapidez no deslocamento do insumo \u00e9 de extrema import\u00e2ncia para a rede de sa\u00fade do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s conseguimos trazer o segundo comboio, que saiu na quinta-feira \u00e0 tarde, e chegou hoje, no domingo, aqui em Manaus, ent\u00e3o foi r\u00e1pido e com um volume muito grande. Isso mostra a import\u00e2ncia da rodovia 319 para o DNIT, a import\u00e2ncia dela para o Minist\u00e9rio da Infraestrutura, para o Governo Federal e, sobretudo, nesse momento a fun\u00e7\u00e3o humanit\u00e1ria que ela est\u00e1 exercendo para contribuir para que o povo do Amazonas, o povo manauara saia dessa calamidade de sa\u00fade que se instalou\u201d, disse Lamego.<\/p>\n\n\n\n

Em Manaus, as carretas foram escoltadas pela Pol\u00edcia Militar e Pol\u00edcia Rodovi\u00e1ria Federal (PRF) at\u00e9 o dep\u00f3sito do DNIT, onde ficar\u00e3o armazenadas. A empresa Air Liquide Brasil ficar\u00e1 respons\u00e1vel pela distribui\u00e7\u00e3o do oxig\u00eanio conforme a necessidade das unidades de sa\u00fade.<\/p>\n","post_title":"Carregamento com 160 mil metros c\u00fabicos de oxig\u00eanio chega a Manaus para abastecimento da rede de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"carregamento-com-160-mil-metros-cubicos-de-oxigenio-chega-a-manaus-para-abastecimento-da-rede-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-24 20:35:03","post_modified_gmt":"2021-01-25 00:35:03","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2184","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2075,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 18:40:31","post_date_gmt":"2021-01-22 22:40:31","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o vinculado \u00e0 Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu, nesta quinta-feira (21\/01), a doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento do Centro Universit\u00e1rio Fametro. O material est\u00e1 entre os Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs) de maior demanda nas unidades da rede p\u00fablica estadual de sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

As doa\u00e7\u00f5es da Fametro incluem 1 mil luvas de procedimento tamanho P, 2 mil tamanho M, e o restante tamanho G. A institui\u00e7\u00e3o doou ainda aventais descart\u00e1veis 50g, m\u00e1scaras triplas, toucas e luvas cir\u00fargicas, totalizando 9 mil unidades de EPIs.<\/p>\n\n\n\n

A Cema recebeu ainda doa\u00e7\u00f5es de 4,6 mil fraldas e 1 mil m\u00e1scaras KN95 da Associa\u00e7\u00e3o dos Magistrados da Justi\u00e7a do Trabalho da 11\u00aa Regi\u00e3o, al\u00e9m de 144 macac\u00f5es imperme\u00e1veis e 1 mil aventais da Associa\u00e7\u00e3o de Defensores P\u00fablicos do Estado do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Divulga\u00e7\u00e3o\/SES-AM<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Ainda na quinta (21\/01), a Central tamb\u00e9m recebeu doa\u00e7\u00f5es da Nestl\u00e9 Brasil. A empresa enviou 2.208 itens para nutri\u00e7\u00e3o de pacientes intubados acometidos pela Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013 Ap\u00f3s a mobiliza\u00e7\u00e3o volunt\u00e1ria de institui\u00e7\u00f5es privadas e da sociedade civil, a Cema est\u00e1 funcionando como ponto de entrega e distribui\u00e7\u00e3o de doa\u00e7\u00f5es para as unidades de Sa\u00fade na capital e no interior do estado.<\/p>\n\n\n\n

Para fazer doa\u00e7\u00f5es de medicamentos, EPIs, Produtos Para a Sa\u00fade (PPS) e outros insumos hospitalares, a Cema disponibilizou quatro canais de contato: (92) 98404-1860, 98126-5746, 99213-5586 ou pelo e-mail gerencialogisticacema@saude.am.gov.br. \u00c9 necess\u00e1rio fazer o agendamento da entrega previamente, para evitar aglomera\u00e7\u00f5es e garantir a prioridade de abastecimento dos insumos nas unidades.<\/p>\n\n\n\n

