Durante uma fiscalização feita pela Amazonas Energia nesta semana foi descoberto um furto de energia de uma subestação do bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus, que estaria sendo direcionado a uma mansão. O desvio afetava diretamente os moradores da área.
Uma inspeção técnica acompanhada do Instituto de Criminalística e da Polícia Civil do Amazonas, foi feita para constatar o crime. No local, o medidor que transportava energia para o local foi retirado e o fornecimento suspenso.
Segundo a Amazonas Energia, a unidade consumidora instalada no local, não pertencia ao bairro Tarumã, mas ao Distrito Industrial. O selo da caixa foi violado e a ligação metálica do medidor colada. Por conta disso, o relógio não estava contando.
A concessionária de energia ainda deixou claro que ligações clandestinas, desvios e fraudes na medição sobrecarrega os transformadores. De acordo com a Agência Nacional de Energia (ANEEL), o resultado de fraudes e irregularidades no que diz respeito a desvio de energia, faz com que outras pessoas acabem pagando pelo furto praticado por terceiros.
Crime
Conforme o Código Penal brasileiro, o furto de energia e fraude de medidores são crimes, passíveis de multas administrativas.