No ano em que dezenas de amazonenses morreram em hospitais públicos por falta oxigênio durante o pico da pandemia do novo coronavírus, no Amazonas, o deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos) destinou o valor de R$ 100 mil para o estado de São Paulo, que é considerado o estado mais rico do Brasil.
O dinheiro, segundo o site da Câmara dos Deputados, é para “Incremento temporário ao custeio dos serviços de assistência hospitalar e ambulatorial para cumprimento de Metas – no Estado de São Paulo”.
Ao ser questionado sobre a emenda, Alberto Neto disse que a verba é para atender amazonenses que procuraram tratamento de saúde fora do Amazonas. Porém, vale ressaltar que São Paulo além de ser o Estado mais rico do País, possui uma das maiores estruturas na área da saúde.
Na justificativa, o deputado federal bolsonarista citou que o hospital de Amor, anteriormente conhecido como Hospital de Câncer de Barretos, instituição de saúde filantrópica, atende amazonenses que em busca de tratamento na especialidade.