Publicidade

Câmara Municipal de Manaus encerra semana de auditorias com reunião de alinhamento

Facebook
Twitter
WhatsApp

Reunião demonstrou o compromisso dos setores da Casa Legislativa Manauara com a manutenção das certificações ISO 9001 e ISO 14001

ADVERTISEMENT

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, nesta segunda-feira (22 de setembro), uma reunião para a apresentação do relatório das auditorias feitas na última semana, na Casa Legislativa. A atividade, ocorrida no auditório Zany dos Reis, contou com a presença de auditores e diretores da CMM.

O relatório demonstra comprometimento com ações ambientais, de acordo com a ISO 14001, e de qualidade, segundo a ISO 9001. Esses quesitos compõem o Sistema de Gestão Integrado (SGI) e foram avaliados durante as visitas aos setores da Casa Legislativa.

De acordo com o auditor-líder, Aleksandro Gomes, as auditorias permitiram a visualização de possibilidades de melhorias. Durante as vistorias, os colaboradores foram entrevistados a respeito do SGI e, além disso, a ação também teve caráter educativo.

“Se fosse para resumir em uma palavra essas auditorias, a palavra seria ‘sucesso’. Acho interessante que o servidor passa a levar para casa uma cultura que ele aprende no trabalho. Vários servidores já vieram relatar que estão fazendo coleta seletiva, por exemplo”, relatou.

Foram criados novos indicadores durante as auditorias, evidenciando que os setores não apenas estão alinhados com objetivos prévios, mas também superaram expectativas, em especial a Diretoria de Comunicação (Dicom) e a Diretoria Legislativa (Dileg).

“A Dicom criou novos indicadores de integração entre os servidores, e a Dileg atualizou processos com a implementação de um sistema via Google Formulários para o questionário de satisfação dos vereadores, que antes era mais burocrático, via e-mail”, explicou o auditor-geral.

Os resultados positivos revelam o amadurecimento do SGI e, por conseguinte, demonstram uma gestão na qual os objetivos são condensados em ações conjuntas que simplificam os processos.

“Foi perceptível que todos os setores estavam comprometidos com a manutenção das ISOs”, evidenciou Anik Taumaturgo, auditora há dois anos e servidora da Diretoria de Saúde da Casa.

Durante a reunião, houve a escolha do próximo auditor-líder em uma ação de planejamento para o futuro. Virna Jordão, gerente de Registros e Controle de Servidores da CMM, foi a escolhida, e ela ressaltou o caráter social do cargo.

“A minha história profissional foi sempre voltada para o coletivo, e isso foi o que me fez querer ser auditora interna, porque a auditoria não é um serviço para apenas uma pessoa, é para todos.”

As expectativas para o futuro são de ainda mais melhorias, como revelou a diretora-geral, Elane de Souza Alves.

Leia Também

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights