Pequeno asteroide explode sobre Tefé com energia de 95 toneladas de dinamite

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Um asteroide equivalente a 95 toneladas de dinamite explodiu nos céus do município de Tefé, no Amazonas, na noite do último domingo (3). As informações são da As informações são da NASA e da BRAMON, a Rede Brasileira de Observação de Meteoros, que recebeu relatos de uma grande bola de fogo vista na região central do Estado. 

Segundo a BRAMON, o evento observado em Tefé foi tão energético que gerou um intenso flash de luz que foi percebido pelo satélite GOES-16, a 32 mil km de altitude. O GOES-16 tem um sistema de mapeamento de relâmpagos que detecta os flashes gerados por eles durante as tempestades.

Informações da NASA

O Governo Americano gerencia uma rede internacional de sensores de infrassom criada para detectar explosões nucleares na superfície da Terra. E justamente na noite deste domingo, às 21:30 (horário de Brasília), os sensores dessa rede detectaram uma grande explosão próxima a Tefé. 

De acordo com os dados da NASA, o asteroide atingiu nossa atmosfera a 71 mil km/h, com energia equivalente a 95 toneladas de dinamite. Segundo a BRAMON, isso equivale ao impacto de um asteroide com cerca de 1 metro e 2 toneladas de massa. 

Apesar de ser um evento bastante energético, impactos desta magnitude não representam risco algum para a população em solo.

Leia Também

error: Conteúdo protegido contra cópia!