A lista de insumos que podem ser doados para a Central pode ser baixada no site da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (http:\/\/www.saude.am.gov.br\/painel\/doacovid.php).<\/p>\n","post_title":"Cema recebe doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento para unidades de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-doacao-de-5-mil-luvas-de-procedimento-para-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 18:00:18","post_modified_gmt":"2021-01-22 22:00:18","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2075","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2046,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 08:55:44","post_date_gmt":"2021-01-22 12:55:44","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Uma usina geradora de oxig\u00eanio foi instalada no Hospital Universit\u00e1rio Get\u00falio Vargas (HUGV), na \u00faltima quarta-feira (20). Atualmente, a unidade hospitalar conta com 60 leitos cl\u00ednicos espec\u00edficos para pacientes com Covid-19, a\u00e7\u00e3o articulada pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade e Governo do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

A usina produz at\u00e9 30m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora. A instala\u00e7\u00e3o da estrutura ocorreu ap\u00f3s negocia\u00e7\u00f5es entre a gest\u00e3o do hospital, a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh) e a White Martins. Segundo a Ebserh, o insumo deve atender a demanda atual do HUGV no atendimento aos pacientes com Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castr<\/em>o<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A usina entrou em produ\u00e7\u00e3o ao final da tarde do mesmo dia, quando os t\u00e9cnicos da White Martins e a equipe de infraestrutura do HUGV finalizaram o per\u00edodo de instala\u00e7\u00e3o e teste do equipamento.<\/p>\n\n\n\n

Usinas de oxig\u00eanio \u2013<\/strong> O Hospital Delphina Aziz recebeu nesta quinta-feira (21\/01) a instala\u00e7\u00e3o de duas usinas independentes, das sete que foram doadas pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. Ser\u00e1 instalada tamb\u00e9m uma usina no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Jo\u00e3o L\u00facio e uma no Hospital Universit\u00e1rio Francisca Mendes (HUFM). A estimativa \u00e9 de que na pr\u00f3xima semana todas estejam em funcionamento.<\/p>\n\n\n\n

As duas usinas instaladas no Delphina Aziz v\u00e3o atender a enfermaria de campanha montada pelo Ex\u00e9rcito na \u00e1rea externa da unidade. Juntas, as usinas t\u00eam capacidade de produzir 26 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora.<\/p>\n\n\n\n

No HUFM, a usina que ser\u00e1 instalada ter\u00e1 capacidade de produ\u00e7\u00e3o de 17 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora e ser\u00e1 capaz de atender 35 leitos cl\u00ednicos, ou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A usina do HPS Jo\u00e3o L\u00facio vai atender cerca de 45 leitos cl\u00ednicos. Quando todas as sete usinas estiverem instaladas, cerca de 200 leitos cl\u00ednicos ser\u00e3o atendidos, ou 120 UTIs.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castro<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013<\/strong> Na quarta-feira (20), o Amazonas recebeu cinco usinas independentes para a produ\u00e7\u00e3o de oxig\u00eanio l\u00edquido, doadas pelo Hospital S\u00edrio-Liban\u00eas, de S\u00e3o Paulo. Elas ser\u00e3o encaminhadas para os munic\u00edpios de Tef\u00e9, Eirunep\u00e9, L\u00e1brea, Tabatinga e Carauari. Al\u00e9m de uma requisi\u00e7\u00e3o do MS que ser\u00e1 encaminhada para Manacapuru.<\/p>\n\n\n\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24
\n

Carga foi transportada em carretas que sa\u00edram de Porto Velho pela BR-319; oxig\u00eanio chegou neste domingo (24)<\/em>.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Rodrigo Santos\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n
\n\n\n\n

Manaus - AM|<\/strong> Um carregamento de 160 mil metros c\u00fabicos de oxig\u00eanio chegou a Manaus no in\u00edcio da tarde deste domingo (24\/01), para atender a demanda da rede de sa\u00fade do Amazonas. A carga aportou em duas balsas no Porto da Ceasa, zona sul, por volta das 12h30, vindas de Porto Velho (RO), por meio da rodovia BR-319.<\/p>\n\n\n\n

