Familiares de uma idosa de 64 anos, internada no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), no Rio Grande do Sul, se revoltaram após encontrarem larvas na boca e no nariz da paciente, que está internada na unidade desde o dia 21 deste mês.
A idosa, identificada como Elizabeth Lopes de Oliveira havia passado mal no dia 16 e janeiro e foi levada por familiares a uma unidade de saúde. Após piorar, ela precisou ser transferida e intubada no hospital. “Eu fiquei olhando o nariz, e começaram a sair umas larvinhas brancas. Quando eu levantei a língua dela, embaixo da língua estava branquinho daqueles bichos. Cheio dos bichos. Não acreditei”, disse a irmã da paciente, Rosana Lopes de Oliveira.
O caso de miíase, que é a infestação de larvas de moscas na pele é investigado pela administração do hospital. Em comunicado, o hospital afirma buscar saber “se o incidente pode ter ocorrido nas dependências do Pronto Socorro do HUSM, onde a paciente deu entrada na sexta-feira (21) – oriunda de outro serviço de saúde, com rebaixamento sensório”. Ainda segundo a unidade, o ambiente é dedetizado e não há o registro da presença de moscas, mas “não está descartada a possibilidade de insetos entrarem no hospital”.
Veja a postagem de uma familiar da paciente mostrando o momento que encontraram as larvas na idosa: