Publicidade

Crianças Amazonenses brilham em SP e conquistam título brasileiro de jiu-jítsu

Facebook
Twitter
WhatsApp

As irmãs indígenas Ana Izabele, de 11 anos, e Ana Isabel, de 8 anos, venceram neste sábado (29), o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu (CBJJ), que aconteceu na cidade de São Paulo no primeiro dia do evento. Ambas conquistaram o primeiro lugar em suas respectivas categorias.

ADVERTISEMENT

Izabele subiu no pódio ao ganhar medalha de ouro na categoria infantil, peso pluma, e Ana Isabel conquistou o primeiro lugar na categoria mirim.

Comemorando a vitória das irmãs lutadoras, o diretor-presidente da Fundação Estadual do Índio (FEI), Sinésio Trovão, falou sobre a importância de fortalecer a presença indígena no esporte brasileiro.

“Estou muito feliz por essa vitória nacional das nossas crianças indígenas. Pois, estamos alcançando cada vez mais espaço na sociedade e, principalmente, nas modalidades esportivas, tendo em vista que o Governo do Estado  prioriza a inclusão em prol do etnodesenvolvimento, valorizando o caráter educativo e comunitário entre os povos tradicionais”, 

enfatizou Trovão.

A mãe das crianças, Kamila Mafra, que acompanhou a atuação das atletas com muita emoção durante a competição, agradeceu o apoio da fundação e falou da importância da representatividade indígena para o esporte.

“Nós estamos muito felizes por essa vitória. Minhas filhas são atletas muito dedicadas e empenhadas. E levar esse título para o nosso estado e, principalmente, como indígena é bastante simbólico pois estamos rompendo barreiras e preconceitos. Eu e o pai das crianças estamos muito orgulhosos e claro, não poderíamos deixar de agradecer a Deus e o todo o apoio da FEI, que contribuiu para que esse sonho se tornasse realidade”, disse emocionada.

“Esse título é uma conquista coletiva e de grande relevância para minha família e para o meu povo, pois eu e a minha irmã alcançamos o nível nacional”, comemorou Ana Izabele.

Em 2022, elas ganharam medalha de ouro na categoria Mirim durante a Copa América de Jiu-Jitsu realizada em Manaus. E recentemente, Ana Izabele ganhou o Campeonato Amazon Grand Slam de Jiu-Jítsu na sua categoria.

Leia Também

plugins premium WordPress
error: Conteúdo protegido contra cópia!