O oxig\u00eanio \u00e9 da empresa de gases Air Liquide Brasil e foi transportado em dois comboios de carretas da empresa IC Transportes. A primeira frota saiu na quarta-feira (20\/01) e a segunda na quinta-feira (21\/01) de Porto Velho. No total, o comboio percorreu 877 quil\u00f4metros at\u00e9 Manaus.<\/p>\n\n\n\n

Segundo informa\u00e7\u00f5es do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), os dois grupos se encontraram no Km 260 da rodovia, ponto conhecido como Igap\u00f3-A\u00e7u, e seguiram juntos at\u00e9 o munic\u00edpio do Careiro Castanho, onde foram embarcadas em duas balsas para serem transportadas at\u00e9 Manaus.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a superintendente do DNIT, Arlene Lamego, toda a log\u00edstica do transporte envolveu uma equipe de engenheiros e m\u00e1quinas pesadas, a fim de garantir a seguran\u00e7a do oxig\u00eanio at\u00e9 a chegada \u00e0 capital. Isso porque, conforme ela explica, a rodovia possui um trecho chamado de \u201ctrecho do meio\u201d, na altura do Km 405, onde h\u00e1 restri\u00e7\u00f5es ambientais de pavimenta\u00e7\u00e3o e a exist\u00eancia de atoleiros.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Rodrigo Santos\/S<\/em>ecom<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Para a superintendente do DNIT, a rapidez no deslocamento do insumo \u00e9 de extrema import\u00e2ncia para a rede de sa\u00fade do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s conseguimos trazer o segundo comboio, que saiu na quinta-feira \u00e0 tarde, e chegou hoje, no domingo, aqui em Manaus, ent\u00e3o foi r\u00e1pido e com um volume muito grande. Isso mostra a import\u00e2ncia da rodovia 319 para o DNIT, a import\u00e2ncia dela para o Minist\u00e9rio da Infraestrutura, para o Governo Federal e, sobretudo, nesse momento a fun\u00e7\u00e3o humanit\u00e1ria que ela est\u00e1 exercendo para contribuir para que o povo do Amazonas, o povo manauara saia dessa calamidade de sa\u00fade que se instalou\u201d, disse Lamego.<\/p>\n\n\n\n

Em Manaus, as carretas foram escoltadas pela Pol\u00edcia Militar e Pol\u00edcia Rodovi\u00e1ria Federal (PRF) at\u00e9 o dep\u00f3sito do DNIT, onde ficar\u00e3o armazenadas. A empresa Air Liquide Brasil ficar\u00e1 respons\u00e1vel pela distribui\u00e7\u00e3o do oxig\u00eanio conforme a necessidade das unidades de sa\u00fade.<\/p>\n","post_title":"Carregamento com 160 mil metros c\u00fabicos de oxig\u00eanio chega a Manaus para abastecimento da rede de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"carregamento-com-160-mil-metros-cubicos-de-oxigenio-chega-a-manaus-para-abastecimento-da-rede-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-24 20:35:03","post_modified_gmt":"2021-01-25 00:35:03","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2184","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2075,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 18:40:31","post_date_gmt":"2021-01-22 22:40:31","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o vinculado \u00e0 Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu, nesta quinta-feira (21\/01), a doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento do Centro Universit\u00e1rio Fametro. O material est\u00e1 entre os Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs) de maior demanda nas unidades da rede p\u00fablica estadual de sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

As doa\u00e7\u00f5es da Fametro incluem 1 mil luvas de procedimento tamanho P, 2 mil tamanho M, e o restante tamanho G. A institui\u00e7\u00e3o doou ainda aventais descart\u00e1veis 50g, m\u00e1scaras triplas, toucas e luvas cir\u00fargicas, totalizando 9 mil unidades de EPIs.<\/p>\n\n\n\n

