O Disque 100 passou a receber também denúncias de ameaças à escolas. Elas podem ser feitas por WhatsApp, pelo número (61) 99611-0100.
Podem ser enviados todo tipo de mensagem: texto, áudios, fotos, arquivos multimídia ou links. E a pessoa não precisa se identificar – a denúncia pode ser anônima, mas é preciso dar detalhes: local alvo da ameaça (se uma escola, creche ou universidade) e os dados de suspeitos, se possível.
Se a ameaça for feita em ambiente virtual, é recomendado informar em qual rede social ou site, e-mail, nome do usuário ou perfil, em caso do Twitter, Instagram e Facebook.
As informações serão encaminhadas para a polícia ou Conselho Tutelar.
Além do WhastApp, que a gente repete aqui – é o (61) 99611-0100 -, outras formas de denunciar ameaças a escolas é ligando grátis de qualquer telefone para o número 100 ou acessando pelo Telegram. Para isso, basta digitar Direitos Humanos no Brasil lá na busca do aplicativo. E lá tem, também, atendimento por Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Essas são algumas formas de encaminhar informações, que se somam ao canal de denúncias do Ministério da Justiça, o mj.gov.br/escolasegura.
Repetindo, então: o WhatsApp é o (61) 99611-0100 e o canal de denúncias do Ministério da Justiça é o mj.gov.br/escolasegura