O senador Eduardo Braga (MDB) articulou apoio do partido a Lula, em troca de ser apoiado pelo petista para o governo do Amazonas. O problema é que muita gente no PT não esquece que o parlamentar ajudou Michel Temer a dar o famoso golpe em Dilma Roussef, votando a favor da queda da então presidente no processo de impeachment.
Apesar dos apertos de mão e sorrisos entre o presidenciável e o senador, nos bastidores do PT Braga é chamado de “traidor”.
E em Manaus não é diferente. O vereador Sassá usou a Tribuna da Câmara Municipal para soltar o verbo contra Braga.
“E eu quero dizer ‘pro’ Eduardo Braga: macaco que pula de galho em galho, um dia cai, um dia cai, o galho quebra! Ele foi o traidor da nossa nação. Votou contra a Dilma. Deu um pé na bunda da Dilma. Traiu os trabalhadores, traiu o Amazonas. E se hoje a Amazonas Energia ‘tá’ colocando os medidores, o culpado foi a vossa excelência. Se manca, senador!”, disse o parlamentar, após uma pequena intervenção do vereador Wallace Oliveira (Pros), que presidia a sessão.“
@LulaOficial manda recado para o nosso querido povo do Amazonas!
— Eduardo Braga (@EduardoBraga_AM) July 20, 2022
Assista o vídeo completo no Facebook /eduardobraga15 e no Instagram @eduardobraga_am pic.twitter.com/SKcEqpEtnz
Por trás da aliança, está o desejo de Braga de surfar na popularidade de Lula. Terceiro colocado e estagnado nas pesquisas, Braga tenta pegar os votos dos petistas. “Senador, respeite a militância do Partido dos Trabalhadores. Você não é dono do partido, quem são os donos são os afiliados e que estão na militância do partido, e você sempre faz isso, traiu os trabalhadores e mente para os trabalhadores. E eu, como representante de uma classe grande, lhe digo: jamais você conta com o nosso apoio. Tenho certeza que a nacional vai revogar isso, porque nós vamos revogar isso.”, disparou Sassá.
Lula deve desembarcar em Manaus entre os dias 29 de julho e 5 de agosto. Nesse momento, tenta convencer os petistas do Amazonas de que é preciso esquecer a pernada de Braga em Dilma, para ter palanque no Amazonas.
Tomamos a decisão de apoiar @LulaOficial comprometidos com o projeto de Brasil que queremos, o fortalecimento da democracia, a retomada do crescimento, emprego, renda e da Justiça social que este país precisa para que nós possamos ter a solidariedade e o enfrentamento da fome! pic.twitter.com/Q0Y07nM3Uj
— Eduardo Braga (@EduardoBraga_AM) July 18, 2022
“Agora, quer ser um leão lá em cima, sendo candidato ao governo. Então, eu quero dizer que não tenho nada contra a vossa excelência; mas quero dizer que você não tem apoio do Partido dos Trabalhadores aqui no Estado do Amazonas. E eu tenho certeza que a nacional vai rever, porque aqui, nós somos mais de 30 mil filiados, só em Manaus. No Estado todo, nós somos 70 mil filiados.”, complementa Sassá.