A Cema recebeu ainda doa\u00e7\u00f5es de 4,6 mil fraldas e 1 mil m\u00e1scaras KN95 da Associa\u00e7\u00e3o dos Magistrados da Justi\u00e7a do Trabalho da 11\u00aa Regi\u00e3o, al\u00e9m de 144 macac\u00f5es imperme\u00e1veis e 1 mil aventais da Associa\u00e7\u00e3o de Defensores P\u00fablicos do Estado do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Divulga\u00e7\u00e3o\/SES-AM<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Ainda na quinta (21\/01), a Central tamb\u00e9m recebeu doa\u00e7\u00f5es da Nestl\u00e9 Brasil. A empresa enviou 2.208 itens para nutri\u00e7\u00e3o de pacientes intubados acometidos pela Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013 Ap\u00f3s a mobiliza\u00e7\u00e3o volunt\u00e1ria de institui\u00e7\u00f5es privadas e da sociedade civil, a Cema est\u00e1 funcionando como ponto de entrega e distribui\u00e7\u00e3o de doa\u00e7\u00f5es para as unidades de Sa\u00fade na capital e no interior do estado.<\/p>\n\n\n\n

Para fazer doa\u00e7\u00f5es de medicamentos, EPIs, Produtos Para a Sa\u00fade (PPS) e outros insumos hospitalares, a Cema disponibilizou quatro canais de contato: (92) 98404-1860, 98126-5746, 99213-5586 ou pelo e-mail gerencialogisticacema@saude.am.gov.br. \u00c9 necess\u00e1rio fazer o agendamento da entrega previamente, para evitar aglomera\u00e7\u00f5es e garantir a prioridade de abastecimento dos insumos nas unidades.<\/p>\n\n\n\n

A lista de insumos que podem ser doados para a Central pode ser baixada no site da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (http:\/\/www.saude.am.gov.br\/painel\/doacovid.php).<\/p>\n","post_title":"Cema recebe doa\u00e7\u00e3o de 5 mil luvas de procedimento para unidades de sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-doacao-de-5-mil-luvas-de-procedimento-para-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 18:00:18","post_modified_gmt":"2021-01-22 22:00:18","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2075","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2046,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 08:55:44","post_date_gmt":"2021-01-22 12:55:44","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Uma usina geradora de oxig\u00eanio foi instalada no Hospital Universit\u00e1rio Get\u00falio Vargas (HUGV), na \u00faltima quarta-feira (20). Atualmente, a unidade hospitalar conta com 60 leitos cl\u00ednicos espec\u00edficos para pacientes com Covid-19, a\u00e7\u00e3o articulada pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade e Governo do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n

A usina produz at\u00e9 30m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora. A instala\u00e7\u00e3o da estrutura ocorreu ap\u00f3s negocia\u00e7\u00f5es entre a gest\u00e3o do hospital, a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh) e a White Martins. Segundo a Ebserh, o insumo deve atender a demanda atual do HUGV no atendimento aos pacientes com Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castr<\/em>o<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A usina entrou em produ\u00e7\u00e3o ao final da tarde do mesmo dia, quando os t\u00e9cnicos da White Martins e a equipe de infraestrutura do HUGV finalizaram o per\u00edodo de instala\u00e7\u00e3o e teste do equipamento.<\/p>\n\n\n\n

Usinas de oxig\u00eanio \u2013<\/strong> O Hospital Delphina Aziz recebeu nesta quinta-feira (21\/01) a instala\u00e7\u00e3o de duas usinas independentes, das sete que foram doadas pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. Ser\u00e1 instalada tamb\u00e9m uma usina no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Jo\u00e3o L\u00facio e uma no Hospital Universit\u00e1rio Francisca Mendes (HUFM). A estimativa \u00e9 de que na pr\u00f3xima semana todas estejam em funcionamento.<\/p>\n\n\n\n

As duas usinas instaladas no Delphina Aziz v\u00e3o atender a enfermaria de campanha montada pelo Ex\u00e9rcito na \u00e1rea externa da unidade. Juntas, as usinas t\u00eam capacidade de produzir 26 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora.<\/p>\n\n\n\n

