São José do Rio Preto – SP| O pequeno e guerreiro Vitor Ribas da Silva, 6, ganhou uma nova chance de viver. A criança recebeu um transplante de coração na tarde de domingo (21), no HCM (Hospital da Criança e Maternidade), em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. O novo órgão do garoto foi doado pela família de um jovem de 24 anos que sofreu morte encefálica, em Ribeirão Preto.
Segundo informações dos médicos, no fim do ano passado, Vitor foi diagnosticado com miocardiopatia dilatada, que é uma doença do músculo do coração que impede o bombeamento adequado de sangue para o corpo.
A criança está internada desde o dia 13 de novembro no HCM e no dia 4 de janeiro entrou para a fila de transplante de coração.
Para transportar o órgão e possibilitar que o transplante fosse realizado uma força tarefa foi montada. Além da equipe médica dos dois hospitais — da retirada e da implantação do órgão —, dezenas de policiais militares foram mobilizados para ajudar na ação.
Segundo o HCM, por volta das 5h30 a Central de Transplante do Estado de São Paulo informou que havia um possível doador do órgão para Vitor.
A cidade do doador, Ribeirão Preto, fica a cerca de 200 km de São José do Rio Preto, cidade onde o menino está internado. Para fazer o transporte era necessário muita rapidez, por isso a PM foi mobilizada e foi necessário a ajuda do helicóptero Águia para buscar o novo coração de Vitor.