Um grupo de 20 jogadores brasileiros que atuam na Ucrânia pediram ajuda do governo brasileiro para deixar a capital da Ucrânia, Kiev. Em um vídeo gravado em um hotel onde eles estão reunidos, eles apelam à ajuda do Governo do Brasil. O vídeo foi publicado nas redes sociais após a Rússia realizar ataques em várias cidades ucranianas na madrugada desta quinta-feira (24).
“Aqui estamos todos reunidos com as nossas famílias, hospedados em um hotel”, diz um dos jogadores. “Espero que a embaixada possa nos ajudar”, pede. “As fronteiras estão fechadas, o espaço aéreo também.. Não temos como sair. Pedimos muito apoio ao governo do Brasil”, disse outro atleta.
Eles também destacaram problemas enfrentados pela população desde o anúncio de invasão, que vão desde aeroportos fechados, até falta de combustíveis e flata de informação. “Nos sentimos realmente abandonados, porque não sabemos o que fazer. As notícias não chegam até nós, a não ser as do Brasil […]. Saímos com uma peça de roupa e não sabemos como vamos resolver a situação”, disse uma das esposas dos jogadores.
Os jogadores atuam no Shakhtar e Dínamo, times ucranianos.
Atletas brasileiros pedem ajuda ao Governo Federal para sair da Ucrânia. pic.twitter.com/vcAzOexBRg
— Estado do Amazonas (@Estado_amazonas) February 24, 2022