No HUFM, a usina que ser\u00e1 instalada ter\u00e1 capacidade de produ\u00e7\u00e3o de 17 m\u00b3 de oxig\u00eanio por hora e ser\u00e1 capaz de atender 35 leitos cl\u00ednicos, ou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A usina do HPS Jo\u00e3o L\u00facio vai atender cerca de 45 leitos cl\u00ednicos. Quando todas as sete usinas estiverem instaladas, cerca de 200 leitos cl\u00ednicos ser\u00e3o atendidos, ou 120 UTIs.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Arthur Castro<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00f5es \u2013<\/strong> Na quarta-feira (20), o Amazonas recebeu cinco usinas independentes para a produ\u00e7\u00e3o de oxig\u00eanio l\u00edquido, doadas pelo Hospital S\u00edrio-Liban\u00eas, de S\u00e3o Paulo. Elas ser\u00e3o encaminhadas para os munic\u00edpios de Tef\u00e9, Eirunep\u00e9, L\u00e1brea, Tabatinga e Carauari. Al\u00e9m de uma requisi\u00e7\u00e3o do MS que ser\u00e1 encaminhada para Manacapuru.<\/p>\n\n\n\n

Atendimentos no HUGV - A oferta de leitos no HUGV \u00e9 fruto de conv\u00eanio de contratualiza\u00e7\u00e3o firmado no dia 16 de dezembro, em Bras\u00edlia, pelo Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Servi\u00e7os Hospitalares (Ebserh), para amplia\u00e7\u00e3o da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no hospital.<\/p>\n\n\n\n

A expans\u00e3o fez parte do Plano de Conting\u00eancia do Governo do Amazonas para refor\u00e7ar a rede de sa\u00fade, tendo em vista o aumento no n\u00famero de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n

O HUGV \u00e9 uma unidade refer\u00eancia para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncol\u00f3gica. O hospital tamb\u00e9m oferece cerca de 70 servi\u00e7os em especialidades m\u00e9dicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.<\/p>\n","post_title":"HUGV recebe instala\u00e7\u00e3o de usina de oxig\u00eanio por atender pacientes com Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"hugv-recebe-instalacao-de-usina-de-oxigenio-por-atender-pacientes-com-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 09:28:53","post_modified_gmt":"2021-01-22 13:28:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2046","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":2012,"post_author":"7","post_date":"2021-01-22 07:11:37","post_date_gmt":"2021-01-22 11:11:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> Em reuni\u00e3o com representantes dos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle, na noite desta quinta-feira (21\/01), a Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos crit\u00e9rios para a vacina\u00e7\u00e3o dos profissionais e trabalhadores da sa\u00fade na rede estadual. A expectativa \u00e9 de que a imuniza\u00e7\u00e3o contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, ap\u00f3s a valida\u00e7\u00e3o das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.<\/p>\n\n\n\n

A equipe t\u00e9cnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual (MP-AM), Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal (MPF), da Defensoria P\u00fablica Estadual (DPE-AM), Defensoria P\u00fablica da Uni\u00e3o (DPU) e do Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho (MPT) crit\u00e9rios baseados em n\u00edvel de exposi\u00e7\u00e3o ao v\u00edrus e ambientes em que atuam os profissionais.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Lucas Silva\/Secom<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Neste primeiro momento, somente ser\u00e3o vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da sa\u00fade. Os demais ser\u00e3o vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.<\/p>\n\n\n\n

A decis\u00e3o, e todas as especificidades, ser\u00e1 tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comiss\u00e3o Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho \u00e9 necess\u00e1rio devido a n\u00e3o especificidade dos grupos priorit\u00e1rios entre os profissionais no Informe T\u00e9cnico da Campanha Nacional de Vacina\u00e7\u00e3o contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.<\/p>\n\n\n\n

Com a aprova\u00e7\u00e3o, que deve ser feita nesta sexta-feira (22), o documento ir\u00e1 orientar gestores das unidades de sa\u00fade e Secretaria Municipal de Sa\u00fade (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.<\/p>\n","post_title":"Secretaria de Sa\u00fade re\u00fane com \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o e controle para alinhar crit\u00e9rios de vacina\u00e7\u00e3o de trabalhadores da rede","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"secretaria-de-saude-reune-com-orgaos-de-fiscalizacao-e-controle-para-alinhar-criterios-de-vacinacao-de-trabalhadores-da-rede","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-22 07:27:26","post_modified_gmt":"2021-01-22 11:27:26","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=2012","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1909,"post_author":"7","post_date":"2021-01-20 21:40:59","post_date_gmt":"2021-01-21 01:40:59","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> As unidades de sa\u00fade administradas pela Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM) receberam, de mar\u00e7o de 2020 at\u00e9 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milh\u00f5es de Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual (EPIs). O balan\u00e7o corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o in\u00edcio das notifica\u00e7\u00f5es de casos de Covid-19 no estado.<\/p>\n\n\n\n

Fazem parte dos chamados EPIs: m\u00e1scaras cir\u00fargicas, N95 e descart\u00e1veis, aventais, macac\u00f5es, \u00e1lcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribui\u00e7\u00e3o da Cema realizou a entrega de 31,8 milh\u00f5es de EPIs \u00e0s unidades de sa\u00fade da capital e 10,9 milh\u00f5es para os hospitais situados no interior.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 no primeiro m\u00eas de 2021, de 1\u00ba de janeiro at\u00e9 esta ter\u00e7a-feira (19\/01), a dispensa\u00e7\u00e3o do material para todo o estado do Amazonas j\u00e1 atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Prote\u00e7\u00e3o Individual enviados pela Central de Medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Entre os itens de maior sa\u00edda neste ano est\u00e3o luvas nitr\u00edlicas e de procedimento, com dispensa\u00e7\u00e3o de 2.608.900 unidades, seguido por m\u00e1scaras cir\u00fargicas e descart\u00e1veis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descart\u00e1veis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e m\u00e1scaras N95 (10.020 unidades).<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macac\u00f5es, 527 protetores faciais e 274 \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Segundo o coordenador da Cema, Cl\u00e1udio Nogueira, os itens s\u00e3o enviados para as unidades com base em solicita\u00e7\u00f5es quinzenais feitas \u00e0 Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensa\u00e7\u00e3o acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pela plataforma que n\u00f3s temos conhecimento do que est\u00e1 faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja poss\u00edvel durante esse per\u00edodo de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Sa\u00fade contratou 30 farmac\u00eauticos para atuar em 11 unidades de sa\u00fade, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Central\u201d, informou ele, ao acrescentar a contrata\u00e7\u00e3o de outros cinco farmac\u00eauticos servidores do Estado para refor\u00e7ar os quadros da Cema.<\/p>\n\n\n\n

FOTOS: Jamile Alves<\/p>\n","post_title":"Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milh\u00f5es de EPIs na pandemia","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"unidades-da-rede-estadual-receberam-mais-de-46-milhoes-de-epis-na-pandemia","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-20 19:54:04","post_modified_gmt":"2021-01-20 23:54:04","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1909","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1808,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 22:20:52","post_date_gmt":"2021-01-20 02:20:52","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A Secretaria de Estado de Sa\u00fade do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos (Cema), contratou 30 novos farmac\u00eauticos para refor\u00e7ar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede p\u00fablica estadual. Os profissionais t\u00eam a atribui\u00e7\u00e3o de fazer a cobertura di\u00e1ria dos estoques para auxiliar na programa\u00e7\u00e3o de abastecimento pela Cema.<\/p>\n\n\n\n

