No último domingo (23), o vereador Renato Oliveira (MDB), que é também presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes (SP), foi detido após ofender moradores e um funcionário com frases racistas. O caso ocorreu em um condomínio em Curicica, zona Oeste do Rio de Janeiro.
De acordo com a Polícia Militar, o caso ocorreu em uma área de piscina do condomínio. Os policiais foram acionados pelos próprios moradores do local e ao chegaram lá, ainda tiveram dificuldades para deter o vereador.
Para não ser preso, o vereador Renato entrou na piscina e lá resistiu à prisão. Foi necessário que um dos policiais entrasse na piscina para deter o parlamentar, que mesmo recebendo voz de prisão insistia em ficar dentro da água.
Enquanto isso, moradores faziam um coro pedindo que a polícia retirasse o homem da piscina. Em seguida, ele é retirado da piscina com a ajuda dos moradores e puxado pelo braço por outro policial militar que estava fora da piscina e é levado à força para fora do local. Os moradores aplaudiram a ação da polícia.
Em nota, a Polícia Militar afirma que foi acionada, o vereador resistiu à prisão e foi conduzido para a 32ª DP (Taquara) e liberado em seguida. Ele responderá em liberdade pelos crimes de injúria racial e resistência à prisão. De acordo com a Polícia Civil, o inquérito vai ser encaminhado para a Justiça.
TIRA
— Diego Sangermano (@disangermano) January 24, 2022
TIRA
TIRA
TIRA
Os moradores fizeram coro para a polícia retirar da piscina o vereador acusado de racismo.
Aplausos para o PM que pulou na piscina ?? @sbtrio pic.twitter.com/YUVe9kEplc