Durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (19) o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), informou que a tarifa de ônibus passa a ser R$ 4,50. O reajuste passa a valer no domingo (21) e a justificativa do aumento é não comprometer ainda mais os cofres do município.
Segundo o prefeito, Manaus é a segunda capital com a tarifa de ônibus mais baixa e o valor da passagem não é reajustado desde fevereiro de 2017, na gestão do prefeito Arthur Neto.
Pelos cálculos da prefeitura, o custo real da passagem de ônibus em Manaus, hoje, estaria na casa dos R$ 7,23. Para manter o valor nos 3,80, a prefeitura repassa o restante do valor (subsídio) para as empresas de ônibus.
Recentemente, os trabalhadores do transporte público cobraram o reajuste salarial e ameaçaram greve. Eles pedem aumento de 12,3%. Segundo o prefeito, patrocinar mais 12,3% da folha dos trabalhadores provocaria um desequilíbrio no orçamento e seria necessário aumentar o valor das passagens ou o município aumentar o valor do subsdídio.