Os farmac\u00eauticos j\u00e1 est\u00e3o em atua\u00e7\u00e3o no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Plat\u00e3o Ara\u00fajo, Jo\u00e3o L\u00facio, nos Hospitais da Crian\u00e7a da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, al\u00e9m dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que ser\u00e1 unidade de refer\u00eancia para a Covid-19, tamb\u00e9m recebeu profissionais.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atua\u00e7\u00e3o de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o per\u00edodo ser prorrogado para at\u00e9 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cO objetivo da contrata\u00e7\u00e3o desses profissionais \u00e9 melhorar o processo de organiza\u00e7\u00e3o das farm\u00e1cias das unidades, para evitar o desabastecimento, otimizando o contato do profissional com os m\u00e9dicos e com a pr\u00f3pria Cema\u201d, explicou o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a chefe do departamento de Pol\u00edtica de Assist\u00eancia Farmac\u00eautica da Cema, Suzy Chagas, s\u00e3o realizadas videoconfer\u00eancias di\u00e1rias com os novos profissionais, para a troca de informa\u00e7\u00f5es a respeito dos estoques.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00f3s praticamos com eles o c\u00e1lculo de vaz\u00e3o dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias v\u00e3o durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri\u201d, disse.<\/p>\n\n\n\n

O \u201cAjuri\u201d \u00e9 o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicita\u00e7\u00e3o de insumos necess\u00e1rios para o abastecimento junto \u00e0 Central de Medicamentos. O coordenador do \u00f3rg\u00e3o refor\u00e7a a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 pelo Ajuri que n\u00f3s conseguimos identificar o que falta e onde falta, para fazer a dispensa\u00e7\u00e3o dos materiais e realizar o abastecimento o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. A proposta \u00e9 que esses novos profissionais possam desafogar os outros farmac\u00eauticos e auxiliar justamente nesse planejamento, que \u00e9 extremamente importante nesse cen\u00e1rio de alta demanda de medicamentos e outros materiais hospitalares\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Em janeiro, a SES-AM fortaleceu ainda mais os quadros de farmac\u00eauticos da Central de Medicamentos, por meio da contrata\u00e7\u00e3o de cinco novos servidores. Os profissionais foram designados para refor\u00e7ar as equipes do Departamento de Distribui\u00e7\u00e3o e do Componente Especializado da Assist\u00eancia Farmac\u00eautica (Ceaf).<\/p>\n","post_title":"Cema contrata 30 farmac\u00eauticos para planejar estoques em unidades de Sa\u00fade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-contrata-30-farmaceuticos-para-planejar-estoques-em-unidades-de-saude","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 21:19:37","post_modified_gmt":"2021-01-20 01:19:37","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1808","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1784,"post_author":"7","post_date":"2021-01-19 18:15:37","post_date_gmt":"2021-01-19 22:15:37","post_content":"\n

Manaus - AM|<\/strong> A maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, est\u00e1 mudando a sua configura\u00e7\u00e3o para separar a entrada de gr\u00e1vidas que chegam com sintomas de Covid-19 das n\u00e3o Covid-19. A maternidade \u00e9 refer\u00eancia na rede estadual de sa\u00fade para gr\u00e1vidas infectadas pelo novo coronav\u00edrus e vem se reestruturando para melhorar os servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Para as gr\u00e1vidas com sintomas respirat\u00f3rios suspeitos de Covid-19, a porta de admiss\u00e3o \u00e9 a entrada principal. J\u00e1 a admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 \u00e9 pelo antigo posto do Hemoam, que foi reformado para a nova finalidade. A unidade tem ainda uma recep\u00e7\u00e3o para visitas e acompanhantes na entrada que faz frente para a avenida Cosme Ferreira.<\/p>\n\n\n\n

Na nova ala n\u00e3o Covid tamb\u00e9m foram abertos oito novos leitos de pr\u00e9-parto, consult\u00f3rio m\u00e9dico obstetra e cl\u00ednico, e sala de medica\u00e7\u00e3o ambulatorial para a mulher que chega com a dor do parto, mas ainda n\u00e3o est\u00e1 na hora de ter o beb\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Erikson Andrade\/Secom.<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A recep\u00e7\u00e3o da nova admiss\u00e3o n\u00e3o Covid-19 possui espa\u00e7o para 16 pessoas sentadas com distanciamento. Ter\u00e1 painel de chamada, uma inova\u00e7\u00e3o. Na porta ser\u00e1 feita triagem para saber se a paciente est\u00e1 com sintomas gripais.<\/p>\n\n\n\n

Caso tenha sintomas gripais, a paciente ser\u00e1 encaminhada a Adimiss\u00e3o Covid-19, onde ser\u00e1 submetida a testagem.<\/p>\n\n\n\n

A diretora Rose L\u00f4bo destaca que a medida tem como objetivo fazer a segrega\u00e7\u00e3o dos dois atendimentos. \u201cVamos ter, de um lado, nosso atendimento Covid-19, com equipe completa de recursos humanos exclusiva, e de outro, o atendimento normal\u201d, disse a diretora.<\/p>\n\n\n\n

Segundo ela, foi isolado um lado da maternidade contendo ainda oito leitos Covid-19 de pr\u00e9-parto. A unidade tamb\u00e9m est\u00e1 reabrindo um centro cir\u00fargico exclusivo para Covid-19, com Servi\u00e7o de Recupera\u00e7\u00e3o p\u00f3s anest\u00e9sica (SRPA) com tr\u00eas leitos.<\/p>\n\n\n\n

O segundo andar da unidade foi isolado com 54 leitos de interna\u00e7\u00e3o Covid-19, e no primeiro andar ser\u00e3o mais 18 leitos. A unidade reservou ainda 10 leitos de UTI para essa finalidade.<\/p>\n","post_title":"Maternidade Ana Braga separa entrada de gr\u00e1vidas Covid e n\u00e3o Covid","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"maternidade-ana-braga-separa-entrada-de-gravidas-covid-e-nao-covid","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-19 17:52:42","post_modified_gmt":"2021-01-19 21:52:42","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1784","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":1562,"post_author":"7","post_date":"2021-01-16 16:41:07","post_date_gmt":"2021-01-16 20:41:07","post_content":"\n

Manaus - Am|<\/strong> A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), \u00f3rg\u00e3o da Secretaria de Estado de Sa\u00fade (SES-AM), recebeu um carregamento de 30 mil ampolas de glicose 50%, na manh\u00e3 deste s\u00e1bado (16\/01). Os insumos ser\u00e3o utilizados para refor\u00e7ar os atendimentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades de sa\u00fade do estado e ser\u00e3o entregues imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n



A glicose de concentra\u00e7\u00e3o 50% \u00e9 utilizada para manter o equil\u00edbrio glic\u00eamico dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Cema ainda aguarda mais 670 mil ampolas que devem chegar ao longo dos pr\u00f3ximos dias. Cada ampola possui 10 ml de glicose 50%.

\u201cH\u00e1 um consumo muito alto do item e a procura aumentou em todo o pa\u00eds, o que tem tornado as entregas do que foi adquirido um pouco mais demorada\u201d, disse o coordenador da Central de Medicamentos, Cl\u00e1udio Nogueira.

Ser\u00e3o priorizados, para distribui\u00e7\u00e3o, hospitais e SPAs da capital que possuem maior demanda pelo item e, posteriormente, as unidades de sa\u00fade do interior do estado, conforme as solicita\u00e7\u00f5es realizadas por meio do sistema Ajuri, por onde s\u00e3o feitos os pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Central de Medicamentos - A Cema, unidade de apoio da SES-AM, \u00e9 respons\u00e1vel por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior e, atualmente, trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Foto: Jamile Alves<\/em><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com ajustes e reestrutura\u00e7\u00e3o da rede, em dezembro de 2020, a Central de Medicamentos atingiu a marca de 75% de abastecimento, enquanto em janeiro de 2019, quando come\u00e7ou a gest\u00e3o, esse \u00edndice era de apenas 12%.<\/p>\n","post_title":"Cema recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"open","post_password":"","post_name":"cema-recebe-30-mil-ampolas-de-glicose-utilizadas-em-utis","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2021-01-16 18:21:57","post_modified_gmt":"2021-01-16 22:21:57","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/estadodoamazonas.com\/?p=1562","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":24},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"jnews_block_5"};

Page 24 of 24 1 23 24

Saúde

Page 24 of 24 1 23 24
Verified by MonsterInsights