Um agricultor de 50 anos, identificado como Eliomar Soares da Paz, foi vítima de uma descarga atmosférica na tarde de quarta-feira (12), na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no ramal do Gato, Zona Rural de Itacoatiara, interior do Amazonas.
Este é o segundo registro do tipo no estado em menos de sete dias. Na última segunda-feira (6), Ênio Campos Vieira morreu após ser atingido por um raio em Borba.
De acordo com relatos da família, Eliomar repousava após o almoço quando o raio atingiu a residência. Sua esposa, Áurea Barbosa, que se preparava para trocar de roupa, disse que ouviu um estrondo e sentiu o choque no corpo.
A agricultora ressaltou que não havia forte precipitação no local no momento do incidente. “A chuva era fraca, apenas um chuvisco. De repente, caiu o raio. Ele desmaiou na hora, ficou roxo e gelado. Pensamos que não havia sobrevivido”, completou.
Além do casal, outras oito pessoas entre filhos, netos e um genro estavam na casa. Uma cunhada de Eliomar também foi atingida levemente, sofrendo queimaduras na perna. Equipamentos eletrônicos foram danificados pelo fenômeno.
O agricultor foi inicialmente levado por vizinhos para a UBS da Vila do Engenho e, em seguida, transferido para o Hospital Regional José Mendes. Ele teve perda auditiva temporária e ainda apresenta dormência em partes do corpo, sem previsão de alta. De acordo com Áurea, era a primeira vez, em quase um ano vivendo no local, que um raio atingia a propriedade.


