Em menos de 48 horas entre os crimes Manaus registrou o segundo assassinato de um vigilante. Nesta segunda-feira (17), Elias Pinheiro Ladislau, de 40 anos, foi morto a tiros e teve ainda a arma levada. O Sindicato dos Vigilantes de Manaus (Sindevam) lamentou o ocorrido e exigiu justiça.
Urgente: Vigilante é executado no Manauara Shopping; assista – Estado do Amazonas
“A Diretoria do Sindevam presta todo apoio aos familiares e amigos nesse momento difícil, buscando justiça e exigindo uma investigação rigorosa sobre as circunstâncias”, diz trecho da nota.
Segundo o Sindicato, Elias era um exemplo de profissionalismo, dedicação e amizade. “É um momento de profunda tristeza e indignação. Pedimos que as autoridades tomem medidas efetivas para garantir justiça nesse caso e proteger a vida dos vigilantes. Não podemos mais permitir que vidas preciosas sejam perdidas dessa forma”, diz ainda uma postagem.
Colegas também se despediram e se mostraram indignados: “Segundo vigilante morto em menos de 48horas, cadê a segurança pública desse estado? Autoridades tudo calado 2 crimes que vai ficar impune ladrões tomam conta da cidade dia e noite assaltando tocando terro roubando trabalhadores, aí depois querem dizer favela venceu, como vai vencer se você rouba os trabalhadores, piores governantes que Manaus já teve são esses que tão no poder hoje só ligam pra eles mesmo, tão pouco se lixando pra população de bem”, disse um.
Dois casos
No sábado (15), outra morte com vigilante também foi registrada. Ronildo da Silva Ferreira foi executado com tiros da própria arma ao ser desarmado. O crime ocorreu em posto de combustíveis na avenida Cosme e Ferreira, no bairro Coroado, Zona Leste de Manaus.
Ambas as mortes são investigadas pela Polícia Civil e os autores ainda não foram identificados.