Se estivesse vivo, Amazonino Mendes completaria neste 16 de novembro, 84 anos de idade. O Negão recebeu diversas homenagens, entre elas um vídeo que fala sobre sua saudosa carreira política no Amazonas
“Me veio à memória a lembrança de que eu dediquei, no mínimo a metade da minha vida pelo meu povo. Pois eu outra vida daria, de novo”.
Negão, como era carinhosamente conhecido, participou do pleito fala sobre sua saudosa carreira política no Amazonas nas eleições de 2022. No dia 12 de fevereiro deste ano, o político faleceu em São Paulo. Sua morte causou grande comoção.
Ele era natural do município de Eirunepé, filho de Armando de Sousa Mendes e de Francisca Gomes Mendes. Foi três vezes prefeito de Manaus e quatro vezes governador do Amazonas, além de ocupar uma cadeira no senado também pelo estado.
Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade do Amazonas no ano de 1969 e atuou como advogado antes de se tornar empresário e político.
Entre os grandes feitos de Amazonino está a fundação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no ano de 2001. Como prefeito, foi criador do Bolsa Universidade, do Leite do Meu Filho, além de expandir o atendimento às mulheres da capital com as Carretas da Saúde.