VÍDEO: Suspeito negro é algemado em moto da PM e obrigado a correr para acompanhar policial

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp
Em nota, a Polícia Militar informou que o policial foi afastado e que um inquérito foi instaurado para apurar a conduta dele.

Nessa terça-feira (30) o vídeo de um homem negro, algemado em uma motocicleta da Polícia Militar de São Paulo chamou a atenção e gerou revolta de muitos internautas. Nas imagens, o policial aparece conduzindo a moto enquanto o suspeito corre algemado no veículo, acompanhando o trajeto. O fato ocorreu na região da Vila Prudente, zona Leste da capital paulista.

A cena foi gravada por populares, que chegaram a comentar o ato do policial. “Olha aí, ele algemou e está fazendo o homem andar igual escravo”, disse uma pessoa que passava pelo local. Outra pessoa, que concordou com a atitude do policial disse: ‘Algemou e está andado igual escravo. Vai roubar mais agora?”, questionou em tom de deboche.

 De acordo com a Polícia Militar, um inquérito foi aberto para apurar a conduta do policial, que já foi afastado. Em nota, a PM disse que durante a operação ‘Cavalo de Aço’, na referida avenida, por volta das 11h, “um motociclista fugiu do bloqueio e foi acompanhado por policiais militares. Em determinado momento, o suspeito se livrou da beg que portava, jogando-a na rua. Dessa forma, um dos policiais colheu o material enquanto o outro manteve a perseguição”.

A polícia ainda diz que o homem colidiu a “motocicleta com uma viatura do SAMU e tentou a fuga a pé, sendo preso metros do local da colisão. Após a detenção, o policial militar filmado conduziu o suspeito como mostrado nas imagens”.

Veja a nota na íntegra:

“Em primeiro lugar cabe ressaltar que a Polícia Militar, imediatamente após tomar ciência das imagens, determinou a instauração de um inquérito policial militar (IPM) para apuração da conduta do referido policial e o seu afastamento do serviço operacional.

Durante Operação “Cavalo de Aço”, na av. Luiz Ignacio de Anhaia Mello, em 30/11, por volta das 11h00min, um motociclista fugiu do bloqueio e foi acompanhado por policiais militares. Em determinado momento, o suspeito se livrou da beg que portava, jogando-a na rua. Dessa forma, um dos policiais colheu o material enquanto o outro manteve a perseguição.

Momentos depois, o suspeito colidiu a motocicleta com uma viatura do SAMU e tentou a fuga a pé, sendo preso metros do local da colisão. Após a detenção, o policial militar filmado conduziu o suspeito como mostrado nas imagens para próximo da motocicleta colidida, pois teve a preocupação de que alguma pessoa pudesse roubar o veículo que estava na via pública.

Dentro da beg do suspeito haviam 12 tijolos de maconha (fotos) e o suspeito declarou aos policiais militares que levaria a droga do bairro Vila Prudente para o Jardim Rodolfo Pirani.

Ocorrência foi conduzida para o 56º DP, onde o delegado ratificou a voz de prisão por tráfico de entorpecentes e direção de veículo sem permissão.

Por fim, a Polícia Militar repudia a forma como o detido foi conduzido, que afronta todos os protocolos da Instituição e reafirma o seu compromisso de proteger as pessoas, combater o crime e fazer cumprir as leis, sendo implacável contra pontuais desvios de conduta”.

Leia Também