O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) conduziu operações de resgate de animais selvagens em várias áreas de Manaus, abrangendo as zonas leste e norte da cidade nos dias quatro e cinco de abril. Durante essas ações, foram resgatados
Uma preguiça, um macaco-barrigudo e um jacaré. Na tarde de quinta-feira, os policiais militares do BPAmb atenderam a uma chamada dos residentes da avenida Guaranás, no bairro Cidade Nova, onde resgataram uma preguiça. Posteriormente, o animal foi levado a uma área de mata próxima para ser reintegrado ao seu ambiente natural. Na manhã de sexta-feira, após receberem uma denúncia, a equipe do Batalhão Ambiental resgatou um macaco-barrigudo ferido no bairro Coroado.
O primata foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETA) do Ibama para receber cuidados veterinários.
Também na sexta-feira, os policiais do BPAmb capturaram um jacaré que estava em um condomínio em construção no bairro Colônia Japonesa, após receberem relatos de um operário da construção. O jacaré foi contido pelos funcionários da empresa até a chegada da equipe do Batalhão Ambiental, que o soltou em seu habitat natural.
O Batalhão Ambiental ressalta que qualquer atividade relacionada à criação, guarda, captura ou caça de animais selvagens constitui crime ambiental, sujeitando os responsáveis às penalidades previstas em lei.