Adailton Cruz de Souza, 35, e Daiane dos Santos Vicente da Silva, 33, foram presos em flagrante na quinta-feira (10) por envolvimento em um esquema de abortos clandestinos em Manaus. A ação foi realizada pelo 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), no bairro Praça 14 de Janeiro, zona sul da capital.
Segundo as investigações, o casal oferecia “consultoria” para abortos por meio de plataformas online e também realizava atendimentos presenciais. Nos últimos dois meses, eles teriam participado de pelo menos 12 procedimentos ilegais, cobrando até R$ 1,6 mil por serviço, o que totaliza cerca de R$ 19,2 mil em lucro.
“Eles divulgavam uma espécie de consultoria para mediar os abortos, tanto de forma virtual quanto presencial”, afirmou o delegado Cícero Túlio, titular do 1º DIP.
O caso veio à tona após denúncias informando sobre o funcionamento de um grupo criminoso envolvido em abortos clandestinos e tráfico de pílulas abortivas. Após uma semana de monitoramento, a polícia identificou a movimentação de Daiane próximo à delegacia. Ela foi abordada e flagrada com diversas pílulas usadas para interromper a gravidez.
Em seguida, os policiais foram até a residência da suspeita, onde encontraram Adailton. Ambos foram presos no local.
Ainda segundo o delegado, uma mulher identificada como Júlia Danielle também foi indiciada por realizar um aborto com auxílio da dupla, um dia antes das prisões.
“As investigações continuam a fim de identificar outros possíveis suspeitos de integrar o esquema criminoso”, finalizou Cícero Túlio.