Após mais de um dia de combate intenso, o incêndio de grandes proporções que atingiu as fábricas da Effa Motors e Valfilm da Amazônia, em Manaus, foi controlado. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (6) pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel Muniz, durante entrevista à imprensa.
Segundo o comandante, cerca de 200 bombeiros participaram da operação, com apoio de 26 viaturas, drones, caminhões-pipa e retroescavadeiras. Ele classificou o caso como “o maior incêndio que a cidade de Manaus já enfrentou”.
Mesmo com as chamas contidas, as equipes continuam atuando na retirada de materiais tóxicos e inflamáveis do local para evitar novas explosões. “Ainda há pequenos focos, mas todos estão sob controle”, afirmou Muniz.
Além de evitar que o fogo atingisse a vegetação próxima, os bombeiros conseguiram preservar parte do galpão atingido, dois galpões vizinhos e centenas de veículos que estavam dentro da área.
Entre os materiais estocados na fábrica estavam polipropileno, solventes, borracha e plástico, o que exigiu cuidado redobrado da equipe para evitar reignição. O trabalho de rescaldo deve seguir por pelo menos mais dois dias.