Publicidade

Tenente-coronel do Exército é acusado de ser X9 de garimpeiros no Amazonas

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Polícia Federal e militares do Exército Brasileiro cumpriram, na manhã desta terça-feira (27), ordens de mandado de busca e apreensão contra um militar do Amazonas, suspeito de ajudar os garimpeiros no Sul do Estado.

ADVERTISEMENT

Ele é tenente-coronel do Exército e não teve o nome revelado, mas atua na região do município de Japurá, no Sul do Amazonas.

A Operação Jurupari atua contra crimes ambientais, com uso de substância perigosa ao meio ambiente (mercúrio/cianeto). Além de Manaus, a operação trabalhou em Porto Velho (RO) e Ponta Grossa (PR), onde mora o tenente.

“A investigação identificou que existe um militar que estava repassando informações sobre operações tanto da Polícia Federal como operações conjuntas que aconteciam entre ICMBio, Polícia Federal e o próprio Comando do Exército”, afirmoa o delegado Adriano Sombra, chefe da Força Tarefa de Segurança Pública Ambiental da Polícia Federal.

“A região de Japurá é um local de difícil acesso. Para você chegar é necessário um forte empenho tanto de pessoal como de valores financeiros. Já existe essa dificuldade de chegar naquela região e quando a gente consegue, de fato, ir até aqueles locais ainda existe pessoas colocando em risco tanto a segurança dos integrantes da equipe como também da operação”, completou Adriano.

O minério era vendido para empresas de fachada. As investigações continuam.

Leia Também

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights