Os amazonenses ficaram revoltados com o apresentador Luciano Huck após ele fazer uma reportagem que abordava o uso do Tucumã e dizer que o fruto, típico da região amazônica, é do Pará.
Luciano esteve no estado vizinho no último domingo (3), onde fazia uma reportagem com a Natura e chegou a dizer que o fruto era considerado uma praga, comida para porcos e era nativa da região, ao tentar destacar a fabricação de linha por uma empresa do Nordeste, com o uso do fruto da palmeira espinhosa.
Contudo, a matéria não foi bem vista pelos amazonenses e acabou levantando mais uma vez a rivalidade com os nossos vizinhos do Pará.
Isso porque, além de ser um ingrediente da nossa culinária, famoso não só nos pratos como também nos usos de cosméticos a forma como foi abordado o tema e falta de informações, acabou causando revolta, e acusações de que o global estava desvalorizando culturalmente os ingredientes regionais ao abordar questões em nível nacional.
O Tucumã é o fruto de uma palmeira que ocorre principalmente nos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, mas também em algumas partes do Pará, no Peru e na Colômbia. Até recentemente, o nome científico dessa palmeira era Astrocaryum aculeatum, agora é Astrocaryum tucuma. Seu nome vem do Tupi e significa “fruta de planta espinhosa”, característica das folhas com espinhos negros da árvore.
Nosso tucumã virou global, amores pic.twitter.com/kxFTyP2YEz
— Ju ribe (@julianaribe) September 3, 2023
Assistindo Lúcio Hulk aqui, em um reportagem no Pará dizendo que o NOSSO TUCUMÃ, não tem valor algum. Que LÁ é só um FRUTO CONHECIDO como PRAGA. O PARÁ NÃO TEM PROPRIEDADE ALGUMA DE FALAR DO TUCUMÃ! VAI TOMAR NO CU.
ROUBAM TUDO!— 🔻lucas🔺 (@breis_22) September 3, 2023
Domingao #LucianoHuck faça retratação sobre o tucumã com uma reportagem direto do Amazonas, estado que ele é rico em alimento e sustentabilidade!!!
— 𝐭𝐢𝐜𝐢𝐚⁷ ✧ ᴸᵃʸᵒ ꪜ ᵉʳ ☽⟭⟬⟬⟭≮🦋🦙 (@staymoondimple) September 3, 2023