Uma turista gravou o momento em que um guia turístico morreu ao ser atingido por um raio. A fatalidade aconteceu neste domingo (19), durante uma trilha na Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro.
Segundo Karlla Conceição Araújo da Silva, 26, ela e o marido, que são de Rondonópolis, chegaram ao Rio há uma semana e resolveram fazer o passeio, que dura em média duas horas de subida e outras duas horas na descida, e alterna entre trilha e uso de corda de rapel.
No dia da trilha, o grupo era guiado por Leilson Souza, 36, que apesar dos alertas de chuva, mas que o guia disse que tudo bem continuar e todos também concordaram em seguir fazendo a trilha.
“No meio do caminho começou a chuva, uma garoa. Ele (o guia) perguntou se queríamos continuar e todo mundo decidiu que sim. O guia disse que tinha a chance de chegar no final e ter uma vista com sol”, disse.
No vídeo Karlla grava a paisagem e é possível ver Leilson, que se distancia do grupo para uma das pontas da localidade Cadeirinha, e segundos depois é atingido pelo raio.
“Foi desesperador. Eu só sabia chorar e a gente entrou em desespero total. Eu queria descer mas ao mesmo tempo tinha medo, porque podia cair mais raio. A nossa corda teve que ficar, porque como ele estava sentado na beira, tinha chance de ele cair para frente”, conta.
A turista ligou para a emergência, mas não foi atendida, o marido conseguiu falar com os bombeiros que removeu o corpo em um helicóptero. O irmão de Leilson que está cursando para fazer a mesma profissão, cuidou dos turistas e os levou de volta à cidade.
Nas redes sociais, Leilson postava registros de passeios na Pedra da Gávea e em outras montanhas.
⚠️VEJA: Mulher filma o exato momento em que raio cai e mata um guia turístico no Rio. O homem, de 36 anos, acompanhava a turista Karlla e seu marido, durante um passeio na Pedra da Gávea. pic.twitter.com/HerWM6QwRH
— BAÚ DO TRÁFICO OFC (@TraficoRlq01) November 20, 2023