Publicidade

PF investiga ex-gerente de banco acusado de desviar R$ 1 milhão de clientes

Facebook
Twitter
WhatsApp

Na manhã desta quarta-feira (3), a Polícia Federal de Campinas (SP) executou mandados de busca e apreensão contra um ex-gerente da Caixa Econômica Federal suspeito de desviar aproximadamente R$ 1 milhão das contas de clientes idosos. Os golpes ocorreram entre outubro e novembro de 2022, após os quais o gerente foi afastado de suas funções e demitido pela instituição.

ADVERTISEMENT

O suspeito operava enquanto estava empregado em uma agência em Itatiba, no interior de São Paulo. De acordo com a PF, ele aproveitava sua posição de gerente para solicitar novos cartões em nome dos correntistas. Com isso, conseguia realizar transações nas contas e atualizações cadastrais. Além disso, ele tinha acesso ao internet banking e realizava saques, pagamentos, transferências de valores, envios de PIX e compras no débito.

Pelo menos cinco contas de clientes idosos, todas com saldos significativos e sem atividades recentes, foram alvo das fraudes. “Ele escolhia contas que tinham montantes consideráveis, que estavam sem movimentação por algum tempo e pertenciam a pessoas idosas […] Essas pessoas costumam verificar suas contas com menos frequência. Com esse tipo de conta, ele podia efetuar essas operações sem ser detectado”, explicou o delegado Edson Geraldo de Souza.

As investigações tiveram início em julho de 2023, com base em informações fornecidas pela corregedoria da própria Caixa Econômica. Na operação desta quarta-feira, denominada Replacement, foram cumpridos dois mandados expedidos pela 1ª Vara Federal de Bragança Paulista. Os agentes estiveram em endereços associados ao suspeito na cidade de Amparo (SP) e apreenderam celulares, veículos e itens de luxo que possivelmente foram adquiridos com o dinheiro das vítimas.

Leia Também

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights