A deputada estadual Joana Darc (União Brasil) deixou o decoro parlamentar de lado neste domingo (30), na porta do Ibama, para gravar um vídeo onde ela é a protagonista de um barraco. Alegando que estava desesperada para salvar a vida da capivara Filó, ela ameaça agredir os seguranças do órgão e peita um delegado da Polícia Federal. “Kkkk que situação. Deveria fazer está mesma cena com a luz e a gasolina”, critica uma eleitora nas redes sociais.
Joana mandou a assessoria filmar toda a cena. De olho em uma vaga como candidata à Prefeitura de Manaus, a deputada estadual deu um “show” neste fim de semana, chegou a evocar o presidente Lula para ajudá-la e pediu que seu séquito fosse para a porta do Ibama, fazer acampamento, semelhante ao que golpistas fizeram na porta dos quartéis.
Nas redes sociais os internautas criticaram o que chamam de “espetáculo” da deputada estadual. “Que loucura, tudo pra conseguir like e visibilidade? Já virou um show isso. Grita, se ajoelha, pede pra prender, não toca em mim, sou autoridade, grita com o cara o outro debocha… creeéeedo. Parece enredo de novela. “, escreve um.
Nos bastidores da política circulam comentários de que Joana Darc quer uma chapa para ser candidata à Prefeitura de Manaus. “Menina, Joana trabalhando cunscaralhos pra tentar ganhar a próxima eleição né kkkkkkkkkkk”, irozina outro internauta.
Além do escândalo Joana chegou a propor um motim na frente do Ibama por causa da Capivara Filó. Sempre usando a imagens do agricultor Agenor Tupinambá, a deputada determina que seus assessorem façam fotos e vídeos, editando com fundo musicais, entre eles um que chama o Ibama de “mentiroso”.
“Toda capivara deveria votar na Joana darc”, escreveu outro internauta, vislumbrando o oportunismo eleitoral da “causa”, No sábado Joana chegou a gravar um vídeo chorando por não conseguir ver Filó dentro do Ibama.
“Essa mulher é pura mídia e ainda desacata a autoridade local”, comenta outro.
Nossa reportagem procurou a assessoria da parlamentar para saber se ela pretende se retratar pelas ameaças, mas não obteve resposta.
O QUE DIZ O IBAMA
O Ibama se manifestou por meio de nota, condenou o que chama de “intimidação”, afirma que vai cumprir a decisão judicial, mas ressalta que Agenor, perante a Lei, é um infrator. “Agenor foi autuado em R$ 17 mil por diversos crimes ambientais, entre eles matar espécie da fauna silvestre (preguiça real), praticar abuso (capivara) e manter em cativeiro para obter vantagem financeira (capivara e papagaio).”
Veja o escândalo:
Joana Darc faz escândalo em Manaus pic.twitter.com/7ZvIjyAOtg
— Junior Souza (@ecrsilva76) April 30, 2023