Publicidade

UPA desativada vira ‘depósito de corpos’ de vítimas da Covid-19 e preocupa moradores

Facebook
Twitter
WhatsApp

CONTAGEM – MG | Na última sexta-feira (2), o estacionamento da antiga UPA JK, localizada na cidade de Contagem, em Minas Gerais, passou a ser utilizado como um “depósito” para armazenar corpos de vítimas da Covid-19. O centro de saúde, segundo os moradores, já estava desativado há aproximadamente dez anos e o estacionamento era cedido a uma igreja.

ADVERTISEMENT

“Nos deparamos com guardas municipais na frente da nossa casa, com caminhão frigorífico, carros de várias funerárias e os guardas. Agora o espaço onde era esse estacionamento está servindo para guardar os corpos da Covid”, relatou uma moradora ao site BHAZ.

A moradora, identificada como Elisangela Santos conta ainda que a situação, apesar de nova, já enche a vizinhança de medo e preocupação. É que eles temem que a nova função do local contribua para o aumento da exposição dos moradores à Covid-19, já que a região é residencial.

Além disso, outro ponto que deixou os moradores insatisfeitos foi a falta de contato da Prefeitura de Contagem. Segundo Elisangela, ninguém foi avisado da movimentação.

A Prefeitura de Contagem confirmou, ao BHAZ, que a estrutura dos necrotérios no município está sobrecarregada em função do agravamento do cenário da pandemia. “O número de óbitos ocorridos nos últimos dias aumentou o prazo para a liberação das certidões pelos cartórios. O que leva a uma espera maior por parte das famílias pelo sepultamento de seus entes”, disse, em nota..

Por isso, a prefeitura esclareceu ainda que contratou uma empresa especializada para fazer a remoção e o acondicionamento dos corpos, numa tentativa de evitar que eles fiquem por muito tempo nas unidades de saúde da cidade. “Essa ação é segura e não representa nenhum risco de contaminação, nem para a população e nem ambiental”, tranquilizou.

Leia Também

plugins premium WordPress
error: Conteúdo protegido contra cópia!
Verified by MonsterInsights