Matheus Rogério Machado Castro, de 25 anos de idade, foi morto a tiros na noite deste sábado (27), enquanto competia na Arena Amadeu Teixeira, pelo Campeonato Norte e Nordeste Gi e Nogi de Jiu-Jitsu 2023.
De acordo com a polícia, os pistoleiros entraram no evento, observaram Matheus competir e esperaram o momento certo para executá-lo. O rapaz ainda recebeu os primeiros socorros no local, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
A equipe de reportagem entrou em contato com a Federação de Jiu-Jitsu Esportivo (FAJJE), organizadora do evento, mas não obteve respostas.
Vida no crime
Matheus não morava mais em Manaus, supostamente, residia em Autazes e teria vindo a capital somente para competir.
Ele é um velho conhecido da polícia, desde que protagonizou o Caso Barbie do Tráfico, quando matou a garota de programa Fernanda Caroline Chaves Pinho, 25, na porta da boate Remulos em uma disputa pelas bocas de fumo da área Central de Manaus, no dia 23 de setembro de 2019.
A morte, segundo o delegado, à época do 24º Distrito Integrado de Polícia, Marcelo Martins, que comandou as investigações, a execução de Fernanda foi encomendada pela Família Do Norte, facção que Matheus, responsável pelos disparos, fazia parte.
Na época em que foi preso, Matheus já tinha passagem pela polícia pelo crime de roubo e tráfico de drogas.
Mesmo morando no interior, ele continuava comandando o tráfico na comunidade do Céu, Centro de Manaus.