Após acordo entre Eletrobras e prefeitura, comportas da Hidrelétrica de Balbina são abertas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Foram abertas nesta terça-feira (12), as comportas da Hidrelétrica de Balbina, em Presidente Figueiredo, após a Justiça permitir que a Eletrobras realizasse o procedimento. Anteriormente, negado. Conforme a empresa, nesta quarta-feira (13), o nível de abertura de cada uma das comportas está em 116 centímetros.

Dias antes, a prefeitura de Presidente Figueiredo alegou que a abertura poderia causar danos às famílias que moram nas comunidades do ramal da Morena e demais comunidades localizadas ao longo das margens do rio Uatumã. A prefeitura foi ouvida e a Justiça em decisão de caráter limitar negou a abertura.

Mas, depois de um acordo entre as partes, a empresa e a prefeitura da cidade ficou acordado que a Eletrobras fizesse a concessão de combustível para transporte de insumos para as comunidades, além de contratar embarcações para atender os moradores, dentre outras medidas.

A justiça decidiu ainda que descumpra o acordo poderá ser multada em R$ 100 mil por dia. Há também uma expectativa de que a Eletrobras já faça uma nova abertura das comportas nesta terça-feira (12).

Leia Também