Em busca de oportunidades, internos do Ipat iniciam curso de soldador com eletrodo revestido

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp
Esta é uma forma de dar mais oportunidades na mudança para uma nova vida destes detentos.

Nesta semana, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) deu início à capacitação de soldador com eletrodo revestido aos internos do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), localizado no Km 08 na rodovia BR-174. O curso é ofertado por meio de parceria com a empresa terceirizada RH Multi, com o intuito de ofertar mais oportunidades de qualificação às Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs).

Desta vez, 40 reeducandos estão sendo capacitados por meio do curso, que estão divididos em duas turmas, uma pela manhã e outra pela tarde. Antes de dar início às turmas, os reeducandos passaram por uma integração com a equipe multidisciplinar da unidade, formada pelos setores de gerência de ressocialização, pedagogia, psicologia e serviço social juntamente com a direção da unidade.

No cronograma de estudos, estão previstas disciplinas que abrangem noções de corrente elétrica, soldabilidade dos materiais, parâmetros de soldagem, entre outros. Totalizando uma carga horária de 120 horas, a capacitação está prevista para se encerrar no dia 20 de abril, com direito a certificação.

“Oportunidades como essas possibilitam a remissão de pena além de gerar qualificação às Pessoas Privadas de Liberdade. Nosso intuito é que eles saiam daqui profissionalizados e prontos para o mercado de trabalho”, destacou o secretário titular da Seap, coronel Paulo Cesar.

O interno Lucas (nome fictício) relatou sua felicidade e gratidão ao realizar o primeiro curso dentro da unidade.

“Gostaria de agradecer à Seap pela oportunidade de me qualificar através deste curso. Espero poder me empregar e colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos ao sair daqui, para ter meu sustento de forma honesta”, finalizou.

Leia Também