Nesta quarta-feira (2), uma pesquisa do PoderData aponta o ex-presidente Lula (PT) na liderança da disputa presidencial das eleições 2022, porém, a diferença entre ele e o segundo lugar, que é ocupado pelo atual presidente Bolsonaro (PL) diminuiu em relação às pesquisas divulgadas anteriormente.
Nela, o petista aparece com 41% das intensões dos votos contra 30% da preferência eleitoral de Bolsonaro. Em comparação com o levantamento anterior, realizado há 15 dias, a pesquisa mostra tendência de queda de Lula, e de crescimento de Bolsonaro, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Há 15 dias o petista estava com 42%, e Bolsonaro com 28%. A diferença entre os dois era de 14 pontos percentuais e agora é de 11.
Em terceiro lugar aparecem o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) empatados, com 7% cada.
No cenário de segundo turno Lula também venceria Bolsonaro, porém, também neste cenário a diferença entre os dois candidatos caiu de 22 pontos para 17 pontos percentuais. A diferença entre os dois presidenciáveis está caindo cada vez mais. Em pesquisa divulgada em agosto, a vantagem do petista era de 25 pontos.
A pesquisa ouviu 3 mil pessoas espalhadas pelo País por meio de ligações para telefones fixos e celulares. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança é de 95%.