Raphael Wallace Saraiva de Souza, filho do ex-deputado estadual Wallace Souza, teve perdão de perna concedido pela Justiça do Amazonas nesta terça-feira (23). Ele cumpriu 15 anos, 2 meses e 19 dias pelos crimes de homicídio, associação criminosa ao tráfico de drogas e posse de arma de fogo.
Na decisão da juíza Sabrina Cumba Ferreira, da 3ª Vara de Execução Penal de Manaus, foi usado o Decreto Presidencial, assinado pelo presidente Lula, que concede indulto coletivo aos condenados que cumpriram um quarto da pena caso não seja reincidente ou um terço da perna se reincidente. Raphael cumpriu dois terços da pena.
Raphael ainda responde, no entanto, por outros crimes, como o da morte do traficante de drogas Alessandro Silva Coelho, o “Bebetinho”, ocorrida no dia 13 de julho de 2008.
Quando foi preso, segundo a polícia, ele e o pai, o então deputado estadual Francisco Wallace Cavalcante de Souza (falecido) teriam planejado o assassinato da juíza federal Jaíza Fraxe. A motivação foi em razão dela ter decretado a prisão do coronel da Polícia Miliar do Estado do Amazonas Felipe Arce e de outras pessoas. Todos seriam de uma mesma quadrilha criminosa em Manaus suspeita de vários crimes e homicídios.