Depois de invadirem as sedes dos Três Poderes, no último domingo (8), os golpistas começaram a compartilhar a fake news de que uma idosa havia sido detida pela polícia.
Eles pegaram a foto de uma idosa e começaram a compartilhar a notícia, para causar comoção, após a polícia começar a prender os invasores.
No entanto, a idosa utilizada na imagem já está falecida. Ela foi identificada como Deolinda Tempesta Ferracini, de 80 anos, que morreu em outubro de 2022.
A neta de dona Deolinda se revoltou nas redes sociais e pede ajuda para denunciar as imagens.
“Estão pegando a foto da minha avó e falando fake news. Falando que ela morreu em um campo de concentração, coisas de política. (…) Por favor, se vocês virem, apenas denunciem. Eu estou muito chateada, muito mesmo. O banco de imagens da foto da minha avó não dá direito ao uso indevido. Já lutamos uma vez contra isso. (…) Agora, de novo”, disse Juliana Cuchi Oliveira.
“Já lutamos uma vez contra isso, que colocaram a foto da minha avó em um totem em São Paulo falando que ela foi morta vítima de Covid, e agora de novo, em uma fake news porca, nojenta! Hoje faz 3 meses que ela morreu e isso é muito triste!”.