Um catador de lixo identificado como Antônio Cazuza de Medeiros Trindade, de 37 anos do município de Tiros, em Minas Gerais, morreu depois que teve a cabeça prensada em um caminhão de coleta de lixo, na tarde da última sexta-feira (21). O homem morreu enquanto tentava pegar materiais no veículo.
De acordo com a Polícia Militar, o catador se teria se inclinado para pegar os materiais recicláveis de dentro do caminhão e não percebeu quando o sistema que despeja o lixo foi acionado. Ele ficou preso e teve a cabeça esmagada.
O motorista do caminhão informou que não percebeu a presença do catador no local. Ele disse que a alavanca que aciona o sistema fica perto do volante e que de dentro da cabine não tinha visão da parte traseira do caminhão. Somente quando outro catador gritou, o motorista parou a prensa e abriu o sistema.
O homem caiu já com a cabeça esmagada. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado mas ao chegar ao local apenas atestou o óbito da vítima. O corpo passou por perícia e em seguida foi removido do local pelo Instituto Médico Legal (IML).
A prefeitura do município lamentou a morte do trabalhador e decretou luto de três dias na cidade.