Publicidade

Alta velocidade de caminhão é apontada em morte de trabalhadores no Tarumã, diz perícia

Facebook
Twitter
WhatsApp

A imprudência do condutor por meio de excesso de velocidade pode ter causado o acidente que culminou na morte dos trabalhadores Julio Cesar Queiroz e Antônio Francisco Ribeiro, na última quarta-feira (18), no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus. Segundo a perícia técnica do Instituto de Criminalística Lorena dos Santos Baptista (IC-LSB), a análise foi feita com o tacógrafo.

ADVERTISEMENT

Vídeo mostra caminhão destruído após matar trabalhadores no Tarumã; eles foram identificados

Segundo o perito especializado em acidentes de trânsito Herivelton Lima, esse fator foi identificado pelos dados coletados no local, preliminarmente. “Durante nossos procedimentos identificamos que o condutor estava em uma velocidade de 105 quilômetros por hora. Isso nós comprovamos em análise feita no tacógrafo do veículo”, disse o perito.

A perícia trabalha com a elaboração de provas técnicas e para que os peritos possam elaborar um laudo exitoso é preciso que o cenário do acidente seja totalmente preservado. No acidente desta quarta-feira, o local estava sem alterações, o que possibilitou um resultado eficaz dos exames.

“Tínhamos bastante prova material no local para concluir os laudos, sem a necessidade de exames complementares. Ontem, as equipes do 19º DIP (Distrito Integrado de Polícia) e a PM (Polícia Militar) já haviam efetuado o isolamento e a população também colaborou, o que ajudou bastante”, afirmou o perito Herivelton.

O laudo pericial conclusivo será encaminhado para a Delegacia Especializada em Acidentes de Trânsito (Deat), responsável pelas investigações.

Causas recorrentes

Herivelton Lima, que é especialista em acidentes de trânsito com vítimas fatais e lesionadas, disse que em mais de 12 anos de atividade acompanhou mais de cem acidentes desta natureza. De acordo com ele, deste total, em apenas um não foi identificada a falha humana ou a alta velocidade.

“Eu recordo que em apenas um foi detectada a falha mecânica. Nos demais, posso afirmar que o acidente foi ocasionado pela falha humana ou imprudência no trânsito, dentre elas, a alta velocidade”, afirmou Herivelton.

Leia Também

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights