A Aldeia de Transformação Digital na Saúde na Amazônia – Saúde, Tecnologia e Inovação (AldTec) é o novo braço tecnológico da Unidade de Desenvolvimento Docente e Apoio ao Ensino da Universidade do Estado do Amazonas (Uddae/UEA). A iniciativa, lançada na terça-feira (9/9), no auditório da Escola Superior de Tecnologia (EST), surge com uma proposta voltada à inovação em saúde, com foco na transformação digital e no desenvolvimento de soluções que priorizem o impacto direto na qualidade da assistência à população.
O AldTec tem como característica central o protagonismo da saúde, destacando-se em meio a outros laboratórios, centros e hubs de tecnologia. O objetivo é receber projetos inovadores que busquem impactar positivamente os atendimentos, reduzindo índices de mortalidade, morbidade e doenças, além de promover melhorias na atenção primária, secundária, terciária e quaternária.
A proposta é construir de forma colaborativa novas maneiras de prestar atendimento, utilizando inovação e tecnologia como aliadas para enfrentar os desafios específicos da Amazônia. Além do impacto direto na área da saúde, a iniciativa fortalece o âmbito acadêmico da UEA. A inserção do conceito de transformação digital na universidade busca preparar os futuros profissionais para lidar com novas práticas já presentes em escala global. Dessa forma, os egressos podem iniciar no mercado de trabalho com uma visão sólida e clara sobre o papel das tecnologias na assistência à saúde.
*Apoio institucional*
Representando o reitor, Prof. Dr. André Zogahib, o diretor da Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual, Prof. Dr. Antônio Mesquita, destacou os investimentos da UEA em novas tecnologias voltadas à área da saúde. “A transversalidade entre tecnologia e assistência em saúde é hoje uma combinação essencial. Em nome do nosso reitor, André Zogahib, e da vice-reitora, Kátia Couceiro, declaro aberta a programação, reafirmando nosso compromisso de buscar conhecimento, formar profissionais alinhados às mudanças globais e transformar, com evidências e alto impacto, a assistência em saúde na Amazônia”, disse.
Para a Prof.ª Dra. Adriana Taveira, coordenadora da Uddae/UEA, a transformação digital na saúde tem o potencial de revolucionar a assistência médica na Amazônia. “Hoje, com a integração entre tecnologia e inovação, conseguimos criar soluções que aproximam os pacientes do cuidado e qualificam a atuação dos profissionais. A proposta do AldTec é justamente essa: usar a transformação digital para superar distâncias, reduzir desigualdades e oferecer uma assistência mais eficiente, humanizada e de qualidade”, completou.
“Este é um momento diferenciado e significativo, em que damos mais um passo importante com a Telessaúde, ampliando sua atuação e impacto no interior do Amazonas. Estamos mostrando que é possível alinhar nossa regionalidade com informação, inovação e tecnologia, áreas que esta casa domina com excelência, para levar bem-estar, melhor qualidade de vida e ampliar o alcance das ações em saúde”, afirmou a coordenadora pedagógica da Uddae/UEA, Prof.ª Dra. Cássia Souza.
A programação de lançamento contou com palestras de especialistas da área da saúde e tecnologia. O Prof. Dr. Ivan Torres Pisa, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ministrou a conferência de abertura com o tema Inteligência Artificial na Saúde. Também foram realizadas as palestras “Tecnologia e Inovação: Ecossistema UEA”, apresentada pelo Prof. Dr. Antônio de Lima Mesquita, e “Transformação Digital e Inovação na Saúde – AldTec”, ministrada pela Prof.ª Dra. Adriana Taveira. Compondo a mesa, esteve presente, também, a coordenadora de Qualidade da EST/UEA, Prof.ª Dra. Samantha Coelho Pinheiro.