Após ser detido na noite de quinta-feira (22), Robinho compareceu a uma audiência de custódia na sede da Justiça Federal de Santos antes de ser encaminhado para o presídio em Tremembé. Essas são as primeiras imagens do ex-jogador de 40 anos desde que foi preso por acusações de estupro coletivo.
A audiência, conduzida pelo juiz Mateus Castelo Branco Firmino da Silva, da Justiça Federal de Santos, durou cerca de três minutos. Robinho, sem algemas, respondeu às perguntas do juiz virtualmente, afirmando que se apresentou à Polícia Federal após a expedição do mandado de prisão e negando ter sofrido tortura ou maus tratos durante a detenção. Durante a conversa, o ex-jogador, aparentemente calmo, mencionou seus três filhos, que ficarão sob os cuidados de sua esposa, Vivian Guglielmetti, e também citou um problema de saúde de seu pai, Gilvan de Souza.
Na madrugada desta sexta-feira (22), Robinho foi transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, em São Paulo. Ex-atacante da Seleção Brasileira, ele foi condenado por estupro coletivo na Itália e agora terá que cumprir uma pena de nove anos no Brasil.
Robinho ficará em um pavilhão especial, destinado a presos de crimes com grande repercussão nacional. Entre os detentos desse pavilhão está Roger Abdelmassih, ex-médico condenado a 173 anos de prisão por crimes sexuais, com quem o ex-jogador poderá compartilhar cela.
Na manhã desta sexta-feira, Robinho recebeu um kit de itens básicos, incluindo calça, jaleco, camisa branca, caneca e colher. Além disso, ele foi instruído a cortar o cabelo e tirar uma fotografia.
Condições
Inicialmente, o ex-atleta ficará em regime de observação de 7 a 15 dias. Nesse período, que determinará onde exatamente ele deverá ficar no pavilhão, ficará em uma cela isolada.
Após esse tempo de observação, Robinho começará a participar do banho de sol com os demais detentos. Serão dois banhos de sol por dia, um de manhã e outro à tarde, com duração de duas horas cada.
As refeições serão feitas exclusivamente dentro da cela, sem acesso ao refeitório da penitenciária. O ex-jogador terá direito a café da manhã, almoço e jantar com uma fruta.
Com relação às visitas, Robinho só poderá recebê-las após 30 dias de sua entrada em Tremembé. Elas acontecem apenas aos fins de semana, em um espaço recreativo reservado. Ele precisará indicar quem são as pessoas que poderão visitá-lo no local.