A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amazonas (FICCO/AM) cumpriu, na manhã desta quinta-feira (6), mandados de prisão e busca e apreensão da Operação Roque. Entre os detidos está o advogado Ramyde Washington Abel Caldeira Doce Cardoso, preso preventivamente na rua Plínio Paiva, no bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus. A ação investiga outros três advogados por suposta atuação jurídica em esquema criminoso.
O objetivo da operação foi desmantelar o núcleo jurídico e operacional da facção criminosa Comando Vermelho (CV) que atua dentro do sistema prisional do estado. Segundo as investigações, o grupo facilitava comunicações ilícitas entre lideranças presas e integrantes na rua, além de assegurar a continuidade de ordens criminosas de alcance interestadual e transnacional.
Além da prisão de Cardoso, foram cumpridos outros três mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão em endereços residenciais e profissionais dos investigados. A ação contou com o acompanhamento de representantes da OAB-AM para garantir o respeito às garantias legais.
Entre os materiais apreendidos estão equipamentos eletrônicos, mídias digitais, documentos e valores em espécie, que serão submetidos à análise pericial. Também foi localizada uma arma de fogo durante a operação, embora detalhes sobre seu calibre não tenham sido divulgados.
Os outros investigados foram identificados como Janai de Souza Almeida, Alison Joffer Tavares Canto de Amorim e Gerdeson Zuriel de Oliveira Menezes.
A operação representa mais uma etapa no combate à infiltração do crime organizado no sistema prisional e em setores profissionais com acesso a presídios.


