Nesta sexta-feira (11), o comandante geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Marcos Vinícius Oliveira de Almeida, afirmou por meio de um vídeo postado em sua rede social que as forças de segurança do Estado se sentem motivadas para destruir a facção criminosa que atualmente toma conta do tráfico de drogas local. A declaração foi feita após a queima de fogos promovida pela facção em toda cidade de Manaus na noite dessa quinta-feira (10).
No vídeo o coronel afirmou que na noite de ontem, após o início da queima de fogos ele foi chamado pelo governador Wilson Lima, que determinou um plano de chamada imediata. Com isso, foi deflagrada a operação “Pronta Resposta”, que resultou na prisão de um suspeito com mais de 10 quilos de maconha, além da prisão de mais de 50 pessoas envolvidas no evento de apologia ao crime.
Ainda na noite de quinta os policiais envolvidos na operação promoveram um “Sirenaço”, como forma de mostrar a presença da polícia nas ruas de Manaus. “Promovemos o sirenaço para mostrar que quem manda é o Estado. Se fogos de artifício ganhasse campeonato, Caprichoso e Garantido só dava empate, quem manda, volto a dizer, na cidade de Manaus, é o Estado, é a Polícia Militar do Amazonas”, disse o comandante.
Na operação foram convocados mais de 500 policiais, que foram distribuídos em todas as zonas da cidade. “Iremos para cima dessa organização criminosa e isso nos motivou mais a destruir essa organização”, finalizou.