Um homem de 23 anos foi preso na tarde desta terça-feira (19) na feira da Manaus Moderna, no Centro de Manaus, pelo estupro de uma menina de 10 anos. Ele era ex-companheiro do pai adotivo da vítima, que pode ter contraído HIV. Todos moravam juntos no bairro Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus.
De acordo com informações da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), a criança foi abusada por cerca de dois anos e o pai se relacionou com o homem por cinco, terminando a relação após ser internado e descobrir que era soropositivo.
Segundo a delegada Joyce Coelho, da Depca, a filha adotiva contou ao pai que tinha sido abusada, mas teria sido ignorada. “Não se sabe se ele não acreditava ou estava protegendo o ex-companheiro”, disse a delegada, que informou ainda que o homem foi autuado por omissão e fugiu assim que recebeu alta médica.
O ex-companheiro assim que foi preso admitiu que morava com a vítima, outro menino de 10 anos, um adolescente de 15 anos e um jovem de 20 anos, todos do pai adotivo. No entanto, negou os estupros.
A polícia, agora, investiga se as outras crianças chegaram a ser abusadas. Elas não sabem quem são as mães e as adoções seriam ilegais.
A garota de 10 anos passou por exames onde foi confirmado que ela vinha sendo estuprada há tempos. Ela foi atendida e passou por exames para a detecção do HIV e prevenção de outras doenças.