Pesquisa EXAME/IDEIA: Lula tem 45% e Bolsonaro 36%, no primeiro turno

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Pesquisa eleitoral realizada pela EXAME/IDEIA publicada nesta quinta-feira (23) afirma que se o primeiro turno da eleição presidencial fosse hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) passariam para o segundo turno. O petista aparece com 45% das intenções de voto, enquanto o Bolsonaro tem 36%. Ciro Gomes (PDT) tem 7%, e Simone Tebet (MDB), 3%.

Maurício Moura, fundador do IDEIA, destaca que o crescimento de Lula no primeiro turno pode levar a uma definição da eleição. “Há um movimento positivo para o ex-presidente Lula em termos de comparação com o Bolsonaro, mas o mais importante disso é que vemos uma possibilidade maior da eleição acabar no primeiro turno”, afirma.

Bolsonaro tem vantagem sobre Lula no Norte (38% a 23%), no Centro-Oeste (36% a 24%), e no Sul (28% a 26%). O petista está na dianteira no Nordeste, com 51% contra 22%. No Sudeste o cenário é de empate, com os dois pré-candidatos pontuando 33% em um primeiro turno.

Em uma pergunta espontânea, quando o eleitor precisa dizer o nome em que pretende votar, sem uma lista prévia, Lula e Bolsonaro somam 65% das intenções de voto. Ciro tem 4%, e Tebet pontua 1%. Somam 19% aqueles que dizem ainda não saber.

Foram ouvidas 1.500 pessoas entre os dias 17 e 22 de junho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. Os números são de uma pergunta estimulada, em que os nomes são apresentados em forma de lista aos entrevistados.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02845-2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia Também