EUA| Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, vai se encontrar virtualmente com os primeiros-ministros de Austrália, Índia e Japão, impulsionando uma aliança emergente entre os quatro países frequentemente tida como um bastião contra a China.
Será uma das primeiras cúpulas, ainda que em formato virtual, para Biden, que prometeu reacender as alianças dos EUA. Ele já realizou sua primeira cúpula virtual com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.
Diante da crescente tensão com a China, o encontro será o primeiro que reunirá os líderes do grupo conhecido como “Quad”.
O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, declarou a jornalistas que o encontro será “um momento histórico em nossa região e enviará uma mensagem forte sobre nosso apoio a uma região do Indo-Pacífico independente e soberana”.
A Índia anunciou mais cedo a participação do primeiro-ministro, Narendra Modi, afirmaram que as conversas abordarão temas como as mudanças climáticas e a pandemia de covid-19 – duas prioridades para a administração Biden.
O Quad foi lançado em 2007 pelo então primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, que estava alarmado com a crescente assertividade da China na Ásia.
Biden prometeu continuar a linha dura de seu antecessor em relação à China em geral, incluindo pressão sobre direitos humanos e disputas de terras.
Seu governo prometeu, no entanto, o que considera uma abordagem mais produtiva, que inclui estreitar os laços com aliados e encontrar áreas de cooperação com Pequim, como a mudança climática.