Cenas tristes foram gravadas por um motorista de transporte por aplicativo na frente de um café regional na avenida Itaúba, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus. Nas imagens, pessoas em situação de rua, supostamente dependentes químicas, são agredidas com socos e chutes por estarem pedindo comida.
Conforme as imagens, a barraca estava com vários clientes e uma senhora é vista jogada no chão. Segundo a pessoa que filma, ela foi agredida pela dona do café regional após pedir comida.
Em outro momento, uma outra funcionária da banca dá um chute num homem e outro funcionário também vai atrás e ajuda nas agressões, chegando a derrubar a pessoa no chão com um golpe de mata leão.
Segundo denúncias, os donos do café já estavam irritados com a presença constante de pessoas pedindo comida e indo até os clientes. A área estaria sendo tomada por usuários de entorpecentes.
Numa rede social, um cabo da Polícia Militar do Amazonas disse que um trecho da avenida Itaúba virou uma “cracolândia”. Ele ainda afirmou que os moradores e trabalhadores não aguentam mais os pedintes e que são eles que ainda furtam fios de postes, casas, lixeiras, lâmpadas e qualquer coisa que possam vender ou trocar por drogas.
As cenas foram bastante criticadas, já que muitas pessoas também defendem que nada justifica as agressões.
https://twitter.com/am_expresso/status/1620034518269984768