Um vídeo gravado por um gari no distrito de Icoaraci, em Belém (PA), gerou revolta da população local pelo desrespeito de um morador, identificado como Fabrício Modesto, contra o trabalhador. O caso ocorreu no último sábado (22) durante a coleta de lixo naquela região.
Nas imagens o homem aparece gritando e tentando humilhar o gari. Dentre as palavras ditas ao trabalhador o homem disse “vai limpar lixo” e que nunca iria varrer o chão por “ter nível superior”. O homem segue dando ordens ao gari que filma toda a ação dele. “Pode tirar ali, nora, tudinho, mais ali”, disse o homem debochando do trabalhador.
Segundo a Agência Distrital de Icoaraci, a assessoria jurídica foi acionada e já fez o registro de um Boletim de Ocorrência (BO) por desacato. A Secretaria de Segurança Pública do Estado informou que irá apurar o caso.
Após a divulgação do vídeo o homem foi até as suas redes sociais para se defender. Segundo Fabrício ele está sofrendo injúria, difamação e calúnia por questão política e que tem o direito de cobrar o poder público.
Em nota, a Polícia Civil disse que apura o caso por meio da Delegacia de Combate aos Crimes Discriminatórios e Homofóbicos e que os envolvidos no caso serão intimados a prestar depoimentos.
Ainda segundo a Polícia, “todos os procedimentos cabíveis estão sendo realizados para a elucidação do crime”.
Morador humilha gari durante trabalho “vai limpar lixo, tenho ensino superior” . pic.twitter.com/z7MxOWpgfp
— Estado do Amazonas (@Estado_amazonas) January 24, 2022