Após passar 11 anos em cárcere privado, um idoso de 74 anos, foi resgatado pela Polícia Militar e por uma equipe de assistentes sociais. A vítima vivia acamada e estava há três dias sem comer e beber. O caso aconteceu no município de Imperatriz, no Maranhão.
O fato foi divulgado nesta segunda-feira (7), pela Prefeitura de Imperatriz. Segundo informações do município, o idoso vivia acamado e em ambiente totalmente insalubre, debilitado, com fome e sede. Para realizar o resgate os policiais precisaram invadir a casa onde a vítima estava pulando o muro da residência.
Eles encontraram o idoso trancado e já sem conseguir falar. Ainda de acordo com a prefeitura, o idoso vivia enclausurado, em situação de abandono e sofria maus-tratos. Existe também a suspeita de que ele vinha sofrendo violência financeira por parte de um sobrinho que vivia na mesma casa, mas que não se encontrava no local na hora da abordagem.
Logo após ser resgatado, o idoso pediu que lavassem o rosto dele, pois segundo ele, há dias não tomava banho. O tenente Anderson Arraes, que participou da ação, disse que o local estava totalmente sujo e sem condições de sobrevivência com saúde. “O que vi quando pus os pés naquele recinto me deixou sem ar, um senhor extremamente magro e assustado, despojado de vestes e carcomido pela fome sobre um colchão pútrido com forte odor de urina e fezes e ratos embaixo da cama”, disse Arraes.
O idoso foi alimentado e hidratado pelos policias e equipe da assistência social, com ajuda de vizinhos, ainda na casa. Em seguida, ele foi levado ao Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), onde recebeu atendimento médico e passou por exames. Depois seguiu para um abrigo.
O caso é investigado pela Polícia Civil.