Um homem de 53 anos, foi preso, em flagrante, pelos crimes de negligência, exposição ao perigo, maus-tratos, abandono e apropriação de bens, contra a própria mãe idosa, 75 anos, nesta quarta-feira (8), por volta das 11h30, por agentes da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI). A prisão ocorreu na rua H, bairro Lírio do Vale, zona oeste de Manaus.
De acordo com a delegada Andréa Nascimento, titular da DECCI, dando ênfase ao Junho Violeta, que é o mês alusivo ao combate à violência contra a pessoa idosa, nos dois últimos dias as equipes da unidade especializada, por meio da Operação Levítico, efetuaram diligências domiciliares a residências de idosos, a fim de verificarem a procedência de denúncias anônimas recebidas pela Delegacia, sendo uma delas informando a situação de vulnerabilidade da senhora de 75 anos.
“Durante as diligências investigativas domiciliares, nos deslocamos para averiguar uma denúncia de possível maus-tratos à idosa, no endereço mencionado, onde confirmamos a procedência e a encontramos em estado de extrema vulnerabilidade, num ambiente insalubre e fétido, com presença roedores, e de excrementos de animais”, disse Andréa.
O homem responderá pelos crimes de negligência, exposição ao perigo, maus-tratos, abandono e apropriação